Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Julho Amarelo: Casos de hepatites virais caem 34% no Amazonas e Saúde reforça importância da prevenção
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Julho Amarelo: Casos de hepatites virais caem 34% no Amazonas e Saúde reforça importância da prevenção
Governo do Amazonas

Julho Amarelo: Casos de hepatites virais caem 34% no Amazonas e Saúde reforça importância da prevenção

2 meses atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

Vacinação e testagem estão disponíveis na REDE pública de saúde

FOTOS: Letícia Araújo/FVS-RCP e Divulgação/FVS-RCP

O Amazonas registra queda de 34,8% nos casos de hepatites virais, no primeiro semestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado. O dado reforça a importância das ações contínuas, como testagem, vacinação e educação em saúde que, neste mês, ganham reforço com a campanha Julho Amarelo.

No Amazonas, a campanha Julho Amarelo está sob a coordenação da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), em parceria com as Secretarias Municipais de saúde. A iniciativa visa reforçar a importância do monitoramento e enfrentamento da doença.

O “Julho Amarelo” destaca os cuidados preventivos às hepatites virais, um conjunto de infecções que afetam o fígado, podendo levar a graves problemas de saúde. Anualmente, a programação inclui intensificação da vacinação contra a hepatite b, orientação em relação à testagem e diagnóstico precoce, oficinas e ações de educação em saúde em parceria com as secretarias municipais.

“Temos a testagem rápida e a vacina, na REDE estadual e na REDE básica de saúde, um serviço que é descentralizado e gratuito para facilitar o acesso da população e que são importantes formas de prevenção e interrupção da cadeia de transmissão”, orienta a secretária de Estado de saúde do Amazonas, Nayara Maksoud.

O teste para hepatites B e C estão disponíveis nas Unidades Básicas de saúde (UBS) de todos os municípios. Na capital, o teste PODE ser realizado, também, nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) das Policlínicas estaduais, na Fundação de Medicina Tropical – Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e nos Centros de Atenção Integral ao Idoso (Caimi).

“De forma geral, a orientação é manter regularidade na testagem. O vírus PODE estar no organismo e a pessoa não sentir nada”, enfatiza a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

A orientação da coordenadora do Programa Estadual de Hepatites Virais, Vanieli Cappellesso, é que a população realize a testagem uma vez ao ano. “No entanto, pessoas que não usam preservativos na relação sexual, ou deixam de usar o método, precisam realizar testagens mais de uma vez ao ano”, disse.

Alerta para vacinação

A cobertura vacinal contra hepatite B no Amazonas (a parcial de 2025), é de 87,2%, na população menor de 1 ano de idade (usada para o cálculo). O esquema vacinal é destinado a bebês ao nascer (nas primeiras 12 horas de vida); aos 2, 4 e 6 meses de idade. A vacina contra a hepatite B é encontrada nas Unidades Básicas de saúde com sala de vacinação na capital e interior, além das maternidades.

A análise comparativa aponta para a redução de 34,8% nos casos de hepatites virais no Amazonas, entre os primeiros semestres de 2025 e 2024. De janeiro a junho de 2025, foram registrados 309 casos, sendo 3 de hepatite A, 218 de hepatite B, 81 de hepatite C e 7 de hepatite D. De janeiro a junho de 2024, foram registrados 474 casos da doença, sendo 11 de hepatite A, 305 de hepatite B, 128 de hepatite C e 30 de hepatite D.

Tanto em 2024 como em 2025, o maior quantitativo de casos é de hepatite B, tipo da doença que é alvo da vacina gratuita e disponível no Sistema Único de saúde (SUS).

“Fazemos um alerta para pais, mães e responsáveis que mantenham a caderneta de vacinação da criança sempre atualizada”, acrescenta a gerente de imunização do Departamento de Vigilância Epidemiológica FVS-RCP, Angela Desirée.

Além disso, há ainda a vacina contra hepatite A, no SUS, para crianças com idade entre 12 meses e menores de 5 anos.

Hepatites virais

A hepatite viral é uma doença infecciosa causada por cinco vírus diferentes, além de ser silenciosa e sem sintomas aparentes. As manifestações clínicas costumam surgir apenas quando a doença hepática está no estágio avançado, o que dificulta o tratamento adequado.

A doença é transmitida por contato com sangue contaminado, relação sexual desprotegida ou de mãe para filho. O diagnóstico precoce é fundamental para não evoluir para cirrose e câncer do fígado.

A prevenção inclui o não compartilhamento de agulhas, alicates de unha, lâminas e seringas; vacinação contra hepatite A e B disponível no SUS; e uso de preservativos em relação sexual, além da testagem regular de detecção da doença.

Programação

As atividades da campanha são operacionalizadas pelas Secretarias Municipais de saúde. No entanto, confira a programação estadual de intensificação das ações de saúde voltadas às hepatites virais no Amazonas em 2025 por ocasião da campanha “Julho Amarelo”:

  • 21 a 24 de julho: Oficina de capacitação dos Gestores e Profissionais de saúde para construção, Implantação e Implementação da Linha de Cuidado das Hepatites Virais em Manaus. Local: Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), avenida Mário Ypiranga, 3.950, bairro Flores, em Manaus. Horário: das 8h às 17h. Público: gestores e profissionais de saúde da regional de saúde Manaus, Entorno e Alto Rio Negro.
  • 29 e 30 de julho: Webinar (Seminário on-line) “Meu paciente testou hepatite b. E agora? O que fazer?”, realizado, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), pela médica infectologista Izabella Safe. Horário: das 14h às 17h. Público: Profissionais de saúde.
  • 28 de julho: Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Os municípios possuem programações locais de intensificação das testagens, diagnósticos e tratamento contra a doença.

O post Julho Amarelo: Casos de hepatites virais caem 34% no Amazonas e Saúde reforça importância da prevenção apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Projeto isenta de impostos equipamentos de acessibilidade para pessoas com deficiência
Próximo artigo Estado busca reaver R$ 6 bilhões da Amazonas Energia por débitos de ICMS

Mais notícias desta categoria

UGPE apresenta Prosamin+ a consultores da Finatec que atuam no Plano Municipal de Saneamento Básico

2 horas atrás

Governo do Amazonas discute desenvolvimento territorial de fronteira em São Gabriel da Cachoeira

3 horas atrás

“Eu fiquei tão emocionada e feliz”, diz moradora do bairro Novo Israel sobre reinauguração do Prato Cheio

4 horas atrás

Prato Cheio: Moradores aprovam mudança do restaurante popular do Novo Israel

4 horas atrás

Sine Amazonas divulga 399 vagas de emprego para esta quinta-feira

5 horas atrás

FVS-RCP capacita profissionais para prevenção à violência no Amazonas

5 horas atrás

Setembro Verde: Governo do Amazonas fiscaliza gratuidade no transporte intermunicipal para PcDs

5 horas atrás

UGPE promove campanha contra abandono e maus-tratos aos animais, em áreas do Prosamin+

7 horas atrás

Governador Wilson Lima reinaugura restaurante Prato Cheio do bairro Novo Israel

7 horas atrás

Sefaz divulga sorteados do mês na Nota Fiscal Amazonense

7 horas atrás

Artesãs do Amazonas brilham na 7ª Fenacce em Fortaleza

7 horas atrás

Ipaam resgata 28 animais silvestres em Manaus durante agosto

7 horas atrás
Delegação amazonense chega a Brasília para os Jogos da Juventude 2025
Governo do Amazonas implanta mais de 2,9 mil pontos de iluminação de LED em Maués
Governo do Amazonas reforça integração no combate ao crime transnacional no CCPI Amazônia
Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde em Canutama e amplia atendimento para 16 especialidades médicas
Em Canutama, governador Wilson Lima fortalece setores primário e social e entrega ajuda humanitária para famílias afetadas pela estiagem
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?