Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Manaus oferece vacinação antirrábica animal em domicílio e em 52 pontos fixos até 29/12
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Manaus oferece vacinação antirrábica animal em domicílio e em 52 pontos fixos até 29/12
Manaus

Manaus oferece vacinação antirrábica animal em domicílio e em 52 pontos fixos até 29/12

54 minutos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Vacinação antirrábica animal em Manaus segue até 29/12 com serviço domiciliar para protetores e abrigos e 52 pontos fixos.

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, oferta nesta fase final da campanha o serviço de vacinação em domicílio para protetores e abrigos com grande número de animais. A etapa urbana da ação segue até o dia 29/12, com vacinação também em bairros e em 52 pontos fixos distribuídos pela cidade.

atendimento domiciliar para protetores e abrigos

Protetores e abrigos que tenham pelo menos cinco animais, entre cães e gatos, podem solicitar o atendimento das equipes do CCZ Manaus via WhatsApp, no número (92) 98842-8359. Basta informar o endereço e o nome completo do responsável na mensagem. Segundo o gerente do CCZ Manaus, médico veterinário Rodrigo Araújo, a expectativa é atender as demandas em até 48 horas.

Vacinação casa a casa e pontos fixos

Conforme a programação, as equipes do CCZ continuam a vacinação de casa em casa em todos os bairros das zonas Norte, Leste, Sul e Oeste. A estratégia começou em outubro, com visitas realizadas por duplas de vacinadores e registradores, identificados e uniformizados, de segunda-feira a sábado em dias úteis, no período matutino.

Rodrigo Araújo informa que a equipe já passou por todas as ruas e que agora faz uma revisão, retornando às áreas com maior população animal para atender tutores que não vacinaram seus animais na primeira passagem.

Além do atendimento domiciliar, a vacinação é oferecida em 52 pontos fixos, entre eles o CCZ Manaus, na zona Oeste, e os centros de convivência Prefeito José Fernandes, na zona Leste, e Padre Pedro Vignola, na zona Norte, além de clínicas veterinárias parceiras espalhadas pela cidade. A lista com endereços, dias e horários está disponível em: http://www.Manaus.am.gov.br/Semsa/vigilancia/vigilancia-de-zoonoses/campanha-de-vacinacao-antirrabica-animal/

Controle e erradicação

A campanha integra as estratégias municipais para controle e erradicação da raiva, sendo realizada anualmente para proteger animais e pessoas. A edição deste ano iniciou no dia 1º/10 e termina no dia 29/12, após três meses de atividades, mais do que os 45 dias das edições anteriores, segundo Rodrigo.

O gerente do CCZ ressalta a importância da adesão dos tutores diante dos registros recentes da doença em localidades do país. ‘Há pouco tempo, foram confirmados casos em bovinos em Presidente Figueiredo. Isso reforça a importância da população vacinar seus animais, e assim prevenir a reintrodução e circulação do vírus na nossa cidade’, diz Rodrigo Araújo.

Rodrigo explica que a raiva é uma doença que afeta o sistema nervoso e PODE levar vítimas não vacinadas à morte em praticamente 100% dos casos. O vírus rábico PODE ser transmitido por meio da saliva de animais infectados, principalmente por mordida ou arranhadura, incluindo caninos, felinos, bovinos, equinos e animais silvestres como morcegos e macacos. Em caso de ataque por um cão, um gato ou animal silvestre, a pessoa deve lavar o ferimento com água e sabão e, em seguida, buscar uma unidade básica para orientações e, se necessário, encaminhamento para tratamento de profilaxia.

Balanço e meta

Até segunda-feira, 15/12, a etapa urbana da campanha imunizou 206.489 animais, sendo 134.540 caninos e 71.949 felinos. A etapa rural, realizada de abril a junho deste ano nas comunidades fluviais e terrestres do município, vacinou 6.775 animais, entre eles 5.225 cães e 1.550 gatos.

A meta para este ano é imunizar 282.400 animais, dos quais 202.400 cães e 80.000 gatos. Para mais informações ou dúvidas sobre a ação, a população PODE contatar o CCZ Manaus pelo WhatsApp nos números (92) 98842-8359 e 98842-8484.

Assuntos nesse artigo:

#vacinacaoantirrabicaanimal, #Manaus, #Semsa, #cczmanaus, #protetores, #abrigos, #caes, #gatos, #pontosfixos, #domicilio, #campanha, #raiva, #balanco, #meta, #zonanorte, #zonaleste, #zonasul, #zonaoeste, #whatsapp, #clinicasveterinarias

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova inclusão do surfe desportivo e paradesportivo nos objetivos do Fundo Nacional do Esporte
Próximo artigo Prefeitura de Manaus abre seleção para tutor de ensino e aprendizagem do Programa de Residência em Enfermagem

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus abre seleção para tutor de ensino e aprendizagem do Programa de Residência em Enfermagem

45 minutos atrás

Sine Manaus oferta 225 vagas de emprego com atendimento presencial em 17/12 das 8h às 14h

4 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza recuperação asfáltica na zona Leste em avenidas e ruas movimentadas

5 horas atrás

Prefeitura de Manaus atualiza inventário do patrimônio histórico com drones e georreferenciamento no centro antigo

6 horas atrás

Prefeitura de Manaus confirma morte do servidor Francelio Gonçalves da Silva aos 66 anos

7 horas atrás

Prefeito David Almeida acompanha avanço de 75% do primeiro núcleo do novo aterro sanitário e destaca solução histórica para resíduos sólidos em Manaus

22 horas atrás

Prefeitura de Manaus homologa e nomeia 127 profissionais da Guarda Municipal para ampliar segurança na cidade

23 horas atrás

Manaus realiza recuperação asfáltica em ruas de Flores, Parque 10 e Aleixo na zona Centro-Sul

24 horas atrás

Prefeitura de Manaus divulga selecionados para workshops de capacitação em elaboração de projetos e portfólio profissional

1 dia atrás

Manaus inicia oferta da vacina contra o VSR em 148 unidades da Semsa pelo SUS

1 dia atrás

Chuvas em Manaus geram 22 chamados ao Centro de Cooperação da Cidade e mobilizam equipes municipais

1 dia atrás

Sine Manaus oferece 281 vagas de emprego em diversas áreas com atendimento presencial nesta terça-feira

1 dia atrás
Operação Trânsito Seguro intensifica fiscalização em Manaus e remove veículos irregulares na avenida General Rodrigo Otávio
Implurb completa 23 anos em Manaus com avanços no licenciamento e no planejamento urbano
Manaus intensifica despoluição visual no Centro e retira 15 toneladas de cabos obsoletos em mutirão
Manaus está em estado de atenção por chuvas intensas com ventos fortes e raios até 18h
Unidade Móvel de Saúde da Mulher em Manaus suspende atendimentos por ajuste na rede de energia e retoma no dia 16/12
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?