Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Manaus adota a estratégia ‘Aproveita Baby’ para evitar sobra de vacinas contra a Covid-19
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Manaus adota a estratégia ‘Aproveita Baby’ para evitar sobra de vacinas contra a Covid-19
Manaus

Manaus adota a estratégia ‘Aproveita Baby’ para evitar sobra de vacinas contra a Covid-19

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus está adotando a estratégia “Aproveita Baby”, para evitar que vacinas contra a Covid-19 destinadas a crianças com comorbidade, de 6 meses a menores de 3 anos de idade (2 anos, 11 meses e 29 dias), sejam descartadas. A Secretaria Municipal de saúde (Semsa) explica que as sobras diárias da vacina serão ofertadas ao público da mesma faixa etária, mas sem doenças preexistentes, a partir das 14h, nas quatro unidades de referência da REDE de atendimento.

A secretária municipal de saúde, Shádia Fraxe, informa que a medida foi alinhada junto aos Distritos de saúde (Disa), em reunião realizada na segunda-feira, 21/11, em razão da baixa adesão das famílias à vacinação. A secretaria está seguindo a tendência de outras capitais, que estão adotando estratégias semelhantes para evitar o desperdício de doses.

“A vacina para esse público vem em frascos com dez doses, com validade de até 12 horas após aberto, e observamos que a adesão tem sido muito baixa. Por conta disso, de 8h às 14h, as unidades de referência vão vacinar prioritariamente as crianças com comorbidades, e após esse horário, até 17h, todas as crianças na mesma faixa etária que estiverem na unidade também serão contempladas com as doses restantes daquele dia”, explica.

De acordo com Shádia, caso todas as doses já tenham sido usadas quando a família levar sua criança menor de 3 anos de idade, sem comorbidades, a unidade de saúde irá registrar os dados da criança para que ela tenha prioridade no dia seguinte no recebimento das doses que sobrarem.

“Estamos trabalhando para utilizar 100% das doses de vacina, porque vacinas são caras e há um público na cidade para alcançarmos esse quantitativo. Por isso, pedimos que toda a população participe desse movimento, seja levando seus filhos ou incentivando que as pessoas próximas os levem”, completa.

busca ativa

A enfermeira Aldeniza Araújo, técnica da Subsecretaria Municipal de Gestão de saúde, destaca que as equipes de Estratégia saúde da Família (ESF), que atuam nos locais conhecidos como “casinhas”, já iniciaram a busca ativa de crianças com doenças preexistentes, de seis meses a menores de 3 anos de idade, com o objetivo de reuni-las para a vacinação.

“Os Agentes Comunitários de saúde (ACSs) vão identificar as crianças desse grupo que vivem no seu território, e vão agendar dia e horário para que elas sejam vacinadas nessas casinhas. Essas unidades não possuem salas de vacina, mas vamos mobilizar equipes nos dias agendados para oportunizar essa imunização”, conta.

Dados

Aldeniza diz que a estratégia da Semsa objetiva alcançar a meta de 90% das crianças com comorbidades, na nova faixa etária, vacinadas contra a Covid-19, que representa 2.088 crianças.

A Prefeitura de Manaus começou a ofertar a vacina contra a Covid-19 para crianças de seis meses a menores de 3 anos de idade na última sexta-feira, 18/11. Nos três primeiros dias do NOVO público (18, 19 e 21/11), apenas 12 crianças foram levadas para a vacinação.

Serviço

Os responsáveis maiores de 18 anos precisam apresentar os seguintes documentos da criança com comorbidades: documento de identidade com foto ou certidão de nascimento, Cartão Nacional de saúde (CNS) ou CPF, cartão de vacinação, e original e cópia do documento que comprove sua condição de saúde (laudo médico, receita ou carteira dos programas de saúde).

A vacinação contra a Covid-19 desse público é realizada de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h, e aos sábados, de 8h às 12h, em quatro unidades de saúde: UBS Áugias Gadelha, na zona Norte; UBS José Rayol dos Santos, na zona Sul; UBS Deodato de Miranda Leão, na zona Oeste; e UBS Alfredo Campos, na zona Leste.

As crianças sem comorbidades também devem ser levadas por seus tutores, portando documento de identidade com foto ou certidão de nascimento e o cartão de vacina.

— — —
Texto – Victor Cruz / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa

The post Manaus adota a estratégia ‘Aproveita Baby’ para evitar sobra de vacinas contra a Covid-19 appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Tags:ManausmanchetePrefeitura de ManausPrefeitura Municipal de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Campanha “Mãos que Doam” arrecada donativos para pacientes em situação de rua internados em três hospitais
Próximo artigo Agendamentos em horários de jogos da Seleção Brasileira junto ao Detran-AM terão alteração

Mais notícias desta categoria

Deslizamento de barranco em Manaus deixa duas residências em estado de alerta após chuva

7 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica limpeza na praça da Matriz após descarte irregular de resíduos no centro

11 horas atrás

Manaus terá ecoponto da Semulsp no Educandos para reforçar limpeza urbana e proteger o igarapé do 40

15 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza obra emergencial na avenida Constantino Nery para recuperar drenagem afetada

16 horas atrás

Prefeitura de Manaus decreta estado de atenção por chuvas intensas até às 19h neste domingo

18 horas atrás

Samu Manaus orienta sobre quando acionar 192 e como prestar primeiros socorros em situações de risco de vida

18 horas atrás

Sine Manaus oferta 483 vagas de emprego com atendimento presencial em postos da cidade

19 horas atrás

Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem profunda na avenida Maués após danos por ligações irregulares e lixo

2 dias atrás

Manaus registra 8.775 inscrições para creches municipais até 10h30 de 10/1 com sistema ativo

2 dias atrás

Reconstrução da drenagem superficial na avenida Laguna melhora escoamento e previne alagamentos em Manaus

3 dias atrás

Prefeitura de Manaus inicia revitalização do campo do Buracão no bairro Alvorada 3

3 dias atrás

Prefeitura de Manaus amplia atendimento à população em situação de rua em ação do Semasc no Cads

3 dias atrás
Manaus recupera sistema de drenagem profunda na rua Agnelo Bittencourt para reduzir alagamentos em Gilberto Mestrinho
Prefeitura de Manaus realiza manutenção asfáltica na avenida nathan xavier e recupera 650 metros de via
Sine Manaus oferta 693 vagas de emprego em várias áreas com pré‑seleção nesta sexta‑feira
Semtepi anuncia resultado recorde de R$ 3 milhões em 2025 e abre cadastro para 2026 em Manaus
Manaus amplia oferta de vacina contra Vírus Sincicial Respiratório para gestantes a partir da 28ª semana de gestação
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?