Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: JEAs 2023: Primeiro dia de disputas marca a estreia de oito das 20 modalidades da competição
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Estados > JEAs 2023: Primeiro dia de disputas marca a estreia de oito das 20 modalidades da competição
EstadosPolícia

JEAs 2023: Primeiro dia de disputas marca a estreia de oito das 20 modalidades da competição

Por biblia
Última atualização: 14 de julho de 2023
4 Min Lidos
Compartilhar


Há 16 horas

Por Matheus Gil

Badminton, basquetebol, futebol, futsal,  handebol, tênis de mesa, voleibol e xadrez abriram a 44ª edição dos jogos

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto

No primeiro dia de disputas dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), oito das 20 modalidades tiveram suas estreias na 44ª edição da competição. Os atletas do badminton, basquetebol, futebol, tênis de mesa, xadrez, futsal, handebol e voleibol marcaram presença nas quadras, campos e arenas do JEAs, que no total, reúne mais de 7,6 mil atletas de 36 municípios do Amazonas. 

No basquete, 39 equipes estiveram na quadra do Nininberg Guerra, na zona oeste de Manaus. Neste primeiro dia de competição, todas as quatro categorias inscritas estrearam, entre o infantil masculino, infantil feminino, juvenil masculino e juvenil feminino. 

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto

“O índice técnico melhorou bastante nesta edição do JEAs. É possível ver a mudança de visão dos atletas sobre o esporte e isso é gratificante para a gente que gosta do basquete. A participação no interior também aumentou muito, o que melhora a competitividade do campeonato”, destacou o coordenador da modalidade no JEAs, professor Charle Badr. 

Representando o município de Lábrea (distante 702 quilômetros de Manaus), o aluno João Amorim, 16, contou que a delegação dele enfrentou mais de 30 horas de estrada para competir na 44ª edição do JEAs.

“A ansiedade da estreia, tanto pela nossa primeira partida, quanto pelo nosso primeiro JEAs, pode nos atrapalhar, mas acredito que nos sairemos muito bem. Somos uma seleção bem forte, porque treinamos muito. No fim, não é só sobre basquete, e sim pelo estilo de vida que o esporte nos proporciona”.

A seleção de Lábrea é composta por alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Agostinho Ernesto de Almeida, do Instituto Federal do Amazonas (Ifam-AM) Campus Lábrea e da Escola Estadual Educandário Santa Rita.

Os jogos classificatórios do basquetebol seguem até o próximo dia 19 de julho. Já na modalidade basquete 3×3, as 47 equipes inscritas vão à quadra no próximo sábado (15/07), com oito municípios do estado representados pelos atletas. 

Badminton

Em ascensão no Amazonas, o esporte reúne, nesta edição do JEAs, a maior quantidade de atletas inscritos em toda a história da competição, com 97 alunos confirmados.

De acordo com a aluna Ana Clara Araújo, 17, da Escola Estadual (EE) Francisco das Chagas Souza de Albuquerque, que disputa o JEAs desde 2018 e que também acumula experiência em competições nacionais, é visível o crescimento. A modalidade encerra as atividades amanhã (14/07), com as finais nas categorias do juvenil masculino e feminino.

“O badminton está tendo muito mais visibilidade entre os jovens, que estão vendo que é possível crescer cada vez mais nesse esporte. É um esporte muito difícil, que exige muito da gente, e é isso que tenho percebido, muito esforço e dedicação”.

No infantil, os alunos da rede estadual conquistaram seis das oito medalhas possíveis. Medalha de ouro com a aluna Yandra Vitória, 13, da EE Cacilda Braule Pinto; prata com os alunos Madson Barbosa, 13, da EE Cacilda Braule Pinto e Emily Benevides, 14, da EE Eunice Serrano; bronze com os estudantes Adriel Lima, 13, da EE Cacilda Braule Pinto, Kamile Eduarda, 14, da EE Fueth Paulo Mourao e a Gabrielly Nobre, 12, da EE Cacilda Braule Pinto.  

Tags:LábreaManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

EstadosPolícia

Operação Cheia 2025: Governador Wilson Lima acompanha o envio de ajuda humanitária para municípios do Madeira

Por biblia
17 de abril de 2025
Governo do Amazonas

Equipe de wrestling brilha e delegação amazonense chega a nove medalhas nos Jogos da Juventude 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Arsepam realiza visita técnica à construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Feirão Amazonas Meu Lar gerou R$ 55 milhões em vendas de unidades habitacionais com subsídio estadual, até o momento

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Seas tem programação dedicada ao Dia da Consciência Negra nos Centros de Convivência

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação dá início à aplicação das provas do Sadeam 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?