Semsa destaca a oferta de PrEP na REDE municipal e ações de prevenção em unidades de saúde durante o Dezembro Vermelho.
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde Semsa, anuncia a ampliação da oferta da PrEP na REDE de Atenção Primária à saúde durante as ações do Dezembro Vermelho. A medida ocorre em 15 unidades de saúde e envolve dispensação de medicamento antirretroviral diário como forma de prevenção ao HIV/Aids, segundo a gerência de Vigilância Epidemiológica.
Oferta e expansão da PrEP
A PrEP é hoje disponibilizada em 15 unidades da Semsa. O uso consiste em tomar diariamente um medicamento antirretroviral para preparar o organismo no caso de contato com o HIV e assim prevenir a infecção. De acordo com a gerente de Vigilância Epidemiológica da Semsa, Viviana Cláudia Almeida, a oferta vem sendo ampliada desde 2021, quando o serviço começou em uma unidade municipal.
Segundo Viviana Almeida, em 2021 o número de usuários com dispensação de PrEP em Manaus era de 936 pessoas, com 55% dessa dispensação ocorrendo na Atenção Primária à saúde. Este ano o número subiu para 3.216 pessoas com dispensação de PrEP, com 75% desse total apenas na APS.
Como acessar o serviço
A PrEP PODE ser disponibilizada para pessoas acima de 15 anos, com peso maior que 35 kg e que tenham vida sexual ativa. Para acessar, basta procurar uma das 15 unidades que oferecem o serviço, onde o paciente recebe informações e orientações.
No primeiro atendimento é realizado o teste rápido para HIV. Em caso de resultado positivo, o paciente é encaminhado para tratamento. Se o resultado for negativo, o usuário recebe prescrição para PrEP, encaminhamento para exames de controle e agendamento de consultas de acompanhamento.
Ações do Dezembro Vermelho e oferta de PEP
As ações do Dezembro Vermelho continuam nas unidades de saúde com intensificação de serviços de educação em saúde, prevenção e controle do HIV/Aids. As atividades incluem distribuição de preservativos, autotestes, material informativo e oferta do teste rápido para HIV em 193 Unidades de saúde.
A Semsa também mantém a oferta de PEP em 11 unidades, medida de prevenção de urgência com uso de medicamento para reduzir o risco de infecção após possível exposição ao HIV durante relação sexual ou acidente com material perfurocortante. A PEP deve ser usada apenas em situações emergenciais, como rompimento do preservativo durante a relação sexual ou acidentes com profissionais de saúde, conforme explica Viviana Almeida.
A lista das unidades que ofertam PrEP está disponível no site da Semsa Manaus: https://www.Manaus.am.gov.br/Semsa/prevencao-ao-hiv-ist-e-hepatites/
Transmissão e dados epidemiológicos
O HIV é transmitido por relações sexuais sem uso de preservativo, da gestante para o bebê na gestação, parto ou amamentação, pelo compartilhamento de seringas e agulhas contaminadas ou pela transfusão de sangue contaminado. O vírus ataca o sistema imunológico e, sem tratamento, PODE evoluir para a Aids.
Do total de 1.298 casos novos de HIV em adultos registrados este ano em Manaus, 66,79% (867) foram notificados entre pessoas de 20 a 39 anos, com 75,4% dos casos entre a população masculina. Também foram notificados 445 casos novos de Aids e 183 óbitos pela doença.
Em 2024, Manaus registrou 1.756 casos novos de HIV em adultos, 546 casos novos de Aids e 244 óbitos.
Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa
Fotos – Cristian Guerreiro/Semsa
Assuntos nesse artigo:
#prep, #Semsa, #prefeiturademanaus, #Manaus, #dezembrovermelho, #aps, #pep, #hiv, #aids, #prevencao, #testerapido, #preservativos, #autotestes, #unidadesdesaude, #vigilanciaepidemiologica


