A operação policial também identificou e inutilizou uma aeronave utilizada pelo grupo criminoso para transportar as drogas

Foto: Mauro Neto / SECOM
Em uma operação conjunta, a polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio da Companhia de Operações Especiais (COE), com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Amazonas (FICCO-AM) da polícia Federal do Amazonas (PF-AM), o Grupo Especial de Fronteira do Mato Grosso (Gefron/MT) e a Força Aérea Brasileira (FAB), apreendeu 364 quilos de maconha skunk.
A ação foi registrada, na quinta-feira (25/09), em uma área rural de Urucará (a 261 quilômetros de Manaus), após informação de uma pista de pouso clandestina que era utilizada por narcotraficantes para armazenamento e transporte de drogas.
De acordo com o comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, a ação foi resultado de um trabalho integrado de inteligência e, com essa apreensão, a corporação militar chega a mais de 22 toneladas de entorpecentes apreendidos neste ano.

Foto: Mauro Neto / SECOM
“Nós estamos apresentando mais uma ação exitosa da polícia Militar, através da Companhia de Operações Especiais. Dessa vez, ali nas proximidades de Urucará. Com ações de inteligência e integração entre as agências, as equipes conseguiram chegar a essa pista clandestina e inutilizar uma aeronave que estava sendo utilizada para transportar esse entorpecente”, disse o coronel Klinger.
A operação policial teve início após informações do Gefron/MT sobre a pista de pouso clandestina. Por volta das 13h, às equipes da COE e FICCO foram até o local apontado e encontraram um grupo criminoso, que fugiu ao perceber a presença policial.
Segundo o comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), coronel PM Alysson Lima, as equipes precisaram acessar um local de difícil acesso para chegar na pista clandestina.


Foto: Mauro Neto / SECOM
“Eles atracaram mais ou menos a 1 quilômetro do ponto onde esse avião se encontrava. E eles tiveram que se deslocar em área de selva e área de difícil acesso. Quando chegaram no local, a aeronave se encontrava realmente no ponto previsto. Não foi encontrado nenhum piloto e, possivelmente, um segurança dele também. Mas a carga, a droga, se encontrava dentro do avião”, explicou o coronel Alysson Lima.
Foram encontrados 13 fardos de entorpecentes, totalizando 364 quilos de maconha skunk apreendidos, e uma aeronave. Com o apoio da Defesa Aérea da FAB, a aeronave, que era usada no apoio para a logística do tráfico e narcotráfico de drogas, foi inutilizada na ação policial.
Ao todo, a operação resultou em mais de R$ 10,2 milhões de prejuízo ao crime organizado.
O post Mais de 360kg de drogas são apreendidos em ação integrada entre a PMAM, PF, FAB e Gefron/MT apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.