Os novos projetos são integrantes do Programa Prioritário de Bioeconomia, coordenado pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam). O primeiro tem investimento de R$ 2,4 milhões para desenvolver um modelo de geração de créditos de carbono inovador a ser implementado na Terra Indígena (TI) Sete de Setembro, que beneficiará diretamente o povo Paiter Suruí por meio da comercialização dos créditos gerados. O segundo tem o aporte de R$ 500 mil para o projeto “Meu pé de árvore digital”, para o aprimoramento de plataforma de monitoramento de árvores matrizes, facilitando o planejamento e comercialização de produtos de árvores adultas como sementes, resinas, óleos, entre outros, além de contribuir para a restauração e proteção de ecossistemas. Serão entregues um certificado de investimento a cada projeto durante o evento.
Para quem produz na Zona Franca de Manaus, a Lei n° 8.387/1991 prevê investimento mínimo de 5% do faturamento bruto da comercialização de bens e serviços de tecnologias da informação e comunicação (deduzidos os tributos) em atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Amazônia Ocidental ou no Amapá, com base em um plano de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação a ser apresentado à Suframa.
JornadaEm seu segundo ano de atividades, a Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento é uma realização da Superintendência da Zona Franca de Manaus, com o objetivo de disseminar os benefícios do modelo Zona Franca de Manaus, promovendo uma maior articulação entre os Estados da Amazônia Ocidental e Amapá, além de contribuir para a melhoria do ambiente de negócios da região. Mensalmente a Autarquia leva um grupo de técnicos junto a parceiros para a realização de um evento de dois dias nas capitais da Amazônia Ocidental e Amapá.
Os interessados em participar da programação em Rondônia podem se inscrever gratuitamente no link: https://doity.com.br/jornadaintegracaoportovelho.