Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Justiça do Amazonas rejeita, pela segunda vez, pedido do MPAM e mantém concurso público da Câmara Municipal de Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > CMM - Câmara Municipal de Manaus > Justiça do Amazonas rejeita, pela segunda vez, pedido do MPAM e mantém concurso público da Câmara Municipal de Manaus
CMM - Câmara Municipal de ManausGestão Estadual

Justiça do Amazonas rejeita, pela segunda vez, pedido do MPAM e mantém concurso público da Câmara Municipal de Manaus

9 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

O Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM) indeferiu o pedido do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) para suspender o concurso público da Câmara Municipal de Manaus (CMM) para cargos de níveis Médio e Superior, marcado para este domingo, 17 de novembro. A decisão foi proferida pela desembargadora Onilza Abreu Gerth, e garante a realização do certame. Este foi o segundo pedido de suspensão solicitado pelo Ministério Público, em menos de 72 horas e rejeitado pela justiça amazonense.
No despacho, a magistrada afirmou que não há urgência ou risco iminente que justifique a análise do pedido em regime de plantão. A desembargadora destacou que, conforme a Resolução nº 51/2023 do TJAM, o plantão judicial deve tratar apenas de matérias cuja análise não possa aguardar o expediente forense ordinário, sob pena de perecimento do Direito.
A decisão mantém a aplicação das provas do concurso público para o preenchimento de 83 vagas, conforme o edital, sendo mantidas para amanhã (17/11). A prova de nível Superior acontece no período da manhã; enquanto os candidatos a cargos de nível Médio fazem o concurso no período da tarde. Os portões serão abertos às 7h pela manhã e 13h à tarde (horário de Manaus). Os locais de provas podem ser acessados no site da banca organizadora institutoacesso.org.br.
Na tarde da última quinta-feira (14), o juiz Ronnie Frank Torres Stone solicitou ao MPAM que fornecesse mais embasamentos às alegações que pediam a suspensão do concurso público da CMM, citando a ausência de vagas para cotas raciais e isenção parcial da taxa de inscrição. O magistrado rejeitou o pedido de suspensão do MPAM, nesta sexta-feira (15).
Os argumentos da CMM sustentaram a decisão do juiz de manter a realização do concurso, prevista para o próximo domingo.
“Outro ponto relevante apontado pela Câmara Municipal está no argumento levantado no sentido de que o Ministério Público estaria recorrendo a legislação federal e estadual para regular concurso municipal, no que diz respeito à reserva de cotas. A pretensão, segundo a Câmara Municipal, atentaria contra a distribuição de competências das entidades federativas – diante da peculiar distribuição de competências estabelecida pela Constituição Federal em relação aos municípios”, decidiu o magistrado Ronnie Frank Torres Stone.
Concurso – Há quase 21 anos o concurso público da Casa Legislativa não era realizado. Desta vez, mais de 19 mil pessoas se inscreveram e vão concorrer às 83 vagas para cargos de nível Médio e Superior em diversas áreas de formação.
São 13.045 candidatos aptos para fazer as provas de Nível Médio, que tem 28 vagas disponíveis; 6.070 para Nível Superior, que dispõe de 52 vagas; e 751 candidatos para Procurador, quem tem a oferta de três vagas. As provas para o cargo de Procurador ocorrem somente nos finais de semana subsequentes ao concurso para níveis Médio e Superior.
Foto: Divulgação
The p 

​ 

Tags:Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeito vistoria intervenção estrutural na avenida Mário Ypiranga
Próximo artigo Mais de 10 mil pessoas prestigiam a primeira Parada Natalina

Mais notícias desta categoria

wilson lima

Wilson Lima Ipen/G6: regular domina imagem do Governo. Veja

24 horas atrás

Editais da PNAB: Escutas Públicas para a Cultura

2 dias atrás

Pavimentação de ramais – Prefeitura de Manaus avança

3 dias atrás

Trânsito Seguro: FVS-RCP promove prevenção para motociclistas

3 dias atrás

Ilumina+ Amazonas: Modernização da iluminação pública

3 dias atrás

Secretário de Meio Ambiente assume presidência da Abema

4 dias atrás

Bioeconomia: Wilson Lima destaca papel do Amazonas

4 dias atrás

Detran-AM promove pit stop educativo para motociclistas

4 dias atrás

Prefeito David Almeida avança em obras de asfaltamento

5 dias atrás

Setor primário: Investimentos para Careiro da Várzea

5 dias atrás

Bases Fluviais: Apreensão de Drogas no Amazonas

5 dias atrás

Cenografia em Manaus – Curso Gratuito e Imperdível

6 dias atrás

David Almeida fiscaliza UBSs em Manaus com determinação

Ipaam promove regularização ambiental em São Gabriel

Recapeamento em Manaus – Obras na zona Norte avançam

Segurança dos Motociclistas – Parceria em Manaus

Cetam: Cursos Gratuitos a Distância Transformam Carreiras

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?