Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: JEA’s: conquistas das primeiras medalhas marcam segundo dia de competições
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > JEA’s: conquistas das primeiras medalhas marcam segundo dia de competições
Governo do Amazonas

JEA’s: conquistas das primeiras medalhas marcam segundo dia de competições

6 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

A sexta-feira contou com disputas no futsal, atletismo, voleibol, tênis de mesa, badminton, xadrez, handebol e basquete

Foto: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Os jogos escolares do Amazonas (JEAs) chegaram no seu 2º dia de disputas já com as primeiras medalhas distribuídas nesta sexta-feira (18/07). As modalidades do futsal, futebol de campo, atletismo, voleibol, tênis de mesa, badminton, xadrez, handebol e basquete movimentaram as emoções da maior competição escolar do estado.

Com mais de 5,4 mil atletas de escolas estaduais, municipais, federais e privadas, o JEAs conta com 20 modalidades esportivas e vai acontecer até o próximo dia 27 de julho. Porém, no atletismo, modalidade que teve início nesta sexta-feira, as competições seguem até o próximo domingo (20/07), pela manhã e tarde, na Vila Olímpica de Manaus.

De acordo com a coordenadora da modalidade no JEAs, Lilian Carvalho, os atletas não brigam apenas pelas medalhas, mas também pelo índice técnico necessário para a classificação em competições nacionais, como os jogos escolares Brasileiros (JEBs) e os Jogos da Juventude.

“Os índices são definidos pela própria coordenadoria do JEAs, e servem para nivelar os alunos com o sarrafo nacional. É uma alegria ver eles alcançando esses objetivos”, destacou Lilian, que também é presidente da Federação Desportiva de Atletismo do Estado do Amazonas (Fedaeam).

Foto: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Ouro do rio Uaicurapá

E quem PODE descrever a exata sensação narrada pela presidente da Fedaeam é a atleta Luna Souza, de 14 anos. Natural da comunidade São João Batista do Jacu, localizada às margens do rio Uaicurapá, no município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), Luna conquistou o ouro na prova do salto em altura, ao alcançar, sozinha, a marca de 1,40m, o índice técnico necessário para a sua classificação no JEBs 2025.

O resultado se torna ainda mais expressivo com o fato de que Luna treina há apenas quatro meses. A aluna conta que foram os professores do Centro de educação de Tempo Integral (Ceti) Deputado Gláucio Gonçalves, escola de Luna, que apresentaram o atletismo para ela.

“Eu nem sabia o que era o atletismo. Eu estava irritada porque tive de mudar da minha comunidade para a sede do município. Não queria estar na escola, mas meus professores insistiram em mim. Estou muito feliz. Muito grata aos professores e aos meus pais, que também sempre me apoiaram. Eles me enviaram ‘você já é uma campeã’, por telefone, antes deu alcançar os 1,40m. Me deram força”, compartilhou Luna, emocionada.

O JEBs 2025 acontece no próximo mês de outubro, em Uberlândia (MG).

Pódio interiorano

Já no tênis de mesa, outra modalidade que iniciou nesta sexta-feira e que também já teve premiações, o pódio da categoria juvenil feminino I foi completo com alunas da REDE estadual de ensino e oriundas de municípios do interior o Amazonas. Geovanna Meireles, aluna da escola Estadual Castelo Branco, em Manacapuru (distante 68 quilômetros da capital), foi a grande campeã. A 2ª e a 3ª colocação foram ocupadas por alunas do Colégio Batista de Parintins e da escola Estadual Quitó Tatikawa, em Itapiranga (distante 227 quilômetros).

O resultado mostra a força dos municípios do interior do estado no JEAs. Mais de 1,7 mil atletas do JEAs são alunos do interior, com 41 municípios representados. Para Geovanna, o resultado significa evolução.

“No ano passado, perdi nas quartas de final. Foi triste, fiquei muito frustada. Hoje tive um dia perfeito. Estou muito feliz. Melhorei bastante e quero continuar treinando e me aprimorando”, destacou a aluna.

Os resultados diários das competições do JEAs são organizados em boletins, divulgados no site oficial da competição, https://www.jeas.com.br/. No próximo sábado (19/07), para além das modalidades citadas anteriormente, outras duas começam suas disputas: karatê e ciclismo. Os locais de competição também são públicos a partir dos boletins diários.

O post JEA’s: conquistas das primeiras medalhas marcam segundo dia de competições apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas implanta Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do SUS no estado
Próximo artigo PMAM prende três homens e apreende adolescente suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas

Mais notícias desta categoria

Central integrada de fiscalização inicia calendário de vistorias em bares da zona sul e centro-sul de Manaus

2 horas atrás

Sejusc disponibiliza microcrédito no Amazonas em 2025 para 589 beneficiados com mais de R$ 4,7 milhões

2 horas atrás

Iniciada construção do Habitacional Ipiranga com 96 apartamentos para famílias reassentadas no Betânia

20 horas atrás

Site de matrículas do Amazonas registra 41.743 reservas até 16/01 e segue aberto até 20/01

20 horas atrás

Governo do Amazonas reabre linhas de crédito da Afeam para apoiar pequenos negócios e produtores

20 horas atrás

Governador Wilson Lima entrega cadeiras de rodas e anuncia ações para o setor primário em Caapiranga

23 horas atrás

Telessaúde amplia atendimento no Amazonas e Caapiranga recebe duas telessalas do Saúde AM Digital e amplia acesso a consultas especializadas

23 horas atrás

Governo do Amazonas vistoria obras da estrada do Membeca e inaugura iluminação de LED em Caapiranga

24 horas atrás

Processo seletivo Pecit da Polícia Militar do Amazonas abre 44 vagas para creches em Manaus até 21 de janeiro

1 dia atrás

Ganhador do sorteio da Nota Fiscal Amazonense recebe R$ 50 mil e anuncia doação ao Gacc para apoiar crianças

1 dia atrás

Campeonato Amazonense terá jogos no Ismael Benigno e Carlos Zamith e Vila Olímpica oferece atividades comunitárias no fim de semana

1 dia atrás

Capacitação apresenta protocolo Não é Não para eventos de Carnaval no Amazonas

1 dia atrás
Doação de órgãos no Amazonas gera três transplantes e captação de córneas em 14/01/2026
Processo seletivo Ensino Médio Técnico 2026 amplia oferta com 322 vagas na Fundação Matias Machline em Manaus
Sema realiza 19ª reuniões dos conselhos na Resex Canutama para fortalecer gestão participativa e aprovar projetos para 2026
Programa Bombeiro Mirim abre 900 vagas para crianças e adolescentes de 8 a 14 anos no Amazonas
Hospital Dr. João Lúcio pede ajuda para localizar familiares de Fábio Pinheiro, 75 anos, internado após queda
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?