Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Mais de 130 alunos visitam Bosque Vandete Rocha, no Ipaam, em primeira semana de atividades
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Mais de 130 alunos visitam Bosque Vandete Rocha, no Ipaam, em primeira semana de atividades
Governo do Amazonas

Mais de 130 alunos visitam Bosque Vandete Rocha, no Ipaam, em primeira semana de atividades

9 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Programação do Junho Ambiental do Instituto promove conexão com a natureza e saberes da região

FOTOS: Moisés Henrique/Ipaam

Em pouco mais de uma semana após a inauguração, o Bosque Estadual Vandete Rocha recebeu mais de 130 alunos da REDE pública de ensino e servidores da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), durante as primeiras atividades guiadas promovidas pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

O espaço foi inaugurado no Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) e, entre os dias 9 e 13, recebeu visitas de escolas estaduais e municipais, que participaram de uma programação voltada à educação ambiental. As ações fazem parte da programação do Junho Ambiental do Instituto, disponível em linktr.ee/ipaam.am.

A programação inclui palestras, trilhas temáticas inspiradas nas lendas amazônicas, visita ao Mirante, à Maloca, onde são exibidos brinquedos e miniaturas de cidades feitos com materiais recicláveis, ao viveiro de mudas e à Biblioteca Móvel. O espaço também conta com academia ao ar livre, parque infantil e quadra de areia. A iniciativa tem como objetivo aproximar a sociedade da natureza e incentivar a preservação ambiental.

O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destacou o potencial transformador da experiência. “O Bosque é mais do que um espaço de lazer. É uma ferramenta de educação ambiental que desperta nas crianças e jovens a importância de preservar o meio ambiente e valorizar a nossa cultura”, afirmou.

As atividades contam com a participação da equipe da Gerência de educação Ambiental (GEAM) do Ipaam, com apoio da Gerência de Fauna (Gefa). Durante a semana, participaram escolas como as estaduais professora Leonilla Marinho, Aderson de Menezes, Arthur Araújo, e a municipal Maria José Nunes da Cruz, todas localizadas na zona centro-sul de Manaus.

FOTOS: Moisés Henrique/Ipaam

O professor de educação física da escola Estadual Arthur Araújo, Roosevelt Gama, destacou que a visita contribui para o desenvolvimento da percepção e da conscientização ambiental dos alunos.

“Trouxemos os alunos do 9º ano, e foi uma forma de despertar essa conscientização ambiental nos nossos estudantes, para que todos tenham esse cuidado com a natureza, esse respeito com a fauna e com a flora, como forma de mantermos um ambiente agradável para todos, não só para as futuras gerações, mas também para a nossa”, afirmou o educador.

Entre os alunos do 9º ano da escola Estadual Arthur Araújo, Alex Andrey compartilhou o que aprendeu durante as atividades de sensibilização realizadas no bosque. “Aprendi que a gente não PODE estar desmatando a natureza porque isso nos prejudica também. Às vezes, as coisas acontecem porque a gente que traz a poluição. Vi várias lendas que amei. E essa trilha é maravilhosa, e eu a amei porque aqui dá para ouvir o som dos pássaros”, explicou.

Acompanhando a visita da filha, aluna do 5º ano da escola Estadual Aderson de Menezes, Rauliane Queiroz destacou a relevância do aprendizado ambiental proporcionado pelo bosque.

“Aqui elas têm esse contato direto com a natureza, aprendem sobre preservação e também sobre como reciclar o lixo, que é um grande problema atualmente. A escola também tem um papel importante nisso, incentivando sempre, batendo nessa tecla com as crianças: para que não joguem lixo no chão, para que cuidem das suas coisas e aprendam mais sobre a convivência com a natureza”, afirmou Rauliane.

Sobre o Bosque

FOTOS: Moisés Henrique/Ipaam

O Bosque Estadual Vandete Rocha ocupa uma área de três hectares de floresta equatorial, com ambientes de terra firme e de charco, às margens do igarapé do Bindá. O espaço abriga espécies nativas e trilhas ecológicas que fazem alusão a lendas amazônicas, e foi estruturado especialmente para receber grupos escolares.

A proposta do Governo do Amazonas é ampliar os espaços verdes na capital e fortalecer a educação ambiental como política pública permanente, valorizando os saberes tradicionais da região e promovendo a preservação dos recursos naturais.

escolas interessadas em agendar visitas devem entrar em contato com a Gerência de educação Ambiental (Geam) do Ipaam, pelo número (92) 98455-6013, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

O post Mais de 130 alunos visitam Bosque Vandete Rocha, no Ipaam, em primeira semana de atividades apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior “Agora posso dizer que a casa é minha”, diz moradora da zona norte ao receber título definitivo de propriedade do Governo do Amazonas
Próximo artigo Festival de Parintins 2025: Sejusc fortalece a conscientização de direitos humanos e combate a violências

Mais notícias desta categoria

Ceti Elisa Bessa Freire promove semana Educando para a Liberdade em Manaus para conscientizar sobre violência contra as mulheres

4 horas atrás

Mostra de Cultura Popular Amyipaguana reúne tradições indígenas e afro-brasileiras no Largo de São Sebastião

4 horas atrás

Sepet realiza agendamento para castração de cães e gatos no Nova Cidade, em Manaus

5 horas atrás

Castração de cães e gatos terá 120 vagas e 200 doses de vacina em ação na zona norte de Manaus

5 horas atrás

Mostra dedicada ao cineasta Djalma Limongi Batista tem abertura no Cineteatro Guarany

5 horas atrás

Mostra de Filmes Amazonenses reúne obras de Djalma Limongi Batista em Manaus com entrada gratuita

5 horas atrás

Governo do Amazonas atualiza layout da Ciptea e SEPcD passa a emitir nova carteira

6 horas atrás

Governo do Amazonas disponibiliza nova identidade da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

6 horas atrás

Exposição Memórias da Copa na Biblioteca Pública do Amazonas reúne recortes dos primeiros títulos do Brasil

6 horas atrás

‘Memórias da Copa’: Exposição na Biblioteca Pública do Amazonas resgata conquistas históricas da Seleção Brasileira

6 horas atrás

Ipaam autoriza primeiro criadouro científico de escorpiões no Amazonas para pesquisas sobre peçonha e comportamento

21 horas atrás

Ipaam concede licença à Fundação de Medicina Tropical para primeiro criadouro científico de escorpiões em Manaus

21 horas atrás
Hospital em Manaus busca familiares de idoso sem identificação internado após agressão física atendido pelo Samu
Presença feminina avança nas obras do Prosai Parintins e amplia atuação no saneamento básico do município
Amazonas leva produtos amazônicos à AAHAR 2026 em Nova Delhi, Índia, e amplia presença no mercado asiático
Governo do Amazonas lança CIPcD Digital com novo layout e acesso pelo aplicativo Sasi
Feira do Empreendedor da FUnATI reúne alunos para gerar renda e celebrar o Dia Internacional da Mulher
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?