Prefeitura de Manaus lança projeto para levar apresentações de beiradão a espaços públicos e mercados da cidade.
A Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), lançou, nesta sexta-feira, 30/1, o projeto Beiradão da Cultura no mercado municipal Adolpho Lisboa, no centro histórico da capital. A ação integra o programa Manaus Faz Cultura 2026 e teve apresentações ao público para ampliar o acesso aos bens culturais e artísticos, promovendo inclusão, diversidade e valorização das manifestações regionais.
Objetivo e direção do projeto
O presidente do Concultura, Tony Medeiros, afirmou que a prioridade é democratizar o acesso à cultura, conforme orientação do prefeito David Almeida. “Nada melhor do que levar arte e música para os espaços públicos, onde o povo está, garantindo assim uma participação imediata e gratuita, valorizando também os equipamentos culturais do município”, disse Tony Medeiros.
Apresentações e repertório
Nesta primeira edição, a programação contou com a apresentação do cantor Adryaninho Star e banda. O grupo executou clássicos no ritmo de beiradão, gênero musical da região que traduz a identidade cultural das comunidades ribeirinhas.
O cantor comentou sobre a participação: “Estou muito feliz de estar participando do ‘Beiradão da Cultura’. Quero agradecer à prefeitura pelo espaço, pela oportunidade de mostrar o nosso ritmo em vários lugares de Manaus. A gente vem batendo nessa tecla e divulgando o gênero beiradão, e quem sabe ele alcance o mundo afora”.
A população que circulava pelo mercado participou ativamente, e o espaço passou a ser usado como ponto de convivência e apresentação.
Reações do público
A estudante de ciências Contábeis Camilly Victoria destacou a importância do projeto para o conhecimento e valorização da cultura local. “Esse projeto é muito importante para nós amazonenses conhecermos a nossa cultura, prestigiarmos um pouco da música. É uma iniciativa interessante que a prefeitura está promovendo para fomentar a nossa identidade”, afirmou Camilly Victoria.
Parcerias e planos de expansão
O projeto foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc). De acordo com a organização, a iniciativa reforça a integração entre cultura e comércio e possibilita que ações semelhantes sejam realizadas em outros mercados de outras zonas da cidade.
A Prefeitura de Manaus, por meio do Concultura, afirmou que a ação integra os esforços para transformar espaços públicos em ambientes de convivência, arte e Cidadania, aproximando a população de suas raízes e fortalecendo a identidade cultural da cidade.
Texto – Saleyna Borges/Concultura e Larissa Araújo/Semcom
Fotos – João Viana/Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCJ2M5
Assuntos nesse artigo:
#Manaus, #beiradaodacultura, #beiradao, #Concultura, #prefeiturademanaus, #adolpholisboa, #mercado, #centrohistorico, #manausfazcultura2026, #adryaninhostar, #Semacc, #musica, #cultura, #diversidade, #inclusao, #identidadecultural, #comunidadesribeirinhas, #participacao, #comercio, #artes


