Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Manacapuru: Idam retoma atividades em Unidade Demonstrativa de produção de sementes de malva
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Manacapuru: Idam retoma atividades em Unidade Demonstrativa de produção de sementes de malva
Gestão EstadualPolítica

Manacapuru: Idam retoma atividades em Unidade Demonstrativa de produção de sementes de malva

1 ano atrás
Compartilhar
3 Min Lidos
Idam retoma atividades em Unidade Demonstrativa4 Divulgacao Idam 7N91Bu

Apesar da estiagem que atingiu o estado, as plantas se desenvolveram e os técnicos podem seguir com os tratos culturais

Foto: Divulgação/Idam

Interrompidas por conta da severa estiagem que atingiu o Amazonas em 2023, as atividades na Unidade Demonstrativa (UD) de produção de sementes de malva, no município de Manacapuru (a 68 quilômetros da capital), foram retomadas, na terça-feira (09/04), pelos técnicos do Projeto Prioritário (PP) de Fibras do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam).

O projeto tem objetivo de produzir sementes que, posteriormente, serão doadas a produtores rurais a fim de fortalecer a cadeia produtiva da malva no estado. Em Manacapuru, a cultura está entre as atividades de destaque na geração de emprego e renda, que tende a ganhar maior destaque com a retomada das ações da UD.

Foto: Divulgação/Idam

A UD está situada no sítio do agricultor familiar Severo Façanha, na comunidade de Acajutuba. A atividade foi iniciada em 2021, com adubação da área selecionada com uso de adubo orgânico e químico. O plantio, entretanto, foi prejudicado por conta da severa estiagem que assolou o estado ano passado, porém, das 625 plantas, 379 nasceram e se desenvolveram.

“Avaliamos as plantas e constatamos que uma boa parcela delas conseguiu passar pela estiagem e se desenvolveram. Com isso, o próximo passo é seguir com os tratos culturais na busca dos resultados”, destacou o coordenador do Projeto Prioritário de Fibras do Idam, Suzamar Santos.

A primeira UD implementada pelo PP de Fibras em parceria com a Fazenda Experimental da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na BR-174, rendeu 600 kg de sementes por hectare, considerado um enorme sucesso pela equipe técnica.

O coordenador revela ainda que, no mês de junho, será implantada uma Unidade Demonstrativa em Parintins (a 369 quilômetros da capital), na qual, o município é um dos maiores produtores de fibras do estado e, com a nova UD, outros agricultores familiares terão acesso a sementes para produção de malva.

O post Manacapuru: Idam retoma atividades em Unidade Demonstrativa de produção de sementes de malva apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

   

Tags:ManacapuruParintins
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior PMAM CAMINHADAECOLOGICA 768x1024 Wphgr0 Polícia Militar do Amazonas e Secretarias Municipais realizam caminhada ecológica na zona centro-sul
Próximo artigo cultura mostra cineastas iniciantes 02 724x1024 wgySxq Cine Teatro Guarany apresenta ‘1ª Mostra de Filmes de Artistas Iniciantes e Independentes – 2024’

Mais notícias desta categoria

obras de UBSs 4

David Almeida fiscaliza UBSs em Manaus com determinação

4 horas atrás
Mutirao do CAR Foto 4 Arquivo Ipaam 24 07 2025 1024x768 1

Ipaam promove regularização ambiental em São Gabriel

7 horas atrás
IMG 7343

Recapeamento em Manaus – Obras na zona Norte avançam

22 horas atrás
WhatsApp Image 2025 07 23 at 135000 2

Segurança dos Motociclistas – Parceria em Manaus

1 dia atrás
CETAM EaD FOTO CLEUDILON PASSARINHO ASSCOM CETAM 1 1024x683 1

Cetam: Cursos Gratuitos a Distância Transformam Carreiras

1 dia atrás
UGPE OFICINA DE CHOCOLATE FOTO TIAGO CORREA UGPE01 1024x683 1

Parceria UGPE – Fortalecimento para Pessoas Idosas

2 dias atrás
Novas Viaturas Tiago Correa 5 1024x682 1

Viaturas novas – Aumenta segurança em Manaus

3 dias atrás
tarifa do Zona Azul

Zona Azul: Justiça suspende desconto da tarifa

3 dias atrás
VOLUME DE DROGAS APREENDIDO PELO AMAZONAS EM 2025 E O MAIOR EM RELACAO AOS ULTIMOS 10 ANOS FOTOS ERLON RODRIGUES PC AM BEATRIZ SAMPAIO PC AM DIEGO PERES SECOM DIVULGACAO PMAM 4 1024x576 1

Volume de drogas apreendido pelo Amazonas supera recordes

4 dias atrás
SEAS CENTROS DIVULGACAO 5 1024x682 1

Centros de Convivência: Apoio e Inclusão Social

6 dias atrás
UGPE REGIONALIZACAO DO SANEAMENTO NO AMAZONAS FOTO TIAGO CORREA UGPE 04 1 1 1024x683 1

Conselho Participativo – Inscrições Abertas no Amazonas

7 dias atrás
Procon AM Notificacao Cinema 1024x689 1

Procon-AM notifica cinema – Entrada de alimentos externos

1 semana atrás

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

Câmara aprova pacote de medidas de combate e prevenção à violência contra a mulher

Combate à violência escolar é tema de aprovações na Câmara em 2024

Seguro obrigatório para veículos volta com aprovação na Câmara em 2024

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?