Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Mais de 180 professores da educação infantil participam de formação on-line de robótica
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Mais de 180 professores da educação infantil participam de formação on-line de robótica
Manaus

Mais de 180 professores da educação infantil participam de formação on-line de robótica

4 horas atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), realizou, nesta sexta-feira, 10/4, o 1º módulo da formação “Pensamento Computacional e a Magia da Sucata”, com a temática de robótica, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), voltada à educação infantil.

A formação on-line aconteceu no laboratório da Gerência de Tecnologia (GTE), no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, e reuniu mais de 180 professores da educação infantil, de 24 unidades de ensino, divididos entre os turnos da manhã e da tarde.

O encontro, que é coordenado pela Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) e pela GTE, tem o objetivo de oferecer formação em Programação e Robótica utilizando sucata como recurso pedagógico, alinhada às diretrizes da BNCC de Computação, visando ao desenvolvimento do pensamento computacional na educação infantil.

De acordo com a formadora, Leida Cantalice, o material principal é a sucata, que, de forma lúdica, torna a aprendizagem mais divertida e prazerosa. “Os professores darão vida às sucatas, de acordo com a robótica educacional prevista na BNCC. Esses materiais passam a ter funções ligadas às habilidades do pensamento computacional e da abstração. Nesse processo, a criança observa um material reciclável e atribui uma função a ele, como um rolo de papel higiênico que PODE se transformar na perna de um robô, tudo orientado com base nas habilidades do pensamento computacional”, explicou.

Para a professora Carla Fonseca Hoyos, que participou da formação no Centro Municipal de educação infantil (Cmei) Mary Assayag Hannan, esse momento é fundamental para contribuir com uma prática pedagógica de excelência.

“Essas formações nos dão uma base de como trabalhar com nossas crianças de forma mais dinâmica, criativa e significativa. Além disso, incentivam o uso de materiais recicláveis, o reaproveitamento e a atribuição de novos significados no processo educativo”, concluiu a educadora.

#paratodosverem – capacitação

— — —

Texto – Érica Marinho/Semed

Fotos – Divulgação/Semed

Tags:capaDavid AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura tem alta de 25% no volume de atendimento no sistema de licenciamento urbano em março
Próximo artigo Prazo para prestação de contas da Pnab

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus destaca impacto do saneamento na saúde em seminário

2 horas atrás

‘Mutirão de Atendimento’ na galeria Espírito Santo

2 horas atrás

Palestra Cuidando da Mulher na Fundação Dr. Thomas

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza seletiva de atletismo da DDZ Leste 1 para a 27ª edição das Municipíadas

3 horas atrás

27ª edição das Municipíadas: Seletiva de atletismo da DDZ Leste 1

3 horas atrás

Prazo para prestação de contas da Pnab

4 horas atrás

Prefeitura tem alta de 25% no volume de atendimento no sistema de licenciamento urbano em março

5 horas atrás

Prefeitura de Manaus destaca protagonismo tecnológico no ‘Nutanix .NEXT 2026’, em Chicago

18 horas atrás

Prefeitura avança com manutenção asfáltica no bairro São José

20 horas atrás

Prefeitura intensifica recuperação de drenagem profunda no Aleixo

21 horas atrás

Prefeito Renato Junior realiza visita institucional ao TCE-AM

23 horas atrás

Cmei encerra atividades da ‘Semana de Literatura Amazonense’

23 horas atrás
Consultas de puericultura integram as estratégias para acompanhar o crescimento de crianças
Puericultura: estratégias para acompanhar o crescimento de crianças
Sine Manaus oferta 424 vagas de emprego nesta sexta-feira, 10/4
Prefeitura de Manaus realiza pesquisa sobre fluxo de veículos na zona Norte da cidade
Prefeitura de Manaus realiza pesquisa sobre fluxo de veículos na zona Norte da cidade
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?