Manaus encerra 2025 com avanços na agenda ambiental, incluindo Plano de Ação Climática em tramitação e ações práticas de proteção hídrica e arborização.
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), concluiu 2025 com ações voltadas à redução dos impactos climáticos, ao fortalecimento da governança ambiental e à ampliação de políticas públicas sustentáveis. O Plano de Ação Climática foi apresentado na COP30, realizada em Belém (PA), e passou por consulta pública em novembro de 2025, seguindo para as etapas finais de aprovação e institucionalização.
Plano de Ação Climática e institucionalização
Manaus é uma das poucas capitais brasileiras com Plano de Ação Climática, instrumento que reúne o inventário de emissões de gases de efeito estufa, levantamento de riscos e vulnerabilidades e diretrizes de mitigação e adaptação. O documento, apresentado pela gestão municipal na COP30, está em tramitação após a consulta pública de novembro de 2025.
Proteção hídrica com ecobarreiras
Entre as medidas de impacto direto, as ecobarreiras instaladas nos igarapés da cidade impediram que aproximadamente 8 mil toneladas de resíduos sólidos alcançassem o rio Negro, segundo a Semmas. A ação é citada pela gestão como contribuição para a proteção dos recursos hídricos e para a melhoria da qualidade ambiental.
economia verde e tecnologias de monitoramento
A Prefeitura desenvolve a Bolsa de Carbono Verde, iniciativa em construção com o apoio do Banco Mundial para valorizar a proteção ambiental e criar mecanismos econômicos associados à sustentabilidade. No monitoramento e controle, Manaus se tornou o primeiro município do Brasil a empregar drones de alta precisão, ferramenta usada no combate a ocupações irregulares e queimadas.
saneamento e arborização urbana
A revisão do Plano Municipal de saneamento básico (PMSB) está em curso, com conclusão prevista para março de 2026, e abrange abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e manejo de resíduos sólidos. Na arborização, entre 2021 e 2025 foram plantadas mais de 55 mil mudas, sendo 30 mil apenas em 2025, o maior volume anual registrado. No mesmo período, a Prefeitura doou mais de 330 mil mudas à população e produziu mais de 600 mil no Centro de Produção de mudas. Também foram implantados mais de 60 bosques e pomares urbanos.
Para o prefeito de Manaus em exercício, Renato Junior, “A gestão ambiental do município atua de forma integrada entre planejamento, fiscalização e execução, com ações concretas em áreas como arborização, controle ambiental, ecobarreiras e planejamento climático, desenvolvidas por meio de políticas públicas e parcerias institucionais”.
O titular da Semmas, Fransuá Matos, afirmou que Manaus encerrou 2025 com uma agenda ambiental estruturada e fortalecida em diferentes frentes, citando o recorde de arborização urbana, os resultados das ecobarreiras na contenção de resíduos e o compromisso da gestão municipal com a política ambiental.
A estudante Iolanda Batista avaliou como importante a entrega de mudas gratuitas: “Levar mudas para casa só traz benefícios. Assim, Podemos ter sombra, passarinhos e preservação”.
Texto – Tiago Auzier/Semcom
Fotos – Arquivo/Semcom
Assuntos nesse artigo:
#Manaus, #planodeacaoclimatica, #ecobarreiras, #rionegro, #bolsadecarbonoverde, #bancomundial, #drones, #saneamento, #pmsb, #arborizacao, #mudas, #centrodeproducaodemudas, #bosques, #pomaresurbanos, #semmas, #renatojunior, #fransuamatos, #iolandabatista, #cop30, #belempa


