Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Japurá e Manaquiri: Agricultores indígenas assistidos pelo Idam vendem 5 toneladas de alimentos via PAA Indígena
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Japurá e Manaquiri: Agricultores indígenas assistidos pelo Idam vendem 5 toneladas de alimentos via PAA Indígena
Governo do Amazonas

Japurá e Manaquiri: Agricultores indígenas assistidos pelo Idam vendem 5 toneladas de alimentos via PAA Indígena

5 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Os alimentos tiveram como destino escolas e instituições de assistência a indígenas locais

FOTOS: Divulgação/Idam

Agricultores familiares indígenas de Japurá e Manaquiri (distantes 744 e 60 quilômetros de Manaus, respectivamente), venderam 5 toneladas de alimentos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Indígena. Os itens alimentícios foram escoados, nesta quarta-feira (12/03), pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

Os alimentos tiveram como destino escolas e instituições de assistência a indígenas dos dois municípios, segundo o instituto. Do total comercializado, quatro toneladas foram produzidas por agricultores familiares indígenas da comunidade São Joaquim, em Japurá, enquanto uma tonelada está relacionada à produção de trabalhadores rurais indígenas de Manaquiri.

Em Japurá, os alimentos correspondem à produção de 12 agricultores indígenas da etnia Maku Nadeb e a logística, disponibilizada pelo Idam, por meio da Unidade Local (UnLoc) Idam/Japurá, contou com o apoio também da Secretaria Municipal de Produção (Sempa) e da Secretaria de saúde Indígena (Sasai).

“Estes alimentos serão entregues a outras famílias indígenas do município em estado de vulnerabilidade social, principalmente para as comunidades ao longo do Paraná do Bua-Bua”, informou o técnico da UnLoc Idam/Japurá, Marcos Nunes.

Entre os alimentos entregues para a comercialização pelo PAA estavam bananas pacovan, banana maçã, farinha de mandioca, farinha de tapioca, goma, pupunha, vinho de açaí, macaxeira, cupuaçu e cará.

FOTO: Divulgação/Idam

Marcos reforçou ainda a importância do programa para garantir a renda e qualidade de vida das famílias indígenas do município. “Toda essa produção será distribuída de forma gratuita às famílias indígenas do município, das comunidades São Joaquim, Jutaí, Jeremias, Nova Canaã, Deus proverá, entre outras”, destacou.

Manaquiri

Já no município de Manaquiri, a equipe técnica do Idam auxiliou na coleta e distribuição de uma tonelada de polpa de goiaba, produzida por 4 agricultores indígenas das etnias Apurinã e Miranha. Conforme o gerente da UnLoc Idam/Manaquiri, Ricardo Sobreira, o produto terá como destino escolas indígenas, como contribuição e reforço para a alimentação das crianças matriculadas.

“Estamos dando continuidade às nossas entregas pelo PAA agora em março, apoiando nossos agricultores indígenas em todos os aspectos da produção rural”, salientou o gerente.

O post Japurá e Manaquiri: Agricultores indígenas assistidos pelo Idam vendem 5 toneladas de alimentos via PAA Indígena apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas convoca migrantes para a retirada de Registro Nacional Migratório no PAC Compensa
Próximo artigo Programa Alta Oportuna da SES-AM reduz pressão sobre prontos-socorros infantis no período de Síndromes Respiratórias

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado (16/08)

2 horas atrás

Governo Presente: Sect entrega 15 títulos definitivos e realiza atendimentos de regularização fundiária

2 horas atrás

Operação Shamar: Em Borba, PC-AM prende homem em flagrante por descumprimento de medida protetiva contra ex-companheira

2 horas atrás

Governo Presente: SSP-AM realiza atendimentos da Carteira de Identidade Nacional para moradores da zona leste

2 horas atrás

Governo Presente: Detran-AM registra 170 atendimentos neste sábado

2 horas atrás

Governo do Amazonas consegue na Justiça decisão que garante manutenção do Passe Livre

2 horas atrás

Operação Shamar: Em Juruá, Polícia Civil prende homem por agredir e ameaçar companheira com um terçado

2 horas atrás

Governo Presente: Serviços de acessibilidade e solicitação de documentos para PcD são levados ao Coroado

3 horas atrás

Governo Presente: 20ª edição realiza atendimento inédito com Telessaúde e serviços de cidadania e proteção animal no Coroado

3 horas atrás

Governo do Amazonas entrega 200 novas faixas no encerramento da 14ª Edição do Curso de Defesa Pessoal Feminina

3 horas atrás

Polícia civil prende homem pelos crimes de comércio ilegal de armas de fogo e manter espécime da fauna silvestre sem autorização

3 horas atrás

Governador Wilson Lima abre a 20ª edição do Governo Presente na zona leste de Manaus

3 horas atrás
Centro Histórico de Manaus recebe 14 espetáculos gratuitos neste domingo
Museu do Seringal comemora 23 anos com programação especial gratuita
Festival da Indústria Criativa LGBTQIAPN+ da Amazônia promove painéis sobre economia, cultura e diversidade
Prosai avança nas obras do Centro de Reservação e Distribuição de água em Parintins
Amazonprev alerta segurados para tentativas de golpes do recadastramento
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?