A ação é resultado da parceria entre a Enap e o Consad, e visa capacitar agentes públicos do país
![](https://informedigital.com.br/wp-content/uploads/2025/02/SEAD_Foto_Luiz-Felipe_Esasp-Amazonas-foco-TranformacaoDigital-2-1024x683-1.jpeg)
![](https://informedigital.com.br/wp-content/uploads/2025/02/SEAD_Foto_Luiz-Felipe_Esasp-Amazonas-foco-TranformacaoDigital-1-1024x683-1.jpeg)
A Secretaria de Administração e Gestão do Amazonas (Sead), por meio da Escola de Gestão e Aperfeiçoamento do Servidor Público (Esasp), passou a oferecer licenças gratuitas do Programa de Certificações Profissionais do Google aos servidores estaduais e municipais. A ação faz parte de uma parceria estratégica firmada entre a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e visa oferecer certificações por meio da Google e Coursera.
Ao todo, foram liberadas pelo Enap, 38 mil licenças, sendo 35 mil destinadas a servidores, através do programa “Cresça com o Google”. Dentro desta licença, serão trabalhadas trilhas de capacitação projetadas para desenvolver competências essenciais em áreas de tecnologia: Certificado Google Suporte IT, Gerenciamento de Projetos do Google, Certificado UX Design Google, Certificado de Análise de Dados do Google, Google Digital Marketing & E-commerce e Google IA.
Dada a importância do programa para a transformação digital e a modernização do serviço público no Governo do Amazonas, foram mobilizados agentes de todos os órgãos estaduais para auxiliar na divulgação da iniciativa. A capacitação será oferecida de forma gratuita e tem como objetivo certificar o maior número possível de agentes públicos em áreas estratégicas de inovação e tecnologia.
As licenças para os cursos já começaram a ser disponibilizadas pela Sead, através da Esasp, e a demanda tem sido considerada positiva. Em um mês de divulgação, cerca de trezentas licenças foram liberadas. Os cursos do programa de certificação do Google são 100% EaD e devem ser concluídos em até cinco meses.
A capacitação e treinamento em governança digital é uma das atribuições estratégicas do Comitê de Governança e Transformação Digital (CGTD), presidido pela Sead Amazonas, e composto por mais 10 órgãos e instituições estaduais.
A coordenadora da Esasp Amazonas, Ana Virgínia Lemos, destacou que em um mês, tivemos avanços consideráveis. “Do total de 15 escolas que já aderiram à parceria ENAP e Google, a Esasp Amazonas obteve o quinto lugar em procura de servidores pelas certificações”.
Comitê de Governança e Transformação Digital (CGTD)
O CGTD foi instituído pela Lei Estadual nº 6.837, de 16 de abril de 2024 e regulamentado pelo Decreto Estadual nº 49.641, de 11 de junho de 2024, com o objetivo de implementar, de forma eficaz, as políticas de transformação digital na administração pública. O Comitê tem como finalidade assessorar na condução da Política de Governo Digital da administração pública estadual.
A capacitação de servidores é uma de suas atribuições estratégicas e visa oferecer treinamentos e capacitação agentes públicos, visando preparar e conscientizar sobre tecnologias e metodologias de governança digital.
Fotos: Luiz Felipe / Sead Amazonas
O post Licenças do Programa de Certificações Profissionais do Google são oferecidas pela Sead Amazonas, através da Esasp apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.