Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Manaus celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente com avanços na agricultura urbana e compromisso com a restauração de ecossistemas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Manaus celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente com avanços na agricultura urbana e compromisso com a restauração de ecossistemas
Manaus

Manaus celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente com avanços na agricultura urbana e compromisso com a restauração de ecossistemas

10 meses atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Manaus celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta quarta-feira, 5/6, com o evento “Floresta à Mesa: agricultura urbana e restauração de ecossistemas em Manaus”, que reuniu representantes do poder público, sociedade civil e instituições nacionais e internacionais no auditório da Prefeitura de Manaus, firmando o compromisso do município no desenvolvimento de um amplo programa de hortas urbanas e periurbanas. Esta é mais uma das iniciativas da gestão, que tem como foco a melhoria da qualidade de vida da população, a redução das ilhas de calor e o incentivo ao desenvolvimento de uma alimentação natural e de qualidade. 

O evento é resultado da iniciativa global Geração Restauração Cidades, que atua para reverter a degradação ecológica nas áreas urbanas, que, embora ocupem menos de 1% da superfície terrestre, abrigam mais da metade da população mundial. O projeto é financiado pelo Ministério Federal Alemão para Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) e implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), em coordenação com o Secretariado da Década da ONU da Restauração de Ecossistemas e o Centro de Biodiversidade Global do Iclei.

Em Manaus, o projeto é implementado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Mudanças do Clima (Semmasclima), em parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade, da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Durante o evento, foi lançado oficialmente o documento “Floresta à Mesa”, com recomendações políticas para fortalecer a agricultura urbana e periurbana como vetor de inclusão social, restauração ambiental e segurança alimentar. As propostas foram entregues aos gestores municipais.

 “É com grande satisfação que a Prefeitura de Manaus realiza esse projeto e queremos expandir cada vez mais. Manaus tem muito orgulho de ter sido uma das duas únicas cidades brasileiras selecionadas pela ONU, entre 250 cidades ao redor do mundo. Uma de nossas ações é a implantação de pomares nas escolas para ajudar a reduzir as ilhas de calor. Esses são espaços que necessitam de atenção neste sentido. É determinação do prefeito David Almeida trabalharmos pela recuperação de ecossistemas degradados”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças do Clima, Fransuá Matos.

Entre as escolas que já receberam o programa estão o Centro Integrado Municipal de educação (Cime) Lucia Melo Ferreira Almeida, no bairro NOVO Aleixo, e o Centro Municipal de educação especial André Vidal de Araújo, localizado no bairro Nossa Senhora das Graças.

“A carta compromisso assinada pelo prefeito na abertura do ‘Junho Verde’ reafirma o compromisso de Manaus com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. E a implantação deste programa de hortas urbanas e periurbanas está totalmente conectada a essa agenda global”, complementou Fransuá.

O diretor de arborização da Semmasclima, Deyvson Braga, afirmou que o programa já está presente, hoje, em escolas e em alguns Centros de Referência da assistência social (CRAS), com estágios diferentes de implementação. Ele explicou que foi realizada uma oficina de capacitação com apoio da FGV para formar multiplicadores do projeto, e destacou a presença e participação de lideranças comunitárias nesta trajetória, como a cacique Lutana Kokama, do Parque das Tribos, localizado na zona Oeste de Manaus e considerado o maior bairro indígena do mundo. Na localidade, a agricultura urbana é desenvolvida com destaque e será modelo para outras áreas da cidade.

A representante do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Jaqueline Lima, destacou que essa pauta da agricultura urbana foi por muito tempo invisibilizada. “Agora, Manaus sai à frente, sustentando essa visão com o apoio da FGV e do Pnuma, e terá, a partir deste ano, o suporte direto do MDS. É um momento de grande importância para consolidar essa agenda como prioridade no Brasil”.

O presidente do Conselho Municipal de Gestão Estratégica da Prefeitura de Manaus, Arnaldo Grijó, afirmou a importância de estar na floresta amazônica e ser vitrine para o mundo. “Hoje selamos mais uma vez o compromisso de Manaus com a descarbonização e com uma cidade melhor para todos. Vamos transformar áreas usadas como lixões em bairros e comunidades em hortas urbanas, criando uma cadeia de geração de renda e alimentação saudável, especialmente para as populações mais vulneráveis, utilizando os alimentos da própria Amazônia”.

As recomendações entregues ao poder público pela FGV destacam a criação de um marco legal para a agricultura urbana, cessão de terras públicas, governança intersetorial, geração de renda, apoio técnico e financiamento. Elas foram construídas coletivamente e posicionam Manaus como referência nacional em políticas públicas integradas de sustentabilidade.

Com isso, Manaus dá mais um passo firme rumo à construção de políticas públicas transformadoras, que unem natureza, alimentação, clima e inclusão social em uma mesma estratégia.

O evento também contou com a participação da equipe do programa Farmácia Viva, uma iniciativa da Secretaria Municipal de saúde (Semsa) que visa valorizar os saberes naturais como aliados à saúde física e emocional. O programa apresenta soluções baseadas na natureza para fortalecer a qualidade de vida da população, reforçando o papel das plantas medicinais e da agricultura urbana como instrumentos de bem-estar.

— — —

Texto – Tainna Castro/Semmasclima

Fotos – Clovis Miranda/Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCgTEE

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prosai Parintins prevê reflorestamento no entorno do Lago do Macurany
Próximo artigo Secretaria de Educação da Prefeitura de Manaus realiza evento ‘Encontro das Nações’

Mais notícias desta categoria

Prefeitura avança na zona rural e pavimenta ladeira

7 horas atrás

Prefeitura de Manaus elimina pontos de alagamento e recupera drenagem no Zumbi dos Palmares

7 horas atrás

Manausprev debate legislação e aprimoramento da gestão previdenciária em encontro nacional

8 horas atrás

Renato Junior realiza primeiro ato da gestão próximo ao povo

12 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica recuperação asfáltica no Centro

13 horas atrás

Prefeitura altera itinerário de linhas de ônibus na zona Norte

13 horas atrás

David Almeida cumpre transmissão de cargo para Renato Junior e consolida o ato de transição na Prefeitura de Manaus

13 horas atrás

Prefeitura coordena mais de 40 procissões da Semana Santa e mobiliza operação especial de trânsito em Manaus

14 horas atrás

Localização nova sede administrativa do Implurb

14 horas atrás

Sine Manaus oferta 386 vagas de emprego nesta quarta–feira, 1º/4

16 horas atrás

Prefeito David Almeida percorre sede da prefeitura, agradece servidores

19 horas atrás

Na última entrega da gestão, prefeito David Almeida inaugura via que reduz custos e transforma mobilidade na zona Norte de Manaus

20 horas atrás
Prefeitura de Manaus conclui nova via em Manaus que liga avenida José Lindoso à avenida Timbiras na zona Norte
Prefeitura de Manaus inicia recuperação asfáltica na rua Barreirinha em São José Operário
Prefeitura de Manaus recupera drenagem da rua René de Nápolis após chuvas e restabelece o tráfego
Curso de Cuidador Comunitário capacita 24 pessoas para atendimento a idosos em Manaus
Semsa e Visa Manaus intensificam operação Semana Santa com inspeções em feiras de pescado em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?