Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Manaus inicia terceira turma de capacitação em primeiros socorros e brigada de incêndio para servidores da Semad
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Manaus inicia terceira turma de capacitação em primeiros socorros e brigada de incêndio para servidores da Semad
Manaus

Manaus inicia terceira turma de capacitação em primeiros socorros e brigada de incêndio para servidores da Semad

4 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Treinamento de dois dias prepara servidores do complexo administrativo da Semad para atuar em emergências.

A Prefeitura de Manaus iniciou, nesta terça-feira, 9/12, a 3ª turma de capacitação em primeiros-socorros e brigada de incêndio voltada a servidores do complexo administrativo da Secretaria Municipal de Administração e Gestão (Semad). O curso, com duração de dois dias, começou no auditório da Casa Militar, localizado na avenida Compensa, nº 770, Vila da Prata, na zona Oeste, e tem por objetivo fortalecer a segurança organizacional e preparar os servidores para atuação eficaz em situações de emergência.

Objetivo e contexto

O titular da Semad, Célio Guedes, afirmou que a formação atende a um olhar da gestão do prefeito David Almeida sobre os servidores e a segurança no ambiente de trabalho. Segundo o secretário, além de prover condições nas instalações, é necessário ter pessoal preparado para atuar em eventuais incidentes.

Seleção e organização da turma

Para compor a terceira turma, a Divisão de Administração Geral (Diag) da Semad realizou um estudo técnico com a Comissão Permanente de Periculosidade e Insalubridade (CPPI) e a Divisão de Segurança e saúde no trabalho (DSST) para definir a necessidade de vagas por setor. A chefe da DSST, Emmanuelly Rodrigues, explicou que cada órgão da prefeitura tem a responsabilidade de promover essa capacitação. Na Semad, os servidores foram alinhados com as chefias imediatas e as vagas preenchidas por inscrição voluntária.

Parceria e conteúdo do curso

A iniciativa é realizada em parceria com o Grupamento de Resgate e Atendimento Pré-hospitalar (GRAPH) do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). Nesta quinta-feira, a tenente Renata Nardes apresentou a parte teórica de primeiros-socorros. Ela destacou a importância de capacitar servidores para prestar assistência adequada até a chegada das equipes de urgência, do Corpo de Bombeiros ou do Serviço de Atendimento Móvel de Atendimento de Urgência (Samu).

A tenente ressaltou que a presença de cidadãos capacitados é relevante porque o tempo de deslocamento das equipes móveis PODE influenciar o desfecho de uma ocorrência. De acordo com ela, dependendo da emergência, a ausência de conhecimento básico em primeiros-socorros PODE impedir a recuperação quando o resgate chegar.

Crédito: Texto – Sandra Monteiro / Semad. Fotos – Jully Beak / Semad.

Assuntos nesse artigo:

#capacitação, #primeirossocorros, #brigadadeincendio, #Manaus, #Semad, #celioguedes, #davidalmeida, #diag, #cppi, #dsst, #emmanuellyrodrigues, #graph, #cbmam, #renatanardes, #samu, #casamilitar, #avcompensa, #viladaprata, #segurancaorganizacional, #servidores

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Promulgada emenda constitucional que isenta IPVA de veículos com mais de 20 anos
Próximo artigo Manaus inaugura sede reformada da Controladoria-Geral do Município com tecnologia e ampliação de pessoal

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus lança edital ‘Ruas da Copa’ para apoiar exibição dos jogos da Copa do Mundo 2026

18 horas atrás

Prefeitura de Manaus leva melhorias estruturantes e reforça drenagem em ruas do Vila da Prata

18 horas atrás

Equipe de plantão da prefeitura reconstrói galeria subterrânea no Parque 10

18 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica manutenção de drenagem no bairro Flores e reforça prevenção a alagamentos durante feriado prolongado

19 horas atrás

Guarda Municipal de Manaus integrou o 19º Torneio de Tiro da Polícia Militar

22 horas atrás

NOTA DE PESAR – Manuel Santos Pacheco Rosas

2 dias atrás

Locais das Unidades Móveis de Saúde da Mulher

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus avança com substituição de 50 metros da rede de drenagem em área comercial do bairro Betânia

3 dias atrás

Quatro ocorrências durante as chuvas deste sábado, 18/4

3 dias atrás

Abertura da 6ª edição dos Jiss no futsal masculino e feminino

3 dias atrás

Prefeitura de Manaus intensifica serviços de manutenção asfáltica e trabalha em nova rua do bairro Aleixo

3 dias atrás

Recuperação asfáltica no bairro Colônia Santo Antônio

3 dias atrás
Prefeitura de Manaus avança com manutenção asfáltica no Tarumã
Prefeitura intensifica recuperação de drenagens no bairro Compensa
Prefeitura firma cooperação com instituto para atuação na RDS do Tupé
Prefeitura leva melhorias ao bairro Novo Israel, na zona Norte
Fiscalização garante cumprimento de restrição a veículos pesados
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?