Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: JEAs 2024: Natação proporciona histórias de superação no segundo dia de provas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > JEAs 2024: Natação proporciona histórias de superação no segundo dia de provas
Governo do Amazonas

JEAs 2024: Natação proporciona histórias de superação no segundo dia de provas

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
Última atualização: 26 de julho de 2024
5 Min Lidos
Compartilhar

Classificações para campeonatos nacionais, medalhas para o interior e memórias de pioneirismos marcaram a quinta-feira (25/07) do JEAs

Foto: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto

Em mais um dia de competição na 45ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), a Vila Olímpica de Manaus foi palco de histórias emocionantes da natação. Entre as 23 provas realizadas nesta quinta-feira (25/07), presenças de ex-atletas da rede estadual, classificações inéditas e figuras carimbadas marcaram o segundo dia de disputas na modalidade.

A primeira delas foi protagonizada pela atleta Julia Sofia Gonçalves, 14, aluna da Escola Estadual (EE) Antônio Maurity Monteiro Coelho, na zona leste de Manaus. A estudante, que já tinha conquistado a medalha de ouro na prova “infantil feminino dos 50 metros peito”, repetiu a dose na prova de “100 metros”. Contudo, dessa vez Julia venceu a prova desbancando Adriele Marcela da Cruz, atual campeã do Campeonato Brasileiro de Natação de Inverno, por 34 centésimos.

A conquista rendeu para Julia a sua primeira participação nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que será realizado em setembro, na cidade de Recife (PE).

Foto: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto

“Foi muito emocionante. Já chorei com minhas amigas, com a minha treinadora. Conquistar essa vaga perante uma grande adversária também é muito gratificante. Vou para o JEBs com expectativa de conquistar medalhas”, destacou a aluna.

Já para a atleta Alice Monteiro, 16, aluna da EE Antônio Lucena Bittencourt, a participação em competições nacionais já é realidade há alguns anos. Com a medalha de ouro na prova “50 metros borboleta”, Alice vai para a sua 3ª participação em campeonatos brasileiros escolares. Ela já conquistou uma medalha de ouro, uma de prata e outra de bronze nas edições do JEBs de 2022 e 2021.

“Hoje estou feliz pelo ouro e pela classificação. Ainda tenho duas provas para fazer nesse JEAs, e espero conseguir índice para ir para o nacional disputar também essas provas”, enfatizou Alice.

Foto: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto

Pioneiro

Com os novos talentos disputando posições a pleno vapor na piscina da Vila Olímpica de Manaus, a competição também teve espaço para um veterano da modalidade. Jefferson Mascarenhas, atualmente técnico de natação, foi o responsável pela primeira medalha amazonense na modalidade no JEBs, ainda em 1983. Um bronze, na prova de “100 metros peito”.

O atleta, que na época foi figurinha carimbada nas edições do JEAs do final da década de 70 e início dos anos 80, foi aluno da EE Sólon de Lucena. Ele ainda conquistou outras duas medalhas de prata no JEBs, na edição de 1984.

“Para mim é um orgulho gigante ter quebrado essa escrita para o Amazonas. Hoje estou aqui, acompanhando e treinando novos talentos. O esporte muda vidas, e é isso que busco passar para os meus alunos. Representei a minha escola e o meu estado, foi um momento marcante na minha vida”, compartilhou Jefferson.

Foto: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto

Dos rios à piscina

Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus) é a cidade dos atuais campeões da prova do “revezamento medley 4×50 metros” do JEAs. Os atletas Arnaldo Oliveira, David Fonseca, Hector Gonçalves e Efraim Farias levam de volta para a EE Nossa Senhora do Carmo o título de campeões amazonenses.

No trajeto até a medalha de ouro, os atletas passaram por longas viagens, mobilização da família e treinos intensos no Lago do Macurany, braço d’água popular no município de Parintins. O esforço foi recompensado, ressaltou o líder da equipe, Efraim Farias, de 13 anos.

Foto: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto

“É muito emocionante. A gente está treinando desde o ano passado, todos os dias, pelo menos uma hora por dia. Encaramos 24 horas de barco, todos nós já tínhamos disputado outras provas aqui. Mesmo com tudo isso, voltamos campeões”, compartilhou Efraim.

O terceiro e último dia de provas na natação acontece nesta sexta-feira (26/07), na Vila Olímpica de Manaus, a partir das 8h. Outras 18 provas revelarão o quadro de medalhas definitivo da modalidade na 45ª edição deste JEAs.

O post JEAs 2024: Natação proporciona histórias de superação no segundo dia de provas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasManausParintins
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Noventa animais silvestres são resgatados pelo Ipaam de janeiro a maio

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
22 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Bienal das Amazônias celebra diversidade artística com olhar sobre as águas

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
22 de maio de 2025
Governo do Amazonas

ADS entrega materiais e equipamentos para fomentar a produção rural em Tapauá

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
22 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Estudo, apoiado pelo Governo do Amazonas, analisa desenvolvimento de jovens estudantes do ensino superior

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
22 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Pelci transforma vidas e projeta o Amazonas no cenário internacional

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
22 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Idam recomenda medidas sanitárias para prevenir a entrada da gripe aviária no Amazonas

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
22 de maio de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?