Pela primeira vez em Manaus, os touros Branco e Preto apresentaram ao público o ritmo do Festival de Barreirinha

Foto: Jhonny Lima/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa
O ritmo dos touros de Barreirinha tomou conta do Largo de São Sebastião durante o lançamento oficial do 35º Festival de Barreirinha (distante 330 quilômetros de Manaus), no sábado (09/08). O evento, realizado pela primeira vez em Manaus, contou com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa.
Os touros Branco e Preto apresentaram ao público do Largo de São Sebastião os itens oficiais que compõem o espetáculo, que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de agosto, no Tourodrómo.
De acordo com o secretário executivo de Cultura do Amazonas, Carlos Bonates, a realização do lançamento do Festival de Barreirinha reforça a importância da política pública de cultura estabelecida pelo governo Wilson Lima e mantida pelo secretário de Cultura, Caio André.

Foto: Jhonny Lima/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa
“Essa política é baseada na valorização do artista, no fomento à cadeia econômica da cultura e também na valorização da cultura do interior. Trazer o Touro Branco e o Touro Preto, pela primeira vez, de Barreirinha, é uma prova concreta dessa política”, destacou o secretário.
O coordenador de cultura de Barreirinha, Júlio Seixas, enfatizou a importância da realização do evento no Largo de São Sebastião para divulgar a cultura do município. “Isso só é possível graças à parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura. O município veio para cá, trouxe o Touro Branco, trouxe o Touro Preto e está realizando essa belíssima festa para divulgar a nossa festa maravilhosa, que é o Festival de Barreirinha”, afirmou.
Há mais de nove anos como item do Touro Preto, a porta-estandarte Beatriz Siqueira comentou a oportunidade única de mostrar a cultura de Barreirinha em um dos principais pontos turísticos de Manaus.


Foto: Jhonny Lima/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa
“Temos a oportunidade de levar nosso festival para fora, de apresentar aqui em Manaus. É uma honra muito grande, uma felicidade e também um orgulho estar apresentando e representando nossa cultura, fazendo parte de tudo isso e desse espetáculo maravilhoso”, declarou.
Defendendo o item apresentador pelo Touro Branco, Elder Belo ressaltou a emoção de se apresentar no Largo de São Sebastião representando a cultura de Barreirinha. “Agradecemos muito à Secretaria de Cultura e ao Governo do Estado por nos dar a oportunidade de trazer o nosso festival. É uma felicidade imensa estar aqui, levando um pouco da alegria de Barreirinha para o povo manauara também”, disse.

Foto: Jhonny Lima/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa
Festival de Barreirinha
O Festival Folclórico de Barreirinha teve início oficialmente em 1980, mas suas raízes remontam às brincadeiras de boi da década de 1930, inspiradas nas manifestações de Parintins.
Ao longo das décadas, a rivalidade entre o Touro Branco e o Touro Preto cresceu e ganhou caráter competitivo, com julgamento técnico implantado em 2005. Atualmente, o Touro Branco acumula seis títulos, enquanto o Touro Preto lidera com sete.
O post Largo de São Sebastião vira palco do lançamento inédito do Festival de Barreirinha, em Manaus apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.