Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: ‘Mais Acesso’: Projeto da UEA promove cursos de capacitação para atendimento de PCDs
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > ‘Mais Acesso’: Projeto da UEA promove cursos de capacitação para atendimento de PCDs
Gestão EstadualPolítica

‘Mais Acesso’: Projeto da UEA promove cursos de capacitação para atendimento de PCDs

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Cursos de capacitação são ofertados por meio de um site e aplicativo desenvolvidos por professora e alunos da universidade

Foto: Arthur Castro/SECOM

Com o objetivo de promover a inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em diversas áreas da sociedade, o projeto ‘Mais Acesso’, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), disponibiliza cursos de capacitação para atendimento desse público. Criado em 2021 por uma professora e alunos da universidade do Governo do Amazonas, o projeto foi reformulado e ampliado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Para a professora de Legislação e Ética da escola Superior de artes e turismo (Esat) e coordenadora do ‘Mais Acesso’, Marklea Ferst, a construção do trabalho começou como um projeto de extensão da UEA voltado somente para o atendimento de pessoas PCDs no setor do turismo. Com o tempo, a demanda ficou maior e mais voluntários chegaram para fazer parte.

Para conseguir o investimento necessário para a ampliação, o projeto foi submetido a um edital da Fapeam e conseguiu recursos para a criação de um site e aplicativo, promovendo ainda mais acessibilidade no processo de aprendizagem. Atualmente, a equipe conta com 28 pessoas, entre alunos e ex-alunos voluntários, que atuam no desenvolvimento de soluções digitais de ensino e aprendizagem para capacitação.

Foto: Arthur Castro/SECOM

“O grande ‘start’ do projeto se deu a partir do momento que conseguimos esse subsídio da Fapeam, porque conseguimos fazer o site, desenvolver o aplicativo para iOS e Android e também desenvolver o curso de capacitação que está distribuído gratuitamente para todas as pessoas. O investimento do Governo do Amazonas em projetos da universidade contribui para o desenvolvimento econômico e social do estado”, explicou a professora e coordenadora do projeto, Marklea Ferst.

Dentro da equipe, cada aluno desenvolve um papel. O aluno Lucas Monteiro, de 21 anos, participa do ‘Mais Acesso’ há dois anos e meio. Durante esse período, ele destaca a aprendizagem diária com a professora e outros alunos como o maior benefício.

“Entrar no projeto me influenciou profissionalmente, mas também pessoalmente. Foi ele que abriu portas para mim e me ajudou a ter uma visão mais ampla no que diz respeito à acessibilidade. Antes, eu achava que sabia muito sobre o assunto, mas quando comecei a desenvolver as atividades, fui aprendendo muito”, contou Lucas.

Foto: Arthur Castro/SECOM

Segundo a equipe, o objetivo do ‘Mais Acesso’ é promover a acessibilidade, inclusão e igualdade de oportunidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Beatriz Viana, deficiente visual, integrante do grupo, é uma das principais consultoras de atividades do site e aplicativo. Ela explica que, por ter uma deficiência, sempre lidou com obstáculos, mas participar de um projeto como esse mudou completamente a rotina dela.

“Eu era uma pessoa mais tímida e retraída. O projeto me fez lutar mais pela causa (das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida) e ficar mais ativa. É muito importante ter pessoas que vivenciam essa realidade na equipe, porque não adianta o projeto ser voltado para a gente, mas a gente não participar”, destacou a aluna de turismo, Beatriz Viana.

Como acessar

A plataforma “Mais Acesso” está disponível em um site e em um aplicativo. O site PODE ser acessado pelo endereço www.maisacessoqualifica.com.br, onde todos os cursos de capacitação estão disponíveis. Qualquer pessoa PODE participar e obter um certificado ao final de cada curso de 30h.

O post ‘Mais Acesso’: Projeto da UEA promove cursos de capacitação para atendimento de PCDs apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

   

Tags:capaEstado do AmazonasGoverno do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Deputado João Luiz parabeniza programa RespirAR por reconhecimento internacional
Próximo artigo No Centro, bombeiros combatem incêndio em comércio e evitam propagação para outras dez lojas

Mais notícias desta categoria

Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e UTIs digitais

6 dias atrás

Maconha tipo skunk: Apreensão de 300 quilos em Manaus

6 dias atrás

Atletismo Amazonas destaca 12 representantes no Sul-Americano

7 dias atrás

Provão Eletrônico: Inscrições Abertas no Amazonas

7 dias atrás

David Almeida – Caravana Natalina na Ponta Negra

1 semana atrás

Ilumina+ Amazonas: Sustentabilidade em Iluminação Pública

1 semana atrás

Serviço de teleconsultas transforma saúde em Manaus

1 semana atrás

COP30: Inovações em Saúde no Amazonas à Frente das Mudanças Climáticas

1 semana atrás

Aumente a cobertura vacinal no Alto Solimões

1 semana atrás

SES-AM inova na gestão de pessoas em Brasília

2 semanas atrás

Governador Wilson Lima entrega modernização da AM-010

2 semanas atrás

Educação no Trânsito: Ação da SuperTrans

2 semanas atrás
Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário
REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida
COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável
Ação de Cidadania: Direitos em Parintins
Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?