Três letreiros foram instalados em pontos turísticos e parques de Manaus para reforçar a paisagem urbana e o potencial turístico.
A capital amazonense ganhou recentemente três letreiros implantados pela Prefeitura de Manaus em áreas públicas: na lagoa da Compensa, zona Oeste; no parque linear Amazonino Mendes, zona Norte; e em frente ao mirante Lúcia Almeida, no centro histórico. A implantação foi realizada com recursos de medidas compensatórias do licenciamento urbano, previstas no Plano Diretor, e não teve custo para a prefeitura, conforme o Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb).
Localização e propósito
Os locais foram definidos após estudos do Implurb, que apontaram pontos turísticos e parques frequentados pela população. A ação busca criar pontos de visitação e reforçar a divulgação de áreas públicas da cidade.
“A ideia é ter um ponto de encontro, de visitação e de turismo, dando à população um ambiente de qualidade e de retomada da autoestima, do que é belo e merece ser divulgado, compartilhado e curtido”, disse o diretor-presidente do instituto, Carlos Valente.
Os letreiros foram pensados para integrar a paisagem urbana e os espaços de lazer, com recursos de iluminação e tecnologia, e com formato que favorece a fotografia e a circulação de visitantes.
Características e execução
O mobiliário foi construído com corpo em chapas metálicas, letras e elementos vazados, e fixado sobre base de concreto para garantir estabilidade. A instalação teve como objetivo compor o entorno das obras públicas, melhorar a experiência de quem frequenta os locais e potencializar o turismo local.
Com a inclusão dos letreiros em áreas públicas, a administração pretende levar melhor qualidade de vida à população e reforçar a identidade dos pontos escolhidos.
Texto – Claudia do Valle / Implurb
Fotos – Clóvis Miranda/ Semcom
Assuntos nesse artigo:
#letreiros, #Manaus, #lagoadacompensa, #zonaoeste, #parquelinearamazoninomendes, #zonanorte, #miranteluciaalmeida, #centrohistorico, #Implurb, #prefeiturademanaus, #planodiretor, #medidascompensatorias, #licenciamentourbano, #mobiliariourbano, #paisagemurbana, #turismo, #iluminacao, #chapasmetalicas, #basedeconcreto, #claudiadovalle


