Vai começar a maior competição esportiva estudantil do Estado de Roraima e os atletas do Judô é que vão estrear as disputas dos 49° JER’S (Jogos Escolares de Roraima). As lutas serão no sábado, 19, a partir das 9 horas, no Ginásio Hélio Campos.
“É com muita satisfação e alegria, depois de dois anos de pandemia, que a gente volta a realizar os tão aguardados Jogos Escolares de Roraima. Serão 14 modalidades e participação de aproximadamente 3.500 alunos-atletas. A competição inicia com as lutas de Judô no sábado, com a presença liberada do público no Ginásio Hélio Campos”, destacou Dinaildo Barreto, diretor do IDRR (Instituto do Desporto de Roraima) da Seed (Secretaria de Educação e Desporto de Roraima).
A competição de Judô ocorre mediante parceria entre a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e FEJURR (Federação de Judô de Roraima), com apoio da FEDERR (Federação de Desporto Escolar de Roraima).
Mas antes de entrar no tatame, os atletas precisam participar da pesagem, que ocorre nesta quinta-feira, 16, das 9h às 10h30, nas dependências do IDRR localizado no Estádio Flamarion Vasconcelos (Canarinho).
A competição
Na disputa por medalhas, 48 atletas de 24 escolas da capital Boa Vista e dois atletas de duas instituições de ensino do interior (uma de Caracaraí e outra de Mucajaí).
O coordenador de Judô nos JER’s e presidente da FEJURR, professor Paulo Ferreira, explicou que haverá disputas nas categorias Mirim (12 a 14 anos) e Infantil (15 a 17 anos), masculino e feminino.
“Os combates serão de três minutos para o Mirim e quatro minutos para o Infantil, em uma área de tatame de dimensões oficiais. Teremos cinco árbitros atuando, sendo um internacional, um nacional e três estaduais”, explicou Paulo.
OS JERS
O evento envolve uma grandiosa logística, com arbitragem, alojamento, alimentação e transporte. Toda a organização dos JER’S é de responsabilidade do IDRR.
Este ano, os JER’S serão realizados em seis fases, sendo quatro fases regionais, fase capital e fase final. A Regional I ocorrerá em Normandia, no período de 1 a 4 de julho e envolverá os municípios de Bonfim e Cantá.
A Regional II ocorrerá em Rorainópolis entre os dias 7 e 10 de julho, para os municípios de Caroebe, São João Baliza e São Luiz. A Regional III será realizada em Caracaraí de 13 a 16 de julho, para atender os estudantes dos municípios de Mucajaí e Iracema.
A Regional IV será em Amajari, de 20 a 23 de julho e contemplará os municípios de Pacaraima, Alto Alegre e Uiramutã. Já a etapa capital será realizada em Boa Vista, de 27 a 30 de julho, atendendo alunos-atletas de escolas da cidade de Boa Vista e da Zona Rural.
A fase final, que reunirá as equipes e atletas classificados nas fases regionais e capital, está marcada para ocorrer em Boa Vista no período de 3 a 10 de agosto.
Os alunos-atletas vão disputar o lugar mais alto do pódio em dez modalidades individuais (atletismo, ciclismo, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez e ginástica rítmica) e em quatro coletivas (basquete, futsal, handebol e vôlei) nas categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, nos naipes masculino e feminino.
No xadrez, somente haverá disputa na categoria 15 a 17 anos e a ginástica rítmica, na categoria 13 a 15 anos, somente no feminino. Já a modalidade de futebol de campo, será disputada em um outro evento escolar que será organizado pelo IDRR no segundo semestre deste ano.
A última edição dos Jogos Escolares de Roraima realizada em 2019 reuniu 3.304 alunos-atletas de 127 escolas da capital e do interior.