O vereador Ivo Neto (Patriota), membro da Comissão de esportes da Câmara Municipal de Manaus (CMM), participou, na manhã desta quinta-feira (16/12), da sessão que entregou a Medalha de Ouro Alfredo Barbosa Filho a Raimundo Nonato Monteiro Machado, mais conhecido como Mestre Nonato.Por meio de decreto Legislativo, o vereador Allan Campelo (PSC), entregou a medalha ao Mestre Nonato, pelos serviços prestados à difusão do jiu-jitsu junto à sociedade manauara. Para o vereador Ivo Neto, que há 20 anos desenvolve projeto de jiu-jitsu no bairro Santa Luzia, na zona sul de Manaus, é uma homenagem justa.
“Merecido reconhecimento pela valorosa missão, tendo em vista que o atleta por anos ele se dedicou em aperfeiçoar-se nas artes marciais, em especial ao jiu-jitsu e difundir este esporte em Manaus”, destacou ele.
Raimundo Nonato Monteiro Machado, nascido em Manaus em 08 de abril de 1962, é Mestre de jiu-jitsu 7º Dan (Grau), devidamente reconhecido pela Confederação Brasileira de jiu-jitsu (CBJJ) e pela Federação Internacional de jiu-jitsu Brasileiro (IBJJF), também é um dos Líderes reconhecidos da academia Nova UNIÃO de jiu-jitsu.
Em 1991 montou o seu primeiro projeto social chamado “NV Nonato Machado”, onde fez um trabalho de base para crianças, jovens e mulheres; tendo sido o primeiro professor de jiu-jitsu a formar campeãs na categoria feminina do esporte. Conheceu o professor Dedé Pederneiras, onde fora iniciada uma grande amizade e intercâmbio de onde saíram grandes atletas e campeões a nível internacional, tanto no MMA, quanto no jiu-jitsu, a exemplo disso, o lutador José Aldo. O mestre Nonato além de ter sido presidente da Federação de jiu-jitsu por 6 anos, atuou lutando campeonatos, sagrando-se campeão amazonense, brasileiro, sul-americano, pan-americano e europeu de jiu-jitsu. Portanto, trata-se de um legado de expansão do jiu-jitsu na cidade de Manaus e em todo o Amazonas.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador
Ivo Neto participa de homenagem ao mestre de jiu-jitsu, Nonato Machado, em Manaus
