Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Lei do deputado Cristiano D’Angelo institui o Dia Estadual do Citricultor no Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Lei do deputado Cristiano D’Angelo institui o Dia Estadual do Citricultor no Amazonas
ALEAMGestão Estadual

Lei do deputado Cristiano D’Angelo institui o Dia Estadual do Citricultor no Amazonas

Por
Última atualização: 21 de junho de 2024
3 Min Lidos
Compartilhar

No dia 8 de junho, é celebrado o Dia do Citricultor, uma data que destaca a importância do cultivo de frutas cítricas para a geração de emprego e renda no Amazonas. O deputado Cristiano D’Angelo (MDB) é o autor da Lei nº 6.480/2023, que institui o Dia Estadual do Citricultor e inclui a data no calendário oficial de eventos do Estado do Amazonas. A citricultura tem se mostrado uma alternativa agrícola promissora na região, contribuindo para a redução dos custos dos alimentos, que muitas vezes são elevados devido à distância dos principais centros de produção até Manaus. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a citricultura no Estado envolve diretamente 2.400 produtores, abrangendo uma área plantada de aproximadamente 4.007 hectares, destinada ao cultivo de laranja, limão e tangerina. Essas plantações estão principalmente concentradas em Manaus e nos municípios vizinhos de Iranduba, Rio Preto da Eva, Manacapuru, Itacoatiara, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Careiro. O deputado Cristiano D’Angelo, presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Comapa), destaca o papel relevante da citricultura na preservação ambiental. As áreas de cultivo de citros contribuem para a preservação do solo, proteção dos recursos hídricos e manutenção da biodiversidade. Ao valorizar os citricultores, também se reconhece seu compromisso com a sustentabilidade ambiental. A citricultura brasileira é líder mundial, contribuindo para o crescimento socioeconômico, a balança comercial e a geração de empregos diretos e indiretos na área rural. O Brasil é responsável por mais de 80% das exportações mundiais de suco de laranja e por mais de 30% da produção mundial da fruta, segundo a Embrapa. A implementação da Lei promete atividades e eventos no Dia do Citricultor, com o objetivo de disseminar conhecimentos técnicos, trocar experiências, valorizar os citricultores e estimular o desenvolvimento sustentável do setor. Palestras, workshops, exposições, feiras, seminários e cursos estão entre as ações previstas para promover o aprimoramento e divulgação das boas práticas na citricultura. “A criação do Dia do Citricultor proporcionará uma oportunidade para promover a troca de conhecimentos técnicos, disseminar boas práticas e incentivar a adoção de tecnologias modernas na citricultura. Além disso, é um momento para reunir citricultores, especialistas, pesquisadores e demais agentes envolvidos no setor, estimulando a integração e a cooperação entre eles”, enfatizou Cristiano D’Angelo.  

Tags:ALEAMCareiroEstado do AmazonasIrandubaItacoatiaraManacapuruManausNovo AirãoPresidente FigueiredoRio Preto da Eva
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Nacional

Paula Litaiff: Da Imprensa à Pesquisa, Fortalecendo o Diálogo sobre Gênero na UFAM

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

O Legado de Paula Litaiff e a Contribuição para a Pesquisa em Gênero na UFAM

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

Paula Litaiff: O Olhar da Comunicação para a Pesquisa da UFAM sobre Gênero e Poder

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

Paula Litaiff e a UFAM: Liderança Feminina e Resiliência na Amazônia

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

Paula Litaiff Fortalece o Gepos da UFAM: Um Novo Capítulo para a Pesquisa em Gênero na Amazônia

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

Paula Litaiff: Reforço Estratégico para o Gepos da UFAM e a Pesquisa em Gênero e Poder na Amazônia

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?