Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Maio Laranja: Thaysa Lippy destaca leis de combate ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > CMM - Câmara Municipal de Manaus > Maio Laranja: Thaysa Lippy destaca leis de combate ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes
CMM - Câmara Municipal de ManausGestão Estadual

Maio Laranja: Thaysa Lippy destaca leis de combate ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Em alusão ao ‘Maio Laranja’, celebrado no dia 18 maio, Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a vereadora Thaysa Lippy (PRD) destaca duas leis, de sua autoria, que abordam ações efetivas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes na cidade de Manaus.

A primeira lei, nº 2929, de julho de 2022, determina que escolas públicas municipais orientem os estudantes sobre abuso sexual infantil, incluindo “orientação para Prevenção ao abuso Sexual Infantil” como tema transversal. Pela lei, as escolas são obrigadas a incluir nos conteúdos programáticos das disciplinas do ensino fundamental a orientação para prevenção ao abuso sexual infantil.

Segundo a vereadora, o abuso sexual infantil ainda é um tema complicado e difícil de ser abordado, justamente pelos tabus que o cercam, pelo preconceito e pelo silêncio das vítimas – que nem sempre compreendem exatamente o que está acontecendo com elas – e também das famílias que sentem “vergonha” ou não sabem como lidar com a situação.

“Precisamos discutir, provocar conversas sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes aqui no Brasil. A cada hora 3 crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 51% têm entre 1 a 5 anos de idade. A luta é de todos nós. São as nossas crianças. É o nosso futuro”, afirmou a vereadora.

Importunação – A segunda lei destacada pela vereadora é a de nº 3015, de 11 de janeiro de 2023, que dispõe sobre a campanha de combate à importunação sexual nas principais avenidas destinadas a lazer esportivo de Manaus. Segundo a parlamentar, assim como mulheres adultas, adolescentes também passam por situações constrangedoras em avenidas destinadas a corridas, gerando a sensação de insegurança.

“Nossa intenção é erradicar a prática de atos libidinosos contra as esportistas que praticam atividades físicas nas avenidas públicas de Manaus”, frisou Thaysa Lippy, acrescentando ainda, que as duas leis estão em vigor na cidade.

Casos – No Amazonas, foram notificados 16.482 casos de violência contra crianças e adolescentes entre os anos de 2018 e 2022. Em ambos os sexos, a principal faixa etária afetada pela violência é de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos (35,4%).

O crime PODE ser denunciado na delegacia Especializada em Crimes contra Criança e Adolescente, na Zona Centro-Sul de Manaus.

Maio Laranja – O Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é marcado por ações de sensibilização e orientação sobre o tema em todo o país. A campanha “Maio Laranja” tem como objetivo orientar crianças, adolescentes, pais e a sociedade a identificar e denunciar situações de abuso e exploração sexual ao longo de todo o mês.

A data relembra o caso da menina capixaba Araceli Crespo, sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta em 18 de maio de 1973, aos 8 anos de idade.

The post Maio Laranja: Thaysa Lippy destaca leis de combate ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes appeared first on Câmara Municipal de Manaus.

 

Tags:ManausViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Durante a Operação Impacto, homem é preso por adulteração de sinal identificador
Próximo artigo Após trocar tiros com PMs, homem é preso com arma de fogo e mais de R$ 1 mil

Mais notícias desta categoria

Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e UTIs digitais

19 horas atrás

Maconha tipo skunk: Apreensão de 300 quilos em Manaus

24 horas atrás

Atletismo Amazonas destaca 12 representantes no Sul-Americano

2 dias atrás

Provão Eletrônico: Inscrições Abertas no Amazonas

2 dias atrás

David Almeida – Caravana Natalina na Ponta Negra

3 dias atrás

Ilumina+ Amazonas: Sustentabilidade em Iluminação Pública

5 dias atrás

Serviço de teleconsultas transforma saúde em Manaus

5 dias atrás

COP30: Inovações em Saúde no Amazonas à Frente das Mudanças Climáticas

5 dias atrás

Aumente a cobertura vacinal no Alto Solimões

5 dias atrás

SES-AM inova na gestão de pessoas em Brasília

6 dias atrás

Governador Wilson Lima entrega modernização da AM-010

6 dias atrás

Educação no Trânsito: Ação da SuperTrans

6 dias atrás
Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário
REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida
COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável
Ação de Cidadania: Direitos em Parintins
Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?