Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Lideranças indígenas cobram do Congresso respeito aos seus direitos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Lideranças indígenas cobram do Congresso respeito aos seus direitos
Nacional

Lideranças indígenas cobram do Congresso respeito aos seus direitos

10 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

10/04/2025 – 15:11  

Elio Rizzo / Cãmara dos Deputados

Seminário na Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais

Lideranças indígenas participantes de um seminário promovido pela Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados afirmaram que o Congresso Nacional age de forma a retroagir nas suas conquistas, especialmente com a aprovação da Lei do Marco Temporal, que estabelece que os povos indígenas só podem reivindicar terras que ocupavam ou disputavam em 5 de outubro de 1988, data de promulgação da Constituição.

O chefe de participação social e Diversidade do Ministério dos Povos Indígenas, Jecinaldo Sateré, considerou uma vergonha a aprovação da lei. Para ele, foi como voltar ao tempo de violações. A lei, disse, impede novos avanços na gestão de territórios.

Os participantes do seminário reclamaram ainda da violência, da mineração em seus territórios e da falta de demarcação de terras indígenas no País.

Para Agnaldo Pataxó, representante da Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), é preciso mudar a estratégia de luta no Congresso, porque não dá para todo ano falar a mesma coisa.

“Deputados e senadores que apoiam a causa indígena de verdade devem fazer reunião com o presidente da República. Ele precisa saber que os povos estão morrendo dentro dos territórios. Alguém precisa dizer a Lula, alguém que foi eleito por nós”, sugeriu Agnaldo Pataxó. “Não dá para ter nosso território tomado por tráfico, por organizações, por grileiros, assassinos, fazendeiros.”

Elio Rizzo / Cãmara dos Deputados

Célia Xakriabá defendeu aprovação da Política Nacional de Gestão Territorial de Terras Indígenas

Desafio
A deputada Célia Xakriabá (Psol-MG) disse que foi eleita para defender os povos indígenas, sem temer ameaças e intimidações. “Estamos aqui. É um desafio, mas fazemos com alegria. Agora estamos articulando para aprovar a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas [PL 4347/21], da qual eu sou relatora”, destacou.

Também a deputada Juliana Cardoso (PT-SP) admitiu ser difícil a atuação como parlamentar indígena. Ela ressaltou, por outro lado, que os povos indígenas estão “enraizados aqui desde antes de o Congresso ter todas essas paredes”.

Presidente da Comissão da Amazônia, a deputada Dandara (PT-MG) pediu UNIÃO para pôr fim ao racismo, avançar nas demarcações e construir direitos de saúde, de educação, de cultura e de lazer, entre outros.

Demarcações
Do lado do governo, a antropóloga Janete Carvalho, da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), e a coordenadora de Demarcação de Terras Indígenas do Ministério da justiça, Estella Libardi, destacaram que a gestão atual tem avançado nos processos de demarcações.

Janete Carvalho disse que as terras indígenas são um direito originário que vem sendo alvo de ataque por iniciativas anti-indígenas. “Em 2023, a FUNAI retomou todos os processos de regularização fundiária e demarcação que haviam sido paralisados no governo anterior”, comentou. “Estamos ainda devendo processos de regularização fundiária. Existem muitos ainda que não conseguimos iniciar ou finalizar.”

Desde 2023, 13 terras indígenas foram homologadas, o que já é uma das etapas finais do processo que garante a posse exclusiva da terra aos indígenas. “É um marco. Essa retomada aconteceu nesse cenário muito adverso de mudanças”, observou Estella Libardi.

As representantes do governo disseram ainda que a demarcação é importante não apenas para os povos originários, mas que cumprem um papel no enfrentamento da crise climática.

O seminário sobre direitos dos povos indígenas fez parte das comemorações do Abril Indígena, mês marcado por atividades que celebram a cultura, a história e os direitos desses povos.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Geórgia Moraes

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sine Manaus oferta 272 vagas de emprego nesta sexta-feira, 11/4
Próximo artigo Relator do Orçamento de 2026 quer discutir o aumento da eficiência do Estado

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova projeto que reduz custos de equipamentos de segurança para automobilismo e motociclismo

22 horas atrás

Comissão aprova inscrição gratuita para crianças de baixa renda em campeonatos esportivos

22 horas atrás

Comissão aprova projeto que prioriza tratamento dentário para mulheres vítimas de violência

22 horas atrás

Comissão aprova projeto que cria programa de segurança no campo

23 horas atrás

Comissão aprova obrigação de entidades voltadas a crianças e adolescentes terem cópia do ECA para consulta

23 horas atrás

Comissão aprova previsão de IPTU menor para imóveis que façam reúso de água

1 dia atrás

Projeto modifica regras para concessão de liberdade provisória na audiência de custódia

1 dia atrás

Comissão aprova aumento de pena para crimes contra agentes de segurança

3 dias atrás

Vinte e quatro medidas provisórias aguardam votação no Congresso

3 dias atrás

Morre o ex-deputado e ex-ministro Raul Jungmann

3 dias atrás

Comissão aprova prazo de até 120 dias para banco formalizar contratos do Minha Casa, Minha Vida

3 dias atrás

Comissão do Esporte aprova inclusão de rodeios e turfe em apostas online

3 dias atrás
Comissão aprova programa de terapia com animais no SUS para pessoas com deficiência
Comissão aprova criação de política de assistência para pessoas com alergias
Comissão aprova dedução integral de gastos educacionais de pessoas com deficiência no Imposto de Renda
Comissão aprova projeto que obriga órgãos públicos a garantir acessibilidade
Comissão aprova programa para incentivar o uso de novas tecnologias no tratamento de água e esgoto
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?