Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Itaipu mostra ações práticas em água, energia e clima no Pavilhão Brasil
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Meio Ambiente > Itaipu mostra ações práticas em água, energia e clima no Pavilhão Brasil
Meio Ambiente

Itaipu mostra ações práticas em água, energia e clima no Pavilhão Brasil

3 anos atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

Alinhada com o que preconiza a Organização das Nações Unidas (ONU) para a Conferência Mundial do Clima (COP 27), a Itaipu Binacional apresentou nesta quinta-feira (10), em dois debates realizados no Pavilhão Brasil, ações efetivas para o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 (água potável e saneamento), 7 (energia limpa e acessível) e 13 (ação contra a mudança global do clima).
Foto: Lígia leite Soares/Itaipu Binacional
Pela manhã, o tema foi “Brasil e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Contribuições para os ODS 6, 7 e 13”. A representante da Itaipu, Lígia leite Soares, explicou como ações integradas em água e energia repercutem positivamente em várias das metas da Agenda 2030.
“Os ODS 6 e 7 desempenham um papel central na Agenda 2030, contribuindo com diversos objetivos, incluindo o enfrentamento da mudança climática. E como água e energia estão também no centro do negócio da Itaipu, a empresa desenvolve ações relacionadas a todos os ODS em sua área de influência”, afirmou.

Fotos: Daniela Luquini / Vosmar Rosa – Flickr Ministério do Meio Ambiente
A partir dessa experiência, a Itaipu promoveu, em conjunto com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), um projeto de territorialização dos ODS, que permite aos municípios terem uma radiografia das metas da Agenda 2030, facilitando a elaboração de políticas públicas para anteder às principais demandas locais nos campos social, ambiental e econômico.
“Esse projeto evidencia o compromisso da Itaipu com o ODS 17 (parcerias e meios de implementação)”, afirmou Lígia. “Para as empresas, especialmente as de grande porte e que promovem mudanças nos territórios em que se instalam, a Agenda 2030 representa não só uma importante ferramenta para o planejamento das ações, mas também uma matriz de análise de riscos, em que qualquer inconformidade deve ser vista como uma ameaça à sustentabilidade do negócio”, completou.

Foto: Lígia leite Soares/Itaipu Binacional
Ela destacou também a parceria da Itaipu com o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (Undesa) que resultou na REDE Global de Soluções Sustentáveis em Água e Energia. Os estudos de caso contendo as contribuições da binacional a cada ODS estão disponíveis no site da empresa e da parceria.
O painel contou com a participação do secretário especial de Articulação Social na Secretaria de Governo (SEGOV), Marcos de Araújo, e a coordenadora-Geral de Articulação com Organizações Internacionais na SEGOV, Gabriela Antunes. A SEGOV apresentou a Agenda Brasil + Sustentável, que tem como proposta priorizar metas da Agenda 2030, comunicar e facilitar o acesso a financiamento. Também funciona como um portfólio de mais de 800 iniciativas.
Energias Renováveis
Durante a tarde, o superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu destacou, no painel “Fontes de Energias Renováveis”, as ações voltadas à conservação da biodiversidade e a relação com a geração hidrelétrica. A preservação dos ecossistemas, com a conservação de mais de 100 mil hectares de Mata Atlântica, está diretamente ligada ao negócio da empresa, protegendo e dando longevidade ao reservatório, que hoje tem uma vida útil estimada em 184 anos. A estratégia também contribui promovendo resiliência e adaptação às mudanças climáticas.

Fotos: Daniela Luquini / Vosmar Rosa – Flickr Ministério do Meio Ambiente
“As ações evitam o assoreamento e a contaminação do reservatório, que é permanentemente monitorado. Para cada ano que conseguimos prolongar a vida útil, é garantia de manutenção do fornecimento de eletricidade para o Brasil e o Paraguai. Então, é um investimento que retorna para a empresa”, disse.
O debate também contou com a participação da presidente da E+ Transição Energética, Rosana Santos, da assessora especial do Ministério do Meio Ambiente, Roberta Cox, e do consultor da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Jurandir Picanso.
Enquanto muitos países presentes na COP discutem como diminuir suas emissões, os painelistas destacaram as vantagens do Brasil de deter uma matriz limpa, com quase 80% da geração de eletricidade a partir de fontes renováveis. E a necessidade de cuidar para manter essa forte presença de energias limpas. Também sinalizou para o grande potencial do país na exploração do hidrogênio verde de forma mais barata e competitividade em relação a outros países.

Foto: Lígia leite Soares/Itaipu Binacional
O painel também destacou o papel da hidroeletricidade como fonte estável, garantindo o fornecimento de energia quando a demanda não PODE ser atendida por fontes intermitentes como a solar e a eólica. E a complementariedade entre as fontes renováveis, especialmente entre as fontes hidro e eólica (o aumento da geração a partir dos ventos normalmente coincide com o período de menos chuvas nos reservatórios do Sul e do Sudeste). Os painéis podem ser acessados na íntegra no canal do Ministério do Meio Ambiente no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCrcru3HDT3g1XIEJVk0NARA).
Undesa
Na quarta-feira (9), a Itaipu defendeu a adoção de soluções baseadas na natureza para o enfrentamento das mudanças climáticas, durante evento promovido em parceria com o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (Undesa), no Pavilhão ODS. O debate sobre Soluções Sustentáveis em Água e Energia em apoio aos objetivos climáticos e de biodiversidade, por meio de inovação e tecnologias limpas, contou com a participação de organizações da Espanha, Jordânia, Quênia, Brasil e Paraguai.
Confira aqui a programação completa da COP27.
Confira também a programação do Espaço Empreendedor
Saiba mais sobre a COP27.

Tags:manchetemeio ambientemudanças climáticas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior PC-AM divulga imagens de dupla envolvida em latrocínio de sargento da PMAM
Próximo artigo Proposta prevê regulamentação de herbicida usado em lavoura de soja

Mais notícias desta categoria

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

9 meses atrás

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

9 meses atrás

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

9 meses atrás

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

9 meses atrás

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

9 meses atrás

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

9 meses atrás

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

9 meses atrás

MPAM acompanha programa de renda em Itamarati, após detectar possíveis falhas nos critérios de seleção

9 meses atrás

MPAM, TJAM e Sejusc discutem criação de Grupo de Trabalho para fortalecer o serviço de acolhimento familiar no Amazonas

9 meses atrás

Ex-prefeito de Manacapuru é denunciado pelo MP por desvio de R$ 2 milhões do Fundo de Previdência

9 meses atrás

Gaeco/MPAM deflagra Operação Joeira, cumprindo mandados de busca e apreensão, prisão e medidas assecuratórias de mais de R$ 1 milhão

9 meses atrás

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

9 meses atrás

MPAM instaura inquérito civil para investigar falta de pagamentos na contratação de viaturas pela SSP-AM

Ministério Público do Amazonas conclui curso de mediação e prevenção ao assédio moral no trabalho

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

Ouvidora-geral do MPAM participa da 73ª Reunião Ordinária do CNOMP

MPAM, TJAM e Sejusc discutem criação de Grupo de Trabalho para fortalecer o serviço de acolhimento familiar no Amazonas

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?