Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: JEBs: Alunos atletas da rede estadual disputam etapa nacional dos jogos escolares em Aracaju
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > JEBs: Alunos atletas da rede estadual disputam etapa nacional dos jogos escolares em Aracaju
Gestão EstadualPolítica

JEBs: Alunos atletas da rede estadual disputam etapa nacional dos jogos escolares em Aracaju

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Nesta primeira fase, a delegação amazonense sub-18 representa o estado em cinco modalidades

Foto: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Mais de 80 alunos atletas da REDE estadual de ensino do Amazonas, participam dos jogos escolares Brasileiros (JEBs) categoria Sub-18, em Aracaju (SE), até o dia 25 de maio (próximo sábado). Os classificados na etapa nacional terão o desafio de representar o Brasil na Gymnasiade, olimpíada mundial organizada pela Federação Internacional do Desporto Escolar, que será realizada em outubro deste ano na cidade de Manama, capital do Barém, no Oriente Médio.

Na capital sergipana, 82 jogadores amazonenses disputam nas modalidades de tênis de mesa, karatê, atletismo, luta olímpica e xadrez. A segunda fase, que será realizada em junho deste ano, em Alagoas, contará com a participação de 24 atletas do Amazonas no judô. Já na terceira, o estado será representado por seis competidores do vôlei de praia e oito do basquete 3×3, em Palmas (TO), também em junho.

No total, 120 estudantes de escolas públicas e privadas representam o Amazonas na categoria sub-18 estão em busca de conquistar medalhas e melhorar os resultados. Visando o melhor desempenho nos jogos, os alunos atletas amazonenses e os técnicos envolvidos estão confiantes.

Foto: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

“Estou bem esperançoso e, com certeza, a gente vai trazer o título do JEBs e, consequentemente, vamos conseguir a vaga do Amazonas para Barém”, disse o professor de karatê, Raimundo Sampaio.

O campeonato conta com o apoio de dez dirigentes e integrantes da comissão técnica do Amazonas. “Nós estamos preparando [os jogadores] ao longo de vários anos, porque são atletas que já têm experiência. Temos uma expectativa muito grande”, disse o presidente da Federação Amazonense de Desporto Escolar (Fade), Auricélio Andrade.

Foto: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Incentivo e preparação

O campeonato mobiliza toda a comunidade escolar, que une forças para motivar os estudantes atletas amazonenses na preparação física e psicológica para a competição. Foi esse incentivo que ajudou o estudante Benjamin da Silva de Oliveira, 17, a conquistar dois títulos na modalidade, em 2022.

aluno do Centro de educação de Tempo Integral (Ceti) Garcitylzo do Lago e Silva, zona oeste de Manaus, Benjamin já foi campeão norte-nordeste e brasileiro de atletismo na categoria sub-16. E, no JEBs 2024, o estudante espera sair vitorioso para o campeonato mundial.

“A escola tem me ajudado bastante na educação e me apoiado também no esporte. Minha preparação tem sido ótima, tenho uma expectativa muito grande de conseguir medalha. Estou bem feliz de poder representar meu estado”, disse Benjamin.

Já a estudante Emilly Ribeiro, 17, se prepara para estrear na competição nacional, também na modalidade de atletismo. Ela destacou a importância do apoio da família nos treinos.

Foto: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

“Eu espero conseguir a medalha de ouro, que é o objetivo de cada um que está aqui hoje. A minha família é meu apoio, minha mãe, principalmente. É algo NOVO porque sou a única atleta da família”, disse Emilly.

Para Richelly Ribeiro de Souza, mãe de Emilly, a participação da filha no JEBs tem sido motivo de orgulho.

“É gratificante, porque a gente passa tanto tempo investindo nos nossos filhos para ser alguém melhor na vida. É gratificante ver o filho vencendo, se dedicando a uma coisa que vai trazer tanto retorno para ele, quanto orgulho para nós, que somos pais”, ressaltou Richelly.

O post JEBs: Alunos atletas da rede estadual disputam etapa nacional dos jogos escolares em Aracaju apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

   

Tags:Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Emendas parlamentares do deputado João Luiz garantem equipamentos e acessibilidade a PcDs na Policlínica Zeno Lanzini
Próximo artigo Prefeitura vai ampliar recuperação de espaços públicos na zona Sul de Manaus

Mais notícias desta categoria

Itapiranga: Inauguração do Grupamento de Combate a Incêndio

8 horas atrás

Oca Vai à Escola: Palestras Socioambientais Transformadoras

11 horas atrás

Asfixia Perinatal: Capacitação Pioneira da SES-AM

12 horas atrás

Carreta da Saúde: Atendimento gratuito em Silves

14 horas atrás

#SouManaus Passo a Paço 2025: Visita Técnica Essencial

1 dia atrás

Agosto Verde e Primeira Infância: Visitas Importantes

1 dia atrás

Pré-Vest UEA: 3º Aulão Interativo em História e mais

2 dias atrás

Arsepam: Ouvidoria Cidadã – Inclusão em Movimento

2 dias atrás

Olimpíada de Educação Financeira: Inscrições Abertas!

2 dias atrás

Avanços em habitação – Governo do Amazonas no Cenatec

2 dias atrás

Bolsa Universidade: Prefeitura de Manaus oferece descontos

2 dias atrás

Hospital Delphina Aziz – Recorde em Exames Laboratoriais

2 dias atrás
Liceu de Artes e Ofícios: início do 2º semestre 2025
FVS-RCP promove treinamento sobre prevenção de infecções
#SouManaus Passo a Paço 2025: Festival Incrível
Adaf: Ações de Educação Sanitária Impactam o Público
Proteção às crianças e adolescentes – Capacitação do Governo do Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?