Representantes de Manaus participam do 1º Encontro de Referências de Pics das Capitais e do 2º Encontro Estadual em Fortaleza, com apresentações, oficinas e troca de experiências.
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), participa do 1º Encontro de Referências de Pics das Capitais e do 2º Encontro de Referências Estaduais de Pics, nesta terça e quarta-feira, 25 e 26/11, em Fortaleza (CE), na escola de saúde Pública de Fortaleza. Gestores e técnicos reúnem-se para discutir a implementação, o financiamento e a qualificação das Práticas Integrativas e Complementares no SUS, por meio de apresentações, oficinas e vivências.
Presença de Manaus e participação técnica
Representando a Semsa, a chefe do Núcleo de Prevenção de Riscos à saúde, Carla Azevedo, afirmou que os panoramas e mapas apresentados no evento mostram avanço na oferta das práticas em Manaus e no Amazonas. Conforme dados do Ministério da saúde, o percentual de procedimentos de Pics ofertados em relação à população residente no Estado foi de 17,52%, em 2024, acima da meta definida pelo órgão, de 14%.
“Não deixamos nada a desejar em relação a outras regiões e Estados. Temos uma boa produção, um bom número de servidores que atuam na oferta das Pics e um bom monitoramento, e estamos trabalhando para aprimorar ainda mais esse serviço na gestão municipal”, disse Carla Azevedo.
Dados e estrutura da oferta em Manaus
A Semsa conta com 123 profissionais capacitados para a oferta das práticas integrativas, distribuídos em 80 unidades da REDE básica. Entre as modalidades ofertadas na atenção primária estão meditação, reiki e auriculoterapia, que contribuem para a promoção da saúde, o manejo de sintomas e a melhora da qualidade de vida dos usuários.
A gestora destacou ainda a participação ativa das referências municipais e estaduais no encontro, com compartilhamento de experiências e sugestões para o alinhamento técnico-operacional da Pnpic e o aprimoramento contínuo da política nacional. “Mais do que reportar dados, o Ministério da saúde está buscando ouvir da gente ideias sobre como expandir a oferta das Pics, ouvir sobre as nossas dificuldades e sugestões para ampliar a REDE”, apontou.
Agenda do encontro e encaminhamentos
O evento é promovido pelo Ministério da saúde, por meio do Núcleo Técnico de Gestão da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS. A programação inclui apresentações sobre o cenário nacional, financiamento, estruturação de políticas municipais e estaduais, além de oficinas e vivências. A programação se encerra na tarde desta quinta-feira, com plenária para encaminhamentos e propostas de pactuação entre os entes federativos.
Política municipal e marco legal
As Pics foram incorporadas ao SUS por meio da Pnpic, em 2006, que abrange 29 procedimentos ofertados de forma integral e gratuita. Em Manaus, a Política Municipal de Práticas Integrativas e Complementares foi instituída por meio da Lei 2.597, de 3 de abril de 2020, com o objetivo de ofertar serviços e cuidados terapêuticos complementares no atendimento aos usuários.
Texto – Jony Clay Borges/Semsa
Fotos – Divulgação/Semsa
Assuntos nesse artigo:
#pics, #praticasintegrativasecomplementares, #pnpic, #Manaus, #Semsa, #amazonas, #ministeriodasaude, #sus, #fortaleza, #escoladesaudepublicadefortaleza, #meditacao, #reiki, #auriculoterapia, #lei2597, #atencaoprimaria, #capacitacao, #financiamento, #oficinas, #vivencias, #encontro


