Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: lançamento do projeto para restauração de ecossistemas urbanos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > lançamento do projeto para restauração de ecossistemas urbanos
Gestão EstadualGestão Municipal

lançamento do projeto para restauração de ecossistemas urbanos

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos
53784435276 aebe18fe56 k tulrmc

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima da Prefeitura de Manaus (Semmasclima), realizou o lançamento do projeto “Restauração de ecossistemas urbanos: fortalecendo a governança e o ganho de escala da agricultura urbana e periurbana em Manaus-AM”.

O encontro ocorreu nessa terça-feira, 11/6, no auditório localizado no mirante Lúcia Almeida, na avenida 7 de Setembro, no Centro, reunindo representantes da sociedade civil, autoridades, especialistas e consultores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a qual participa da elaboração do projeto.

No mês de fevereiro, a prefeitura realizou a implantação da primeira horta urbana, como parte do projeto, no Centro Integrado Municipal de educação (Cime) Lucia Melo Ferreira Almeida, no bairro Novo Aleixo, zona Norte da cidade. Na ocasião, os alunos da educação infantil de tempo integral puderam plantar de hortaliças e frutíferas e conhecer mais sobre cada espécie.

A ação foi realizada por meio da Semmasclima, em parceria com professores e alunos do curso de ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e faz parte do projeto-piloto da gestão pública municipal de restauração ecológica, por meio de hortas urbanas e periurbanas.

Com o projeto, Manaus foi escolhida, entre 250 cidades do mundo, pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), da Organização das Nações Unidas (ONU), para ser uma das oito cidades a participarem do projeto ‘Generation Restoration’ (Geração Restauração), cujo objetivo é a restauração de ecossistemas urbanos.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças Climáticas, Antônio Stroski, a gestão pública municipal conseguiu posicionar Manaus a nível internacional no que diz respeito à gestão ambiental.

“A cidade foi escolhida com o projeto de restauração de ecossistemas e participa pela primeira vez de um projeto como este, que envolve também as secretarias municipais de educação (Semed) de Saúde (Semsa), da Mulher, assistência social e cidadania (Semasc) e de agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc). Temos muito a ser feito e tenho certeza que os resultados serão importantíssimos para a conservação do meio ambiente e qualidade de vida das pessoas que moram em Manaus”, destacou.

O projeto tem outras frentes de atuação, como explicou Stroski. “Outra questão importantíssima nesse processo é que olhamos as condições da vulnerabilidade e insegurança alimentar das pessoas”, afirmou.

Hortas urbanas – com estratégia de educação e conservação e restauração ambiental

A criação da horta urbana no Cime Lucia Melo Ferreira Almeida teve início no fim do segundo semestre de 2023, quando a Semmasclima buscou apoio junto à UFAM. Professores e alunos do curso de ciências Agrárias da instituição, acompanhados de técnicos das diretorias de Arborização e de Áreas Protegidas da Semmasclima, realizaram visitas em três locais para definirem onde seria iniciado o projeto.

“A receptividade e o interesse de todo o coletivo da escola foram enormes. Nós, juntos com a Semmasclima, fizemos o planejamento de implantação desta horta, com a produção de mudas, preparo do solo e, por último, o plantio realizado hoje”, afirmou o professor do curso de ciências Agrárias da UFAM, Marco Antônio de Freitas Mendonça.

O Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV está elaborando, junto ao corpo técnico da Prefeitura de Manaus, o projeto de restauração ecológica, por meio de hortas urbanas e periurbanas. Nos dias 11 e 12/6, as equipes técnicas fazem reuniões com conselhos estratégicos, apresentações e visitas de campo, incluindo o Parque das Tribos, no bairro Tarumã, e ao viveiro de produção de mudas, gerido pela Semmasclima.

“O objetivo é a gente identificar as ideias que já existem e podem ser fortalecidas e elaborar um plano que vai mapear espaços da cidade, onde podem ser implantadas iniciativas de agricultura urbana. Como benefícios, o projeto vai ampliar a oferta de alimentos saudáveis, com benefícios à saúde, serviços ecossistêmicos, dentre outros”, concluiu a gestora de projetos da FGV, Jessica Cryssafidis.

— — —

Texto – Taianna Castro/Semmasclima

Fotos – Valdo Leão/Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjBuGrr

   

Tags:Educação InfantilManausmeio ambientemudanças climáticasPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior SaoPaulo Sedecti AmazonasOportunities Divulgacao 3 300x200 1 Prefeitura de Manaus entrega premiações do quarto sorteio do ano da Nota Premiada
Próximo artigo 53787247049 46d3f9f93d k PnfbW8 Reinauguração da escola municipal São José 1 na zona ribeirinha

Mais notícias desta categoria

Setor primario Careiro da Vazea foto Arthur Castro Secom 3 1024x682 1

Setor primário: Investimentos para Careiro da Várzea

7 horas atrás
WhatsApp Image 2025 07 29 at 103533 1024x682 1

Bases Fluviais: Apreensão de Drogas no Amazonas

11 horas atrás
07038acc 7ca5 42b2 99c6 78f8256c5a51

Cenografia em Manaus – Curso Gratuito e Imperdível

1 dia atrás
CACI Tea Mauro Neto 5 1024x682 1

CAIC TEA – Atendimento Especializado para Crianças com Autismo

1 dia atrás
FAMILIA BENEFICIARIO RUAN DAMASCENO FOTO PAULA PESSOA UGPE 1024x683 1

Feirão Amazonas Meu Lar: Oportunidades Imperdíveis

2 dias atrás
Fonte Boa e Jutai Foto Janailton Falcao 1 1024x682 1

Fortalecimento do setor primário em Jutaí e Fonte Boa

4 dias atrás
Detran AM Remocao Carros Racha Creditos Divulgacao Detran AM 3 1024x771 1

Detran-AM remove carros de ‘racha’ na zona oeste

4 dias atrás
d4f224f9 a6bd 4aba 8cc8 49a85790cd7c

#SouManaus: Festival Cultural de Artes Integradas 2025

5 dias atrás
obras de UBSs 4

David Almeida fiscaliza UBSs em Manaus com determinação

5 dias atrás
Mutirao do CAR Foto 4 Arquivo Ipaam 24 07 2025 1024x768 1

Ipaam promove regularização ambiental em São Gabriel

5 dias atrás
IMG 7343

Recapeamento em Manaus – Obras na zona Norte avançam

6 dias atrás
WhatsApp Image 2025 07 23 at 135000 2

Segurança dos Motociclistas – Parceria em Manaus

6 dias atrás

Centros de Convivência: Apoio e Inclusão Social

Conselho Participativo – Inscrições Abertas no Amazonas

Procon-AM notifica cinema – Entrada de alimentos externos

Incineração de Drogas: O Governo do Amazonas Age

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?