Evento reuniu mais de 3 mil pessoas no Largo de São Sebastião e celebrou os 129 anos do Teatro Amazonas
A 4ª corrida do Teatro Amazonas reuniu mais de 3 mil pessoas na manhã deste domingo (28/12) no Largo de São Sebastião, no centro histórico de Manaus. Organizada pela To Goal Sports, com apoio do Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa, a prova teve um percurso de sete quilômetros, com largada e chegada em frente ao Teatro Amazonas.
Percurso e trajeto
Após a largada no Largo de São Sebastião, os corredores seguiram pela rua José Clemente, acessaram a Joaquim Sarmento, passaram pela avenida 7 de Setembro, Floriano Peixoto, rua dos Barés e pela região da Manaus Moderna. O trajeto continuou pelas ruas Barroso, 24 de Maio e avenida Eduardo Ribeiro, até a chegada novamente em frente ao Teatro Amazonas.
Participantes e manifestações
O evento marcou a celebração dos 129 anos do Teatro Amazonas, cujo aniversário é comemorado oficialmente em 31 de dezembro. Segundo o secretário de cultura, Caio André, “O nosso teatro é emblemático e o número de participantes na corrida, registra o sucesso que é essa receita de cultura e esporte juntos. Nesses 129 anos do Teatro Amazonas, o que queremos é ratificar a grandiosidade desse nosso patrimônio e poder, ainda, promover mais saúde e bem-estar a todos”.
Atletas e moradores destacaram a combinação entre esporte e patrimônio. A corredora Amanda Gomes, que participou pela primeira vez, afirmou: “Eu já participei de outras corridas, mas esta foi a primeira vez na corrida do Teatro Amazonas. É sempre uma emoção quando chego ao teatro, eu me arrepio, porque ele é um ícone e representa o nosso estado. Unificar esporte e cultura, pra mim, é sensacional. Vim preparada, vim com força total”.
O morador do entorno Fabrício Almeida, na terceira participação, disse que a prova tem caráter tradicional: “A corrida do Teatro já está se tornando uma prova tradicional. Eu moro a duas quadras daqui, então, pra mim, é muito especial correr aqui e celebrar mais um aniversário do Teatro Amazonas. A preparação foi o treino básico e, por ser uma corrida comemorativa e, teoricamente, a última do ano, hoje a ideia é se divertir”.
acessibilidade no pódio
A corrida também reforçou ações de inclusão. O atleta Francisco Barros, campeão da categoria cadeirante, comentou: “Sou atleta PCD, cadeirante, e estar na corrida do Teatro Amazonas é motivo de muito orgulho. Representar a nossa equipe e as pessoas com deficiência em um evento que celebra o Teatro Amazonas é muito gratificante”. Segundo ele, a prova é aguardada por marcar o encerramento do calendário esportivo do ano.
Ao celebrar mais um aniversário do Teatro Amazonas, o Governo do Amazonas reafirmou a integração entre esporte, cultura e inclusão, com a intenção de valorizar o patrimônio histórico e promover qualidade de vida para a população.
Assuntos nesse artigo:
#corridadoteatroamazonas, #teatroamazonas, #largodesaosebastiao, #centrohistorico, #Manaus, #togoalsports, #governodoamazonas, #secretariadeculturaeeconomiacriativa, #setequilometros, #joseclemente, #joaquimsarmento, #7desetembro, #florianopeixoto, #ruadosbares, #manausmoderna, #barroso, #24demaio, #eduardoribeiro, #cadeirante, #inclusao


