IMMU promoveu ação educativa da operação “Radar” na avenida Governador José Lindoso para orientar motoristas sobre novos pontos de fiscalização eletrônica que passam a operar em 1º/2.
A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU), realizou na manhã desta sexta-feira, 16/1, uma ação educativa da operação “Radar” na avenida Governador José Lindoso, na zona Norte. A iniciativa teve como objetivo orientar condutores sobre a implantação de 34 novos pontos de fiscalização eletrônica, que passam a operar a partir de 1º/2, segundo a gestão municipal.
Motivação e local da ação
Conforme o educador e agente de trânsito Werisson Freitas, a escolha do local levou em consideração o alto fluxo de veículos e o histórico de registros de sinistros de trânsito. Segundo ele, a presença das equipes tem caráter preventivo e informativo.
“Estamos em uma via com trânsito intenso e com muitos registros de sinistros. O objetivo da ação é orientar os condutores sobre os novos radares implantados na cidade, que começam a operar a partir de 1º de fevereiro, reforçando a importância do trânsito seguro em Manaus”, afirmou Werisson Freitas.
A ação foi acompanhada por moradores e motoristas que passavam pelo local. O radialista Júlio Brasil, de 75 anos, destacou a importância de antecipar as informações à população. “Quando a prefeitura antecipa a informação, ela dá ao motorista a chance de se adaptar. É uma ação viável e necessária, ainda mais com a entrada em funcionamento de novos radares a partir do dia 1º de fevereiro”, disse.
Equipamentos e objetivos da ampliação
De acordo com o diretor de Engenharia do IMMU, Uaordi Guedes, os 34 novos pontos incluem diferentes tipos de equipamentos: medidores de velocidade de 60 km/h, lombadas eletrônicas em áreas com travessia de escolares, equipamentos de avanç o de sinal, sensores para parada sobre a faixa e detectores de eixo para caminhões.
Guedes explicou que os detectores de eixo vão auxiliar na fiscalização de caminhões que trafegam pela faixa da esquerda e reforçar o controle em áreas com restrição de circulação de veículos pesados, como trechos da Rodrigo Otávio, Ephigênio Salles, Constantino Nery, Djalma Batista e região central.
Segundo o diretor, o investimento integra uma política de gestão de velocidade e controle de infrações com o objetivo de preservar vidas. “A velocidade excessiva é um dos fatores que mais agravam os acidentes. Em 2025, com a implantação dos primeiros radares, conseguimos reduzir em 64 o número de mortes no trânsito em relação a 2024. A soma das ações de fiscalização, educação e engenharia foi decisiva para esse resultado”, afirmou Uaordi Guedes.
Sinalização e legalidade
O IMMU destaca que nenhum equipamento de fiscalização eletrônica entra em funcionamento sem o cumprimento rigoroso das exigências legais. A Prefeitura de Manaus informou que todos os locais terão ampla sinalização viária, para garantir transparência e informação aos condutores.
Texto – Marcelo Lima/IMMU
Fotos – Karol Silva/IMMU
Assuntos nesse artigo:
#Manaus, #IMMU, #fiscalizacaoeletronica, #radares, #avenidagovernadorjosedelindoso, #zonanorte, #educacaoviaria, #segurancaviaria, #werissonfreitas, #juliobrasil, #uaordiguedes, #34novospontos, #1defevereiro, #velocidade, #lombadaseletronicas, #avancodesinal, #paradasobreafaixa, #detectoresdeeixo, #caminhoes, #sinalizacaoviaria


