Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Maior escola estadual de Ensino Fundamental da zona norte retorna às aulas com protocolos de segurança
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Maior escola estadual de Ensino Fundamental da zona norte retorna às aulas com protocolos de segurança
Gestão Estadual

Maior escola estadual de Ensino Fundamental da zona norte retorna às aulas com protocolos de segurança

5 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

O relógio marcava 6h40 quando o estudante João Neves, de 9 anos, chegou à escola Estadual (EE) Lenina Ferraro da Silva, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, acompanhado do tio, Miguel Vasconcelos. Ele estava tão satisfeito em voltar para a escola que foi o primeiro a chegar nesta quarta-feira (30/09), dia que marca o retorno às aulas presenciais do ensino fundamental. “Ele está feliz em voltar, acordou cedinho”, entregou o tio.

A unidade de ensino atende somente estudantes na modalidade de ensino fundamental, com 900 estudantes matriculados nos turnos matutino e vespertino. A escola é a maior em número de alunos e modalidade de ensino regular.

João faz parte dos 111 mil alunos da modalidade que voltam às aulas nesta quarta e quinta-feira (1º/10), com os grupos A e B, de forma híbrida – assim como no ensino médio, que retornou há pouco mais de um mês. O tio e responsável pelo aluno disse que acompanhou o sobrinho nas aulas pela TV aberta e, agora, espera que o resultado seja positivo. 

“A criança não PODE se atrasar [no estudo], tem que ter uma garantia que eles vão ter o ano letivo bem sucedido. Eu tenho uma filha da idade dele que está no grupo B e eles estavam ansiosos, faziam os exercícios, os trabalhinhos, mas queriam voltar porque acham melhor vir para cá.  Orientei sobre os cuidados de higiene, não ficar abraçando, ter todo cuidado e obedecer os professores”, diz Vasconcelos. 

Quem também estava feliz em retornar à unidade escolar e encontrar os coleguinhas eram os gêmeos Gabriel e Miguel de Souza, de 9 anos. Eles confessaram que mal conseguiram dormir, pensando em ir para a escola nesta quarta. “Eu estava querendo vir logo”, disse Gabriel. “Estou pensando nas provas que vamos fazer”, completou Miguel.

A mãe dos meninos, Josiele de Souza, disse que avaliou a situação, se informou e se sentiu segura em levar os filhos para a aula presencial. Ela acredita que os cuidados serão seguidos e bem orientados. “Eles estão cientes [dos protocolos] e não tiveram problema nenhum. Eles gostam muito de vir para a escola. Desde o dia que o governador falou que ia voltar, eles estão ansiosos e muito animados”, afirmou.

A EE Lenina Ferraro tem 839 alunos, que estudam em 13 salas, nos turnos matutino e vespertino. A gestora da unidade, Darcy Clei Silva, diz que a escola está pronta para receber os estudantes e os profissionais. “Está tudo bem sinalizado, passamos as orientações e estamos prontos para voltar”, garantiu.

Protocolos – Mais de 111 mil alunos do ensino fundamental (anos Iniciais e Finais) retornam às aulas presenciais da REDE pública estadual. Ao chegarem às suas escolas, os alunos terão que seguir alguns procedimentos. A primeira medida diz respeito à chegada do aluno à escola: todos os estudantes deverão se dirigir às suas unidades usando máscaras de pano devidamente postas sobre o rosto, cobrindo a boca e o nariz. 

Ao chegarem ao local, eles receberão outras duas unidades do item. A Secretaria de educação reforça que a utilização da máscara é uma das medidas mais eficazes no combate à Covid-19. Ainda na entrada da escola, os alunos terão suas temperaturas corporais aferidas, e os que registrarem acima de 37,5ºC serão encaminhados por um funcionário para aplicação do protocolo de segurança – que consiste em isolar o estudante dos demais e acionar os pais ou responsáveis. 

Os que apresentarem abaixo de 37,5ºC serão liberados para a próxima etapa, a higienização correta das mãos nas pias e dispositivos de álcool gel e sabão. Após esse procedimento, então, os alunos deverão prosseguir para a sala de aula, respeitando o distanciamento mínimo entre os colegas.

Tags:Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Seap promove evento sobre o ‘Setembro Amarelo’ em sua nova sede
Próximo artigo Inclusão é celebrada no Dia Mundial do Tradutor/Intérprete

Mais notícias desta categoria

Vacinação: Saúde e Alegria no Dia das Crianças

5 horas atrás

Outubro Rosa: Conscientização sobre Câncer de Mama

6 horas atrás

Viver Melhor: Avanços em Mobilidade e Acessibilidade

8 horas atrás

Descomplica Transporte: Comunicação Eficaz em Manaus

8 horas atrás

Respeito à pessoa idosa – Uma ação de conscientização

10 horas atrás

Feirinha do Tururi: Celebração Cultural em Manaus

1 dia atrás

Auxílio Estadual: Novo telefone para beneficiários

1 dia atrás

turismo amazônico – Manaus na Abav Expo 2025

1 dia atrás

Zero Metanol: Prefeitura de Manaus atua na fiscalização

2 dias atrás

Cadastro da carteira digital do ProBen+ já está aberto

2 dias atrás

Viradão Saeb – Aprendizado Dinâmico e Engajante

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus convoca 11 aprovados no concurso

2 dias atrás
Kits de segurança: Governo de AM apoia motofretistas
Figa 2025 – Gás Natural e Espaço Minichefs em Manaus
Polícia Militar do Amazonas resgata onça ferida no Rio Negro
Esse Canto Dança – Um Espetáculo Lúdico para Crianças
Outubro Rosa: Importância da Mamografia em 2025
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?