Campanha municipal realiza visitas domiciliares e atende em 46 pontos fixos nas quatro zonas de Manaus.
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa) e executada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, realiza desde 1º/10 a etapa urbana da vacinação antirrábica animal. Até 22/11, 158.549 animais — 103.371 caninos e 55.178 felinos — foram imunizados por meio de visitas em domicílio e em 46 pontos fixos distribuídos pelas zonas Norte, Leste, Oeste e Sul.
Operação e pontos de atendimento
Equipes de vacinadores e registradores percorrem vias de bairros e comunidades em duplas, identificadas e uniformizadas com camisetas da campanha. As visitas ocorrem de segunda a sábado, exceto feriados, no período matutino.
Além das ações casa a casa, a imunização é oferecida em pontos fixos. Entre eles estão o CCZ, no bairro Compensa (zona Oeste), os centros de convivência Prefeito José Fernandes, no bairro São José (zona Leste), e Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova (zona Norte), além de clínicas veterinárias parceiras. A lista completa de pontos, com endereços e horários, está disponível em http://www.Manaus.am.gov.br/Semsa/vigilancia/vigilancia-de-zoonoses/campanha-de-vacinacao-antirrabica-animal/.
Vacina, público-alvo e orientações
Conforme Thulio Rocha, chefe do Núcleo de Controle Populacional Animal do CCZ Manaus, a vacina contra a raiva é ofertada gratuitamente pelo SUS e não exige apresentação de documentos pelos tutores. A imunização é obrigatória e anual para cães e gatos saudáveis a partir de 3 meses de idade.
Thulio explica que a raiva, também chamada hidrofobia, é uma doença viral aguda que afeta o sistema nervoso central e PODE ser transmitida por lambeduras, mordeduras ou arranhaduras de animais infectados. “Não existe tratamento nem cura para a raiva, que é letal em quase 100% dos casos. A vacinação antirrábica animal é a principal estratégia de prevenção e controle da doença, sendo por isso essencial o apoio dos tutores em imunizar seus cães e gatos todos os anos”, afirmou.
Metas e histórico
Na etapa rural, realizada de abril a junho de 2025, foram vacinados 6.775 animais (5.225 cães e 1.550 gatos) nas comunidades fluviais e terrestres da capital. Para 2025, a campanha municipal tem como meta imunizar 282.400 animais, sendo 202.400 cães e 80.000 gatos. A mobilização segue até 29/12, com oferta de vacina nas visitas domiciliares e nos pontos fixos.
Para informações adicionais ou esclarecimento de dúvidas sobre a campanha, a população PODE entrar em contato com o CCZ Manaus pelo Whatsapp nos números (92) 98842-8359 e 98842-8484.
Texto – Jony Clay Borges / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa
Assuntos nesse artigo:
#Manaus, #vacinacao, #antirrabica, #vacinacaoantirrabica, #animais, #caes, #gatos, #Semsa, #ccz, #thulio, #vacina, #sus, #pontosfixos, #visitas, #campanha, #zonanorte, #zonaleste, #zonaoeste, #zonasul, #metavacinacao


