Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Manaus adota a estratégia ‘Aproveita Baby’ para evitar sobra de vacinas contra a Covid-19
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Manaus adota a estratégia ‘Aproveita Baby’ para evitar sobra de vacinas contra a Covid-19
Manaus

Manaus adota a estratégia ‘Aproveita Baby’ para evitar sobra de vacinas contra a Covid-19

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus está adotando a estratégia “Aproveita Baby”, para evitar que vacinas contra a Covid-19 destinadas a crianças com comorbidade, de 6 meses a menores de 3 anos de idade (2 anos, 11 meses e 29 dias), sejam descartadas. A Secretaria Municipal de saúde (Semsa) explica que as sobras diárias da vacina serão ofertadas ao público da mesma faixa etária, mas sem doenças preexistentes, a partir das 14h, nas quatro unidades de referência da REDE de atendimento.

A secretária municipal de saúde, Shádia Fraxe, informa que a medida foi alinhada junto aos Distritos de saúde (Disa), em reunião realizada na segunda-feira, 21/11, em razão da baixa adesão das famílias à vacinação. A secretaria está seguindo a tendência de outras capitais, que estão adotando estratégias semelhantes para evitar o desperdício de doses.

“A vacina para esse público vem em frascos com dez doses, com validade de até 12 horas após aberto, e observamos que a adesão tem sido muito baixa. Por conta disso, de 8h às 14h, as unidades de referência vão vacinar prioritariamente as crianças com comorbidades, e após esse horário, até 17h, todas as crianças na mesma faixa etária que estiverem na unidade também serão contempladas com as doses restantes daquele dia”, explica.

De acordo com Shádia, caso todas as doses já tenham sido usadas quando a família levar sua criança menor de 3 anos de idade, sem comorbidades, a unidade de saúde irá registrar os dados da criança para que ela tenha prioridade no dia seguinte no recebimento das doses que sobrarem.

“Estamos trabalhando para utilizar 100% das doses de vacina, porque vacinas são caras e há um público na cidade para alcançarmos esse quantitativo. Por isso, pedimos que toda a população participe desse movimento, seja levando seus filhos ou incentivando que as pessoas próximas os levem”, completa.

busca ativa

A enfermeira Aldeniza Araújo, técnica da Subsecretaria Municipal de Gestão de saúde, destaca que as equipes de Estratégia saúde da Família (ESF), que atuam nos locais conhecidos como “casinhas”, já iniciaram a busca ativa de crianças com doenças preexistentes, de seis meses a menores de 3 anos de idade, com o objetivo de reuni-las para a vacinação.

“Os Agentes Comunitários de saúde (ACSs) vão identificar as crianças desse grupo que vivem no seu território, e vão agendar dia e horário para que elas sejam vacinadas nessas casinhas. Essas unidades não possuem salas de vacina, mas vamos mobilizar equipes nos dias agendados para oportunizar essa imunização”, conta.

Dados

Aldeniza diz que a estratégia da Semsa objetiva alcançar a meta de 90% das crianças com comorbidades, na nova faixa etária, vacinadas contra a Covid-19, que representa 2.088 crianças.

A Prefeitura de Manaus começou a ofertar a vacina contra a Covid-19 para crianças de seis meses a menores de 3 anos de idade na última sexta-feira, 18/11. Nos três primeiros dias do NOVO público (18, 19 e 21/11), apenas 12 crianças foram levadas para a vacinação.

Serviço

Os responsáveis maiores de 18 anos precisam apresentar os seguintes documentos da criança com comorbidades: documento de identidade com foto ou certidão de nascimento, Cartão Nacional de saúde (CNS) ou CPF, cartão de vacinação, e original e cópia do documento que comprove sua condição de saúde (laudo médico, receita ou carteira dos programas de saúde).

A vacinação contra a Covid-19 desse público é realizada de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h, e aos sábados, de 8h às 12h, em quatro unidades de saúde: UBS Áugias Gadelha, na zona Norte; UBS José Rayol dos Santos, na zona Sul; UBS Deodato de Miranda Leão, na zona Oeste; e UBS Alfredo Campos, na zona Leste.

As crianças sem comorbidades também devem ser levadas por seus tutores, portando documento de identidade com foto ou certidão de nascimento e o cartão de vacina.

— — —
Texto – Victor Cruz / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa

The post Manaus adota a estratégia ‘Aproveita Baby’ para evitar sobra de vacinas contra a Covid-19 appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Tags:ManausmanchetePrefeitura de ManausPrefeitura Municipal de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Campanha “Mãos que Doam” arrecada donativos para pacientes em situação de rua internados em três hospitais
Próximo artigo Agendamentos em horários de jogos da Seleção Brasileira junto ao Detran-AM terão alteração

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus intensifica obras de recuperação asfáltica e leva melhorias à zona Leste

6 horas atrás

Prefeitura de Manaus avança em implantação de drenagem profunda no bairro Aleixo

6 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza recuperação asfáltica no bairro Parque 10 e moradores destacam celeridade na resposta

6 horas atrás

Prefeito David Almeida recebe representante da Honda Brasil, patrocinadora oficial do ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’ e destaca apoio da iniciativa privada

7 horas atrás

Prefeito David Almeida entrega nova escola na zona rural de Manaus e reforça compromisso com a educação

7 horas atrás

Prefeitura de Manaus leva nova frente de recapeamento ao bairro Japiim e moradores comemoram melhorias

8 horas atrás

Sinalização no Centro para aumentar segurança viária

10 horas atrás

Sine Manaus oferta 412 vagas de emprego nesta quarta–feira, 3/9

11 horas atrás

Prefeitura abre inscrições para espaços Sou Gamer e Sou Geek no ‘#SouManaus 2025’

12 horas atrás

#SouManaus 2025 inicia com mostra de cinema e oficina

12 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica fiscalização a empresas que não emitem Nota Fiscal de Serviço

12 horas atrás

Trânsito e transporte terão interdições temporárias para corrida ‘#SouManaus’ nesta quinta-feira

13 horas atrás
‘Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla’ encerra com mostra da Educação Especial
Visa Manaus apreende mais de 160 quilos de linguiça vencida
Prefeitura de Manaus transforma ruas do bairro Japiim com obras de asfaltamento e garante mobilidade aos moradores
Sine Manaus oferta 431 vagas de emprego nesta terça-feira, 2/9
Contas da gestão David Almeida de 2022 e 2023 são aprovadas pelo TCE-AM
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?