Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Líderes definem que PEC das prerrogativas parlamentares será votada nesta quarta-feira
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Líderes definem que PEC das prerrogativas parlamentares será votada nesta quarta-feira
Nacional

Líderes definem que PEC das prerrogativas parlamentares será votada nesta quarta-feira

3 semanas atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

26/08/2025 – 17:24  
•   Atualizado em 26/08/2025 – 18:23

Marina Ramos / Câmara dos Deputados

Reunião de líderes partidários nesta terça-feira

Líderes partidários definiram em reunião nesta terça-feira (26) que a chamada PEC das Prerrogativas (PEC 3/21) será votada na sessão do Plenário desta quarta-feira (27) pelos deputados.

O relator, deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), vai apresentar pela manhã o texto que será analisado pelos parlamentares.

A proposta promove mudanças no artigo da Constituição que trata da imunidade parlamentar. Entre outras alterações, o texto restringe a prisão em flagrante de integrantes do Congresso Nacional.

Conforme o texto original, somente poderá haver prisão em flagrante dos parlamentares nos casos de crimes inafiançáveis citados explicitamente pela Constituição: racismo, crimes hediondos, tortura, tráfico de drogas, terrorismo e a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático.

O líder do PDT, deputado Mário Heringer (MG), afirmou que o texto não está fechado. “A maioria dos líderes entendeu que é o momento de fazer e vamos fazer”, disse o parlamentar. “Por exemplo, vamos redefinir quem PODE entrar com Adin ou não, mas não conheço o texto ainda”, explicou.

Marina Ramos / Câmara dos Deputados

Farias: este não é momento de acirrar conflitos

O líder do PT, deputado Lindbergh Farias (RJ), afirmou que a PEC das Prerrogativas (PEC 3/21) divide o Plenário da Câmara. Para ele, não é o momento de “acirrar conflitos institucionais”. O deputado falou a jornalistas após a reunião de líderes desta terça-feira (26).

Farias lembrou do julgamento do ex-presidente Bolsonaro, que começa na próxima semana, e que o papel da Câmara deve ser de muita tranquilidade e de  alerta institucional para evitar “perturbação da ordem e descontrole das ações no Parlamento”.

“Isso é muito importante. Nossa posição é de não embarcar em nenhuma aventura que alimente o clima de acirramento”, disse.

O parlamentar afirmou que a prioridade do governo é votar a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, sem mexer nas compensações, como a taxação dos mais ricos, como prevê o texto (PL 1087/25).

Calendário
Ele informou ainda que até quinta-feira o presidente da Câmara, Hugo Motta, deve se reunir com a ministra Gleisi Hoffman e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para definir um calendário de votação das duas Casas para que o projeto seja aprovado até o final de setembro.

A líder do Psol, deputada Talíria Petrone (RJ), também defendeu a votação do projeto de isenção do Imposto de Renda. Segundo ela, este não é o momento político adequado para votar a PEC 3/21. “Essa tensão não interessa a nenhum campo político e há um julgamento em curso que chega em muitos agentes políticos. Eu não vejo problemas de discutir a garantia das prerrogativas, mas não agora”, defendeu.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Geórgia Moraes

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus soma 190 notificações em 14 ruas e avenidas vistoriadas durante ‘Mutirão no Bairro’ no Centro
Próximo artigo Câmara pode votar PEC das Prerrogativas nesta quarta-feira

Mais notícias desta categoria

Indicação de Eduardo Bolsonaro para a liderança da Minoria segue indefinida

15 minutos atrás

Câmara aprova MP que amplia alcance da Tarifa Social de Energia Elétrica

2 horas atrás

Comissão aprova prioridade para diabético em exame que exija jejum

2 horas atrás

Fórum BRICS propõe ações conjuntas para combater pobreza e doenças

2 horas atrás

Audiência discute conscientização e cuidados sobre a doença de Alzheimer

3 horas atrás

Comissão aprova proibição de redução da pena de pessoa com tornozeleira eletrônica que traficar drogas

3 horas atrás

Representantes de empresas de pequeno porte pedem a deputados atualização do limite do Simples

3 horas atrás

Ex-assessor do TSE afirma que havia um monitoramento das redes sociais da “direita” nas eleições de 2022

4 horas atrás

Pacientes e familiares pedem atualização de tratamento para doença pulmonar crônica

4 horas atrás

Comissão aprova proteção pessoal e escolta a agentes de segurança pública

5 horas atrás

Comissão aprova regras para uso de escritórios compartilhados

6 horas atrás

Comissão aprova definição de notório saber jurídico e outros requisitos para cargos

6 horas atrás
Qualidade de suplementos alimentares é tema de novo debate na Câmara
Comissão especial sobre PEC da Segurança Pública debate economia do crime organizado
Comissão da Câmara discute combate ao garimpo ilegal e denúncias de abusos em Roraima
Comissão debate criminalização de pareceres jurídicos
Comissão da Câmara debate formação de psicanalistas e impactos na saúde mental
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?