Apresentação na 2ª Assembleia Geral Ordinária do CMS/Manaus mostra panorama das ISTs e ações da Semsa para prevenção e controle.
O Conselho Municipal de saúde de Manaus realizou, nesta quarta-feira, 25/2, a apresentação do cenário epidemiológico das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e Hepatites Virais. O evento ocorreu no auditório do Complexo de saúde Oeste, bairro da Paz, zona Oeste, e foi conduzido por técnicos da Prefeitura de Manaus por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa). A exposição foi destinada a conselheiros representantes dos segmentos de gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de saúde.
Pedido e objetivo da apresentação
A demonstração dos dados foi solicitada pela Comissão de Doenças Sexualmente Transmissíveis, HIV/AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose, que integra a estrutura do Conselho Municipal de saúde, segundo o presidente do CMS/Manaus, Hellyngton Monteiro de Moura. Conforme ele, a iniciativa busca oferecer aos conselheiros um panorama das ISTs em Manaus e esclarecer sobre os serviços disponíveis para prevenção e controle na REDE municipal.
Dados epidemiológicos e impacto social
A técnica do Núcleo de Controle de HIV/Aids, IST e Hepatites Virais (NUCIST/Semsa), enfermeira Ylara Costa, informou as infecções de maior incidência e impacto social na cidade. Em 2025, Manaus registrou 1.528 casos novos de HIV, 3.368 casos de sifilis adquirida em adultos (exceto gestantes), 2.344 casos de sifilis em gestantes, 361 casos de sifilis congenita e 513 casos de hepatites virais.
Ylara também destacou as taxas de detecção de novos casos de HIV, a identificação de casos novos de Aids e o número de óbitos pela doença, lembrando que a infecção ainda não tem cura. Ela apontou que o preconceito e a discriminação dificultam a adesão ao tratamento, levando usuários a não procurar atendimento ou a interromper o tratamento por medo de exposição na comunidade.
Ações e metas da Semsa
A Semsa tem como meta reforçar ações de educação em saúde para prevenção e combate ao preconceito, conforme apresentado. Entre as medidas já executadas estão a ampliação do número de unidades de saúde que realizam o manejo de pessoas vivendo com HIV/Aids na REDE municipal e a oferta de Profilaxia Pré e Pós-Exposição (PrEP e PEP) para prevenção ao HIV/Aids.
Ainda de acordo com a apresentação, todas as unidades municipais realizam manejo clínico de outras ISTs, com diagnóstico, tratamento e encaminhamento quando necessário. A Secretaria informou que trabalha para implementar também o manejo clínico das Hepatites Virais na REDE.
Papel dos conselhos e da sociedade civil
O coordenador da Comissão de DTS/HIV/AIDS/HV e Tuberculose do CMS/Manaus, João Marcos Dutra Batista, afirmou que a divulgação dos dados é crucial para construir estratégias de resposta às ISTs e a outras doenças determinadas socialmente, como Tuberculose. Segundo ele, os conselheiros e a sociedade civil podem colaborar na prevenção, sobretudo em territórios de vulnerabilidade social, onde as políticas públicas muitas vezes não chegam.
A conselheira Marinélia Ferreira, representante do segmento de gestores, destacou que a apresentação faz parte das etapas para a elaboração do Plano de trabalho 2026 da Comissão de DTS/HIV/AIDS/HV e Tuberculose do CMS/Manaus. O planejamento inclui levar mais informações aos conselheiros locais para ampliar ações de prevenção junto às unidades de saúde e à comunidade.
Texto: Eurivânia Galúcio / Semsa
Fotos: Divulgação / Semsa
Assuntos nesse artigo:
#Manaus, #hiv, #aids, #ist, #hepatitesvirais, #Semsa, #cmsmanaus, #conselhodesaude, #nucist, #prep, #pep, #sifilis, #sifiliscongenita, #sifilisemgestantes, #hepatites, #tuberculose, #prevencao, #diagnostico, #tratamento, #saudepublica


