Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Mais de 36 mil alunos da rede municipal de ensino participam do 6º tempo em 2025
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Mais de 36 mil alunos da rede municipal de ensino participam do 6º tempo em 2025
Manaus

Mais de 36 mil alunos da rede municipal de ensino participam do 6º tempo em 2025

11 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), deu início, nesta segunda-feira, 10/3, ao ‘6º tempo’, ação que está inserida no Programa Educa + Manaus. No total 36.175 estudantes, sendo 22.552 do 5º ano, e 13.623 do 9º ano do ensino fundamental, de 330 unidades de ensino, serão beneficiados com a atividade que se estende até o dia 31/10. A ação acontecerá de segunda a quinta-feira, no período da manhã e tarde.

O objetivo é reforçar habilidades de Língua Portuguesa e matemática não consolidadas no percurso de desenvolvimento da Sequência Didática, estratégia pedagógica que também faz parte do Programa Educa + Manaus. O projeto funciona depois do horário das aulas regulares, e ainda oferece um lanche para os alunos que participam do reforço.

A ação também visa preparar os estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental para a prova do Sistema de Avaliação da educação básica (Saeb), exame nacional aplicado para avaliar o nível de aprendizagem na educação básica brasileira.

Na escola José Carlos Mestrinho, localizada no Bairro Nossa Senhora das Graças, estão participando da ação 45 alunos, com idade entre 10 e 13 anos, todos do 5º ano do ensino fundamental. Na unidade, o sexto tempo vai acontecer das 11h às 11h50 e das 17h às 17h50, durante a semana.

Um dos professores do reforço escolar é o educador Reinaldo da Cruz, que está desde 2023 na ação pedagógica. De acordo com ele, o 6º tempo vem potencializar as ações de aprendizagem que as escolas do município já fazem ao longo do ano letivo.

“O 6º tempo é importante, porque soma com as ações pedagógicas que as escolas já desenvolvem. Com uma hora a mais de aula, com apresentação de videoaulas dinâmicas e com uma linguagem bem acessível, essa metodologia de ensino provoca um aprendizado mais significativo nos alunos, fazendo com que nas provas externas, com a prova Saeb, eles estejam mais seguros para resolver as questões e consigam bons resultados”, frisou o educador. 

Uma das alunas contempladas com a ação é a estudante do 5º ano, Ana Beatriz da Costa, 10. Para ela, o reforço será importante para suprir dificuldades de aprendizagem e, também, para ajudar na preparação do Saeb.

“Espero aprender muito mais ainda, principalmente assuntos de português que tenho algumas dificuldades e, com isso, também, quero me preparar para eu tirar uma boa nota no Saeb”, disse a aluna Ana Beatriz.

— — —
Texto – Emerson Santos/Semed
Fotos – Ulisson Santos/Semed

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Projeto cria política agrícola para incentivar produção de lúpulo no país
Próximo artigo Prefeitura de Manaus intensifica serviços de recuperação asfáltica na avenida Torquato Tapajós

Mais notícias desta categoria

Maria da Salete, residente da FDT por 32 anos, morre aos 88 anos em Manaus

14 horas atrás

Prefeitura de Manaus inicia recuperação de rede de drenagem na avenida Brasil após chuvas intensas

15 horas atrás

Manaus inicia obra emergencial para recuperação da rede de drenagem na rua Robyson Souza após rompimento

15 horas atrás

Chuvas em Manaus provocam seis ocorrências e acionam Defesa Civil do município neste sábado

16 horas atrás

Manaus em alerta de deslizamento severo após acumulado de chuvas nas últimas 24 horas

20 horas atrás

Chuvas em Manaus geram 22 chamados e Defesa Civil atende ocorrências em 23/1 com ação rápida

1 dia atrás

Recuperação asfáltica avança nas ruas Carauari, Miracema e Araguacema em Manaus e reforça infraestrutura local

1 dia atrás

Recuperação asfáltica na rua Águas Marinhas melhora tráfego na zona Leste de Manaus

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus recupera drenagem profunda na avenida Curaçao após danos por chuvas e descarte irregular

1 dia atrás

Colônia de férias No Quintal do Parque reúne cerca de 40 crianças em Manaus com oficinas de Kung Fu e Yoga Kids

2 dias atrás

Chuvas em Manaus mobilizam Defesa Civil e geram 17 ocorrências atendidas até 23/1

2 dias atrás

Manaus conquista assento no Conselho Superior do CG-IBS e integra decisões da Reforma Tributária nacional

2 dias atrás
Prefeitura de Manaus emite autorização para cessão de via pública em 48 trechos nos últimos 10 anos
Prefeitura de Manaus registra adesão ao desconto para licenciamento de engenhos publicitários nas primeiras semanas de 2026
Prefeitura de Manaus reforça sinalização escolar em frente a mais de 200 pontos antes do ano letivo
Manaus registra aumento de atendimentos na gerência de comércio fixo em áreas públicas em 2025
Manaus registra aumento de atendimentos da gerência de comércio fixo em áreas públicas em 2025
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?