Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: lançamento do projeto para restauração de ecossistemas urbanos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > lançamento do projeto para restauração de ecossistemas urbanos
Manaus

lançamento do projeto para restauração de ecossistemas urbanos

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima da Prefeitura de Manaus (Semmasclima), realizou o lançamento do projeto “Restauração de ecossistemas urbanos: fortalecendo a governança e o ganho de escala da agricultura urbana e periurbana em Manaus-AM”.

O encontro ocorreu nessa terça-feira, 11/6, no auditório localizado no mirante Lúcia Almeida, na avenida 7 de Setembro, no Centro, reunindo representantes da sociedade civil, autoridades, especialistas e consultores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a qual participa da elaboração do projeto.

No mês de fevereiro, a prefeitura realizou a implantação da primeira horta urbana, como parte do projeto, no Centro Integrado Municipal de educação (Cime) Lucia Melo Ferreira Almeida, no bairro NOVO Aleixo, zona Norte da cidade. Na ocasião, os alunos da educação infantil de tempo integral puderam plantar de hortaliças e frutíferas e conhecer mais sobre cada espécie.

A ação foi realizada por meio da Semmasclima, em parceria com professores e alunos do curso de ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e faz parte do projeto-piloto da gestão pública municipal de restauração ecológica, por meio de hortas urbanas e periurbanas.

Com o projeto, Manaus foi escolhida, entre 250 cidades do mundo, pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), da Organização das Nações Unidas (ONU), para ser uma das oito cidades a participarem do projeto ‘Generation Restoration’ (Geração Restauração), cujo objetivo é a restauração de ecossistemas urbanos.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças Climáticas, Antônio Stroski, a gestão pública municipal conseguiu posicionar Manaus a nível internacional no que diz respeito à gestão ambiental.

“A cidade foi escolhida com o projeto de restauração de ecossistemas e participa pela primeira vez de um projeto como este, que envolve também as secretarias municipais de educação (Semed) de saúde (Semsa), da Mulher, assistência social e Cidadania (Semasc) e de agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc). Temos muito a ser feito e tenho certeza que os resultados serão importantíssimos para a conservação do meio ambiente e qualidade de vida das pessoas que moram em Manaus”, destacou.

O projeto tem outras frentes de atuação, como explicou Stroski. “Outra questão importantíssima nesse processo é que olhamos as condições da vulnerabilidade e insegurança alimentar das pessoas”, afirmou.

Hortas urbanas – com estratégia de educação e conservação e restauração ambiental

A criação da horta urbana no Cime Lucia Melo Ferreira Almeida teve início no fim do segundo semestre de 2023, quando a Semmasclima buscou apoio junto à UFAM. Professores e alunos do curso de ciências Agrárias da instituição, acompanhados de técnicos das diretorias de Arborização e de Áreas Protegidas da Semmasclima, realizaram visitas em três locais para definirem onde seria iniciado o projeto.

“A receptividade e o interesse de todo o coletivo da escola foram enormes. Nós, juntos com a Semmasclima, fizemos o planejamento de implantação desta horta, com a produção de mudas, preparo do solo e, por último, o plantio realizado hoje”, afirmou o professor do curso de ciências Agrárias da UFAM, Marco Antônio de Freitas Mendonça.

O Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV está elaborando, junto ao corpo técnico da Prefeitura de Manaus, o projeto de restauração ecológica, por meio de hortas urbanas e periurbanas. Nos dias 11 e 12/6, as equipes técnicas fazem reuniões com conselhos estratégicos, apresentações e visitas de campo, incluindo o Parque das Tribos, no bairro Tarumã, e ao viveiro de produção de mudas, gerido pela Semmasclima.

“O objetivo é a gente identificar as ideias que já existem e podem ser fortalecidas e elaborar um plano que vai mapear espaços da cidade, onde podem ser implantadas iniciativas de agricultura urbana. Como benefícios, o projeto vai ampliar a oferta de alimentos saudáveis, com benefícios à saúde, serviços ecossistêmicos, dentre outros”, concluiu a gestora de projetos da FGV, Jessica Cryssafidis.

— — —

Texto – Taianna Castro/Semmasclima

Fotos – Valdo Leão/Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjBuGrr

  

Tags:Educação InfantilManausmeio ambientemudanças climáticasPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Homem é condenado a mais de quatro anos de prisão por “estelionato sentimental”
Próximo artigo Abertura da Jornada de Integração e Desenvolvimento do Acre ressalta avanços no ecossistema local de inovação

Mais notícias desta categoria

Prefeitura reforça sinalização para salvar vidas no trânsito

46 minutos atrás

Prefeitura intensifica ações do ‘Outubro Rosa’

2 horas atrás

PMM participa de audiência pública sobre acessibilidade na capital

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus reforça ações de prevenção à sífilis em campanha no ‘Outubro Verde’

3 horas atrás

Operação ‘Transporte Legal’ na zona Leste

3 horas atrás

Sine Manaus oferta 394 vagas de emprego nesta quarta–feira, 1º/10

4 horas atrás

Prefeitura reforça frentes de trabalho em igarapés urbanos

5 horas atrás

Prefeitura leva orientação e incentivo cultural à zona Oeste de Manaus com mais uma edição do ‘Concultura nos Bairros’

5 horas atrás

Nova sede do Implurb recebe plantio de mais de 260 árvores nativas e brasileiras pela Prefeitura de Manaus

7 horas atrás

Prefeitura de Manaus reforça compromisso com a inclusão

22 horas atrás

Prefeitura de Manaus contempla moradores do bairro Petrópolis

22 horas atrás

Prefeitura realiza manutenção viária no bairro Novo Aleixo

23 horas atrás
PMM monitorou segurança sanitária no 1º dia da 47ª Expoagro
Prefeitura apresenta Painel de Indicadores e Metas da Semed
Estudantes inovam com projeto 3D sobre a biodiversidade
Sine Manaus oferta 343 vagas de emprego nesta terça–feira, 30/9
Prefeitura realiza ação educativa pelo Dia Mundial contra a Raiva
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?