Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Lei de Roberto Cidade garante tratamento humanizado às mulheres durante parto em centro obstétrico
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Lei de Roberto Cidade garante tratamento humanizado às mulheres durante parto em centro obstétrico
ALEAMGestão Estadual

Lei de Roberto Cidade garante tratamento humanizado às mulheres durante parto em centro obstétrico

1 ano atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

A presença do pai ou de um acompanhante no centro obstétrico é fundamental para garantir a saúde física e emocional da mulher gestante, do bebê e da família como um todo. Por isso, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), sancionou a Lei nº 7.001/24, que proíbe a cobrança de qualquer valor ou taxa por maternidades para permitir que o pai ou acompanhante assista ao parto. Essa medida contribui para uma cultura de atenção humanizada e acolhedora, além de promover a igualdade de acesso a esse momento tão importante, independentemente da situação financeira dos envolvidos. A legislação proíbe a cobrança de valores relacionados à higienização, esterilização e outros procedimentos necessários para a entrada no centro obstétrico. A Organização Mundial da saúde (OMS) destaca que a presença de um acompanhante durante o parto PODE reduzir o uso de intervenções médicas desnecessárias, proporcionar maior sensação de segurança à parturiente e resultar em partos mais respeitosos e humanizados. Além disso, um levantamento do Ministério da saúde mostra que países que permitem o acesso livre ao centro obstétrico para acompanhantes durante o parto apresentam índices menores de violência obstétrica e complicações psicológicas decorrentes do processo de parturição.  

Tags:ALEAMViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comandante Dan percorre o Médio Solimões e o Juruá para ver a realidade no interior do Estado
Próximo artigo Com mais de 2 mil audiências agendadas em processos que apuram a prática de violência contra as mulheres, TJAM inicia a 27.ª edição da “Semana Justiça pela Paz em Casa”

Mais notícias desta categoria

#SouManaus impulsiona R$ 150 milhões na economia

8 horas atrás

SouManaus: O Festival Imperdível de 2023

10 horas atrás

Amazonas avança na pecuária sustentável

4 dias atrás

Procon Manaus leva serviços ao Nova Esperança

4 dias atrás

Procon Manaus: Aumento na cesta básica em supermercados

4 dias atrás

Governo do Amazonas mantém serviços essenciais no feriado

4 dias atrás

#SouManaus: Prefeito David Almeida e entrega de kits

5 dias atrás

Análise da água: nova ferramenta para detectar metais pesados

5 dias atrás

Pró-Saeb: 36 mil alunos participam do simulado

5 dias atrás

Mudas de cacau: Idam distribui 9,6 mil em Lábrea

5 dias atrás

FVS-RCP: Fortalecendo a Gestão da Vigilância Sanitária

5 dias atrás

#SouManaus: David Almeida destaca festival cultural 2025

6 dias atrás
Visa Manaus apreende alimentos irregulares no centro
Prefeitura capacita vendedores informais em Manaus
Pré-Vest UEA: Revisão Gratuita no 3º Aulão Interativo
Governo do Amazonas realiza captação e transporte de órgãos
FCecon realiza exames laboratoriais de alta qualidade
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?