Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Mais de 11 mil filhotes de quelônios são devolvidos à natureza na RDS do Uatumã
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Estado > Mais de 11 mil filhotes de quelônios são devolvidos à natureza na RDS do Uatumã
Governo do Estado

Mais de 11 mil filhotes de quelônios são devolvidos à natureza na RDS do Uatumã

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 1 de março de 2022
4 Min Lidos
Compartilhar


Há 38 minutos
Por Agência Amazonas

Soltura é última etapa do monitoramento de quelônios, realizada com apoio da Sema e prefeitura

FOTO: Anayra Benevides/AmazonasturMais de 11 mil filhotes de quelônios foram devolvidos à natureza, na segunda-feira (28/02), na Comunidade Nossa Senhora do Livramento, situada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, município de São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus).

A atividade faz parte do trabalho de monitoramento das espécies, conduzida pelos comunitários, com apoio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e da Prefeitura de São Sebastião do Uatumã. O secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, explica a importância da ação.

“Esse projeto faz parte das ações planejadas das Unidades de Conservação Estaduais, e é importante tanto para a saúde desses ecossistemas, uma vez que permite o aumento das populações de quelônios nessas áreas, quanto para o envolvimento das comunidades na educação ambiental”, disse.

FOTO: Anayra Benevides/AmazonasturA soltura de quelônios é a última etapa do monitoramento, que tem início com o acompanhamento dos tabuleiros de desova – os locais originais onde os ovos são depositados pelas fêmeas.

Após o depósito na areia pelas fêmeas, comunitários, conduzidos por Agentes Ambientais Voluntários (AAV) capacitados pela Sema, coletam os ovos e os levam para “berçários”, estruturas construídas por moradores. Nesses locais, os ovos podem eclodir em segurança, longe de predadores e do risco de caça ilegal.

Depois da eclosão dos ovos, os filhotes permanecem nos berçários, sendo alimentados e ambientados para a soltura, por cerca de três meses. Nesta atividade, foram soltos filhotes de tartaruga-da-amazônia, tracajá, iaçá e irapuca.

Turismo – Representando a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), a vice-presidente da pasta, Isadora Alfaia, esteve presente para dialogar com os moradores sobre as demandas voltadas ao turismo de base comunitária e caminhos para criar e promover novos produtos turísticos na RDS do Uatumã.

“Isso é muito importante para desenvolver a economia e o turismo na região. A Amazonastur se faz presente para tentar ajudar a comunidade a formatar mais esse novo produto turístico. Isso é uma determinação do governador Wilson Lima, para a gente trabalhar de maneira efetiva o turismo no interior do Amazonas”, destacou.

Além de representantes da Sema e Amazonastur, estiveram presentes na ação o secretário de Estado de Relações Federativas e Internacionais do Amazonas, Adriano Mendonça, e o prefeito de São Sebastião do Uatumã, Jander Barreto.

Impacto na comunidade – Para a empresária e moradora da RDS do Uatumã, Cleide Ferreira, a soltura é um dos momentos mais felizes do ano para a comunidade.

“Nós tocamos esse trabalho com muita força. Vocês não imaginam o quanto nós ficamos felizes em manter esse trabalho e a felicidade de todos, das crianças que estão crescendo e daqui mais alguns anos também vão tocar esse trabalho. Eu amo esse trabalho de coração”, contou.

Morador de São Sebastião do Uatumã, Wendell Lima esteve com os filhos na soltura dos filhotes de quelônios.

“Quando eu tinha o tamanho dos meus filhos eu criava tartaruguinha, e sempre que eu via esses projetos na televisão eu tinha vontade de ver, porque é emocionante. O que a gente tira disso é o efeito na cabeça das crianças, que, ao invés de serem predadores, vão criar uma cultura conservacionista muito bonita”, disse.

Tags:GovernadorGoverno do Amazonasgoverno do estadoManausmeio ambienteSão Sebastião do UatumãWilson Lima
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Governo do Amazonas moderniza iluminação pública na área externa do Complexo Hospitalar Sul

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
13 de dezembro de 2024
Governo do Amazonas

Equipe de wrestling brilha e delegação amazonense chega a nove medalhas nos Jogos da Juventude 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Ajuda humanitária: Governo do Amazonas distribui quase 4 mil cestas básicas em Unidades de Conservação

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Arsepam realiza visita técnica à construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Feirão Amazonas Meu Lar gerou R$ 55 milhões em vendas de unidades habitacionais com subsídio estadual, até o momento

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Seas tem programação dedicada ao Dia da Consciência Negra nos Centros de Convivência

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?