Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Líder do governo diz que recurso à Justiça sobre IOF não é confronto com o Congresso
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Líder do governo diz que recurso à Justiça sobre IOF não é confronto com o Congresso
Nacional

Líder do governo diz que recurso à Justiça sobre IOF não é confronto com o Congresso

3 meses atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

01/07/2025 – 17:46  

Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

Guimarães: recurso ao STF visa preservar as prerrogativas do Executivo

O líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou que a decisão do Executivo de recorrer ao Supremo Tribunal Federal contra a decisão do Congresso que derrubou a alta do IOF não significa um confronto com o Legislativo.

Segundo Guimarães, após a derrota na votação, o governo avaliou que recorrer ao STF era uma forma de restituir atribuições privativas do Poder Executivo, que tem competência para decidir sobre matérias fiscais.

“Não é confronto com o Congresso. Respeitamos a decisão do Congresso, mas o Congresso também tem que respeitar as atribuições privativas do Poder Executivo. O Supremo foi chamado para fazer uma declaração de constitucionalidade do decreto que instituiu o IOF, não é para peitar o Congresso, é para preservar as prerrogativas do Executivo”, explicou Guimarães.

O líder disse que cabe ao STF julgar a parte técnica e que cabe ao governo a articulação política para resolver esse conflito. Guimarães afirmou que avisou ao presidente da Câmara, [[Hugo Motta]], sobre a decisão do governo e que a partir da próxima semana vai buscar um diálogo para aprovar o que é prioridade para o governo. Segundo Guimarães, é possível recompor a base para aprovar os principais projetos de interesse do Planalto.

“Vamos buscar uma concertação [com o presidente Motta] do que é prioridade para o governo: a MP do setor elétrico, a MP que trata de mais especialidades da saúde, a MP do ajuste fiscal, o PL do imposto de renda, a PEC da segurança, a LDO e o PL do NOVO licenciamento ambiental”, disse.

“O esforço que estamos fazendo não é chamar o País contra o Congresso. Nossa luta é contra a fome, é para que aqueles que não pagam imposto, paguem, e jamais comprometer aqueles que estão no andar debaixo”, defendeu o líder.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Wilson Silveira

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior CCJ aprova garantia de aposentadoria rural para mulheres do campo identificadas como donas de casa
Próximo artigo Prefeitura intensifica limpeza na orla da Glória

Mais notícias desta categoria

Em nota, consultores da Câmara e do Senado apontam maior flexibilidade no orçamento 2026 para créditos suplementares

1 hora atrás

Especialistas defendem fim de perfis para crianças e adolescentes em plataformas digitais

1 hora atrás

Motta anuncia votação de urgência para projeto que torna falsificação de bebidas crime hediondo

2 horas atrás

Câmara dos Deputados e Câmara Municipal de João Pessoa criam primeira Rede Legislativa Metropolitana de TV

3 horas atrás

Mauro Vieira defende plano de Trump para Gaza e responde a críticas sobre política externa na Câmara

3 horas atrás

Projeto prevê subsídio para quem teve imóvel do Minha Casa, Minha Vida afetado por desastre

4 horas atrás

Comissão aprova novas regras de contratação e aposentadoria para agentes de saúde e de endemias

5 horas atrás

Nova lei estabelece princípios e diretrizes para a proteção e uso sustentável do Pantanal

5 horas atrás

Comissão de Constituição e Justiça aprova permissão para propaganda eleitoral em duas línguas

6 horas atrás

Entra em vigor lei de incentivo à doação e de combate ao desperdício de alimentos

6 horas atrás

Comissão aprova destruição de documentos originais particulares convertidos em formato eletrônico

6 horas atrás

Projeto reformula financiamento público com foco na sustentabilidade

8 horas atrás
Projeto amplia cobertura de planos privados para emergências médicas relacionadas à gestação
Projeto amplia recursos e dá novas diretrizes para fundo nacional do idoso
Comissão sobre PEC da Segurança debate controle territorial de organizações criminosas e milícias
Cancelado debate o panorama de desenvolvimento dos municípios brasileiros
Potencial econômico do turismo religioso é tema de audiência nesta quarta
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?