Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Manaus encerrou 2022 com o menor número de casos de malária dos últimos quatro anos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Manaus encerrou 2022 com o menor número de casos de malária dos últimos quatro anos
Manaus

Manaus encerrou 2022 com o menor número de casos de malária dos últimos quatro anos

3 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Com uma redução de 37,2% de casos de malária em comparação com 2021, o município de Manaus encerrou o ano de 2022 com o menor registro de casos da doença nos últimos quatro anos. Foram registradas 2.806 notificações no ano passado no município e 4.469 casos no ano de 2021. Os dados relativos à doença são monitorados pela Prefeitura de Manaus.

O controle dos dados é feito pelo Núcleo de Controle da Malária, por meio da Gerência de Vigilância Ambiental e Controle de Agravos por Vetores, vinculada à Diretoria de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e saúde do trabalhador da Secretaria Municipal de saúde (Semsa). Segundo a gerente de Vigilância Ambiental e Controle de Agravos por Vetores da Semsa, enfermeira Alinne Antolini, os dados seguem a tendência de redução, a cada ano, no número de casos de malária desde 2018, quando foram registradas 8.348 notificações da doença, seguindo de 6.530, em 2019, e 5.280 casos, em 2020.

“Manter a redução de casos é um desafio no município de Manaus, onde malária é uma doença endêmica e de risco, considerando as condições climáticas e ambientais existentes que favorecem a proliferação do principal vetor de transmissão da doença, o mosquito Anopheles darlingi. A situação é especialmente complicada em áreas na periferia da cidade que sofrem com o desmatamento e ocupações desordenadas, que potencializam os riscos de transmissão da doença”, explicou Alinne.

Para manter o controle da malária, a Prefeitura de Manaus tem adotado diversas ações: investimento em logística para deslocamento das equipes nas áreas de risco; reforma das bases de controle da malária; aquisição de insumos (larvicida biológico e inseticida) para controle do mosquito transmissor; implantação de mosquiteiros impregnados em domicílios nas áreas de maior risco; direcionamento das ações de prevenção e controle para áreas prioritárias, a partir do monitoramento dos indicadores epidemiológicos e entomológicos de risco; acompanhamento e apoio nas ações e programações pelos técnicos da Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores, Núcleo de Malária e Setor de Controle Vetorial e Entomologia.

“O princípio estratégico fundamental das ações de controle da malária em Manaus consiste na adoção do diagnóstico precoce e no tratamento imediato dos casos da doença. Por isso, é fundamental que a população ao primeiro sinal e sintomas (febre alta, calafrios, tremores, sudorese e dor de cabeça), procure imediatamente uma unidade de saúde de referência para o diagnóstico e tratamento de malária”, alertou a gerente.

Durante o ano de 2022, foram realizados 82.107 exames para diagnóstico de casos suspeitos.

saúde pública

A malária é uma doença infecciosa produzida por protozoários do gênero Plasmodium, cujo principal vetor é o mosquito Anopheles darlingi, e é considerada pela Organização Mundial de saúde (OMS) como um grande problema de saúde pública nos países em desenvolvimento.

A enfermeira Alinne Antolini explica que o município de Manaus, por meio da REDE municipal de saúde, tem colaborado no esforço mundial de controle da malária com a participação em projetos e estudos sobre a doença.

Um dos projetos é o VIGilAdMA – Fortalecimento da farmacovigilância e da adesão terapêutica ao tratamento de malária, que é um estudo coordenado pela Organização Pan-Americana da saúde (Opas), em parceria com Ministério da saúde, e executado pela Semsa, com o objetivo de implantar a farmacovigilância para tratamentos com antimaláricos, incluindo ações específicas para melhorar a adesão e a detecção precoce de sintomas de anemia hemolítica.

“O estudo apresentou resultado positivo, considerando a redução no percentual de Lâminas de Verificação de Cura (LVC) de pacientes diagnosticados e tratados para malária, de 26% no ano de 2016, para 19% no ano de 2020, mostrando que houve uma redução das recaídas pela doença e melhor adesão do tratamento pelos pacientes”, afirmou Alinne.

A Semsa também tem contribuído com a participação no Estudo TRuST – Viabilidade Operacional da Cura Radical Apropriada de Plasmodium vivax com Tafenoquina ou Primaquina após Teste Quantitativo de G6PD no Brasil, iniciado em 2021 em Manaus.

O estudo é coordenado pela Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT/HVD), em parceria com Ministério da saúde, e em Manaus a ação é integrada entre a Secretaria de Estado da saúde (SES/AM), a Fundação de Vigilância em saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS/RCP) e Semsa.

O uso da tafenoquina reduz o tratamento de malária de sete para três dias, o que torna a adesão do paciente maior ao tratamento, reduzindo consequentemente as chances de recaídas.

O estudo tem como um dos objetivos obter evidências sobre a viabilidade operacional do uso do medicamento na prática diária de atendimento das unidades de saúde de baixa complexidade. O resultado final vai auxiliar na avaliação da viabilidade operacional e na geração de evidências para subsidiar uma possível adoção futura do medicamento em diferentes áreas do Brasil.

— — —
Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa
The post Manaus encerrou 2022 com o menor número de casos de malária dos últimos quatro anos appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Tags:ManausmanchetePrefeitura de ManausPrefeitura Municipal de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura reforça ações da campanha ‘Janeiro Branco’ durante evento no Parque do Mindu
Próximo artigo Wilson Lima entrega 68 novas viaturas e mais de 4 mil equipamentos

Mais notícias desta categoria

Prefeito David Almeida acompanha avanço de 75% do primeiro núcleo do novo aterro sanitário e destaca solução histórica para resíduos sólidos em Manaus

12 horas atrás

Prefeitura de Manaus homologa e nomeia 127 profissionais da Guarda Municipal para ampliar segurança na cidade

14 horas atrás

Manaus realiza recuperação asfáltica em ruas de Flores, Parque 10 e Aleixo na zona Centro-Sul

14 horas atrás

Prefeitura de Manaus divulga selecionados para workshops de capacitação em elaboração de projetos e portfólio profissional

15 horas atrás

Manaus inicia oferta da vacina contra o VSR em 148 unidades da Semsa pelo SUS

15 horas atrás

Chuvas em Manaus geram 22 chamados ao Centro de Cooperação da Cidade e mobilizam equipes municipais

15 horas atrás

Sine Manaus oferece 281 vagas de emprego em diversas áreas com atendimento presencial nesta terça-feira

16 horas atrás

Manaus inicia capacitação para servidores sobre reforma previdenciária municipal prevista na LC nº 27/2025

16 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza reunião de orientação de matrículas 2026 com gestores e diretores escolares

16 horas atrás

Prefeitura de Manaus implanta e revitaliza sinalização viária em vias das zonas Sul Norte e área central

16 horas atrás

Operação Zero Metanol fiscaliza supermercado na zona Oeste de Manaus e inutiliza 35 quilos de carnes impróprias à venda

17 horas atrás

Prazo prorrogado para inscrições do concurso público em Manaus com 65 vagas disponíveis

17 horas atrás
Prefeitura de Manaus instala geomanta para conter taludes e prevenir deslizamentos na avenida Mário Ypiranga Monteiro
Sine Manaus oferece 488 vagas de emprego em Manaus com atendimento presencial nesta segunda-feira
Manaus inaugura Árvore Viva com mais de cinco mil mudas no CSU do Parque 10 neste sábado
Prefeitura de Manaus realiza feira gastronômica do programa Infâncias Saudáveis para crianças da rede municipal
Manaus recebe A Maior Poesia de Improviso do Mundo com programação gratuita no Luso Sporting Clube
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?