Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Iphan nacional conhece programa ‘Nosso Centro’ e evidencia legislação e ações da prefeitura
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Iphan nacional conhece programa ‘Nosso Centro’ e evidencia legislação e ações da prefeitura
Manaus

Iphan nacional conhece programa ‘Nosso Centro’ e evidencia legislação e ações da prefeitura

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

A valorização e a preservação de patrimônio histórico de Manaus foram pautas interinstitucionais entre o Instituto do patrimônio histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Brasil, a Prefeitura de Manaus e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) nacional e do Amazonas (CAU-AM).

Para o presidente do Iphan nacional, Leandro Grass, de todas as cidades com legislação específica, a de Manaus é a que está mais completa. Grass conheceu o programa “Nosso Centro”, da gestão do prefeito David Almeida, assistindo a uma apresentação com as 38 intervenções estabelecidas pela prefeitura e o início das primeiras obras com projetos envolvidos para o território, incluindo o museu do Porto e a reforma e restauro da Pinacoteca.

O “Nosso Centro” foi recebido positivamente pelo presidente do Iphan e sua equipe como um processo de reabilitação com salvaguarda de bens edificados e imateriais, e de fortalecimento da identidade e do sentimento de pertencimento da população.

Normativa

Em Brasília, durante encontro técnico e reuniões, o foco ainda se concentrou na nova normativa do órgão federal para o centro histórico da capital amazonense, que atualmente se encontra em análise na Procuradoria Federal.

Em cooperação inédita do Iphan Amazonas e Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), a autarquia participou da construção colaborativa da minuta do documento, com os atributos de valor paisagístico, elementos estruturais do bem cultural e diretriz de preservação do território. As discussões para a publicação da normativa agora se concentram em Brasília para dar celeridade ao documento.

“A nova normativa trata, de maneira diferenciada, principalmente os conjuntos, com delimitação de setores e eixos, inclusive os da área do Teatro Amazonas e seu entorno. A ideia é trazer uma leitura e facilidade para quem quer desenvolver, futuramente, algum projeto na área central. Com a normativa, o objetivo é que possamos incorporar na nossa legislação o que está sendo desenvolvido. Hoje temos um número de leis municipal e federal que acabam causando insegurança para quem quer investir, se implantar ou quer expandir negócios e atividades no centro histórico”, comentou o diretor de Planejamento do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

“O Implurb participou ativamente da construção da normativa, devido ao acordo de cooperação técnica entre as entidades, e servirá muito para que possa criar toda essa conexão e estar inserido no Plano Diretor do Centro, com legislação específica só para a área central”, disse o arquiteto.

Para o presidente do CAU-AM, arquiteto e urbanista Jean Faria, o acolhimento das ações pelo Iphan foi positivo, coroando o acordo celebrado com o CAU Brasil, Implurb e Prefeitura de Manaus. “Vamos destravar a normativa para que possa ter o centro histórico com parâmetros bem definidos e que o investidor possa ter o seu anseio atendido para fazer investimentos com segurança”, afirmou.

Histórico

A área de tombamento do centro histórico de Manaus, protegido nacionalmente desde 2012, tendo como foco o espírito da Belle Époque, não é uniforme. E é justamente este um dos conceitos da normativa federal.

A normativa pretende mostrar e detalhar que o centro histórico tem configurações distintas, focando igualmente nas potencialidades da área, do que é permitido, no sentido de dar ao Centro maior vivacidade e fomento ao desenvolvimento e implantação de atividades em áreas públicas e do setor privado, em comércio, habitação, serviços, arte e cultura.

O Plano Diretor de Manaus e a Lei Orgânica do Município (Loman), além do decreto 7.176/2004, estabelecem as unidades de interesse de preservação – são 1.656 imóveis/lotes, 11 do conjunto orla portuária e mais 10 praças históricas.

Um dos paradigmas que se busca quebrar é a ideia errônea de que não se PODE mexer em imóveis de interesse de preservação.

No Centro, o local protegido pelo Iphan abrange uma área entre a orla do rio Negro e o entorno do Teatro Amazonas. Os monumentos presentes no centro histórico de Manaus refletem o espírito da Belle Époque, quando a capital amazonense era conhecida como uma das metrópoles da borracha.

— — —

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Foto – Divulgação / Implurb

Tags:David AlmeidaManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Suframa participa da inauguração do novo escritório do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung em Manaus
Próximo artigo Programa +Pelci abre 5 mil vagas para escolinhas esportivas

Mais notícias desta categoria

Leilão de bens inservíveis em Manaus arrecada R$ 1,004 milhão e supera previsão em 276%

16 horas atrás

Prefeitura de Manaus abre seleção para tutor de ensino e aprendizagem do Programa de Residência em Enfermagem

17 horas atrás

Manaus oferece vacinação antirrábica animal em domicílio e em 52 pontos fixos até 29/12

17 horas atrás

Sine Manaus oferta 225 vagas de emprego com atendimento presencial em 17/12 das 8h às 14h

21 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza recuperação asfáltica na zona Leste em avenidas e ruas movimentadas

22 horas atrás

Prefeitura de Manaus atualiza inventário do patrimônio histórico com drones e georreferenciamento no centro antigo

22 horas atrás

Prefeitura de Manaus confirma morte do servidor Francelio Gonçalves da Silva aos 66 anos

23 horas atrás

Prefeito David Almeida acompanha avanço de 75% do primeiro núcleo do novo aterro sanitário e destaca solução histórica para resíduos sólidos em Manaus

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus homologa e nomeia 127 profissionais da Guarda Municipal para ampliar segurança na cidade

2 dias atrás

Manaus realiza recuperação asfáltica em ruas de Flores, Parque 10 e Aleixo na zona Centro-Sul

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus divulga selecionados para workshops de capacitação em elaboração de projetos e portfólio profissional

2 dias atrás

Manaus inicia oferta da vacina contra o VSR em 148 unidades da Semsa pelo SUS

2 dias atrás
Operação Zero Metanol fiscaliza supermercado na zona Oeste de Manaus e inutiliza 35 quilos de carnes impróprias à venda
Prazo prorrogado para inscrições do concurso público em Manaus com 65 vagas disponíveis
Operação Trânsito Seguro intensifica fiscalização em Manaus e remove veículos irregulares na avenida General Rodrigo Otávio
Implurb completa 23 anos em Manaus com avanços no licenciamento e no planejamento urbano
Manaus intensifica despoluição visual no Centro e retira 15 toneladas de cabos obsoletos em mutirão
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?