Município registrou 246 novas vias em 2025 e mantém cadastro atualizado de 13.011 logradouros públicos.
A Prefeitura de Manaus encerrou 2025 com a criação de 246 vias públicas, chegando a 13.011 logradouros na capital amazonense, conforme dados da Gerência de mobilidade urbana (GMU) do Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb). A revisão da base cadastral no ano passado levou à exclusão de Códigos de Logradouros (CDL) que não correspondiam a vias oficializadas, como passagens dentro de lotes particulares ou em áreas ocupadas irregularmente.
Distribuição por tipos de via
Do total de logradouros registrados, estão contabilizados 253 avenidas, mais de 8,6 mil ruas, 77 alamedas, cerca de 2,1 mil becos e 1,8 mil travessas, além de duas rodovias e 11 passagens. Esses números refletem a classificação adotada pela GMU para ruas, vias, becos, avenidas, travessas e afins.
Atualização rotineira da base e critérios de exclusão
“Os logradouros públicos são distribuídos entre ruas, vias, becos, avenidas, travessas e afins. De forma contínua, fazemos a atualização da base, além da inclusão de loteamentos e de obras executadas pela Prefeitura de Manaus”, explicou a gerente do GMU, arquiteta e urbanista Carolina Azevedo. Segundo o órgão, a atualização dos Códigos de Logradouros é rotina e atende à legislação vigente.
A nomenclatura e a identificação dos logradouros obedecem às leis municipais nº 266/94 e nº 343/96, e à legislação federal nº 6.454/1977, que tratam da denominação de logradouros e bairros. Como efeito prático, não são permitidos nomes compostos apenas por letras ou números em vias oficiais, prática comum no momento de abertura de loteamentos e corrigida posteriormente pela nomenclatura oficial. As leis municipais também se remetem à norma federal que impede a denominação de vias com nomes de pessoas vivas.
Bairros, cadastro único e certidão
De acordo com a Prefeitura de Manaus, o município conta oficialmente com 63 bairros, conforme a Lei 1.401, de 14 de janeiro de 2010, última atualização disponível. A análise de pedidos e revisões de nomes de logradouros públicos é realizada pela GMU, que também aponta diferenças frequentes entre o nome oficial das vias e o nome popular usado por moradores e prestadores de serviço.
A Prefeitura trabalha com um cadastro único para endereços. Para esclarecimentos sobre a nomenclatura de uma rua, o GMU emite a Certidão de Endereço, cuja primeira via é gratuita.
Texto – Claudia do Valle/Implurb
Fotos – Maxwell Oliveira/Implurb
Assuntos nesse artigo:
#Manaus, #Implurb, #gmu, #logradouros, #vias, #ruas, #avenidas, #travessas, #becos, #alamedas, #rodovias, #passagens, #bairros, #lei1401, #lei26694, #lei34396, #lei64541977, #certidaodeendereco, #cadastro, #loteamentos


