Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Ipaam reúne secretários de sete municípios para tratar questões ambientais do interior
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Estado > Ipaam reúne secretários de sete municípios para tratar questões ambientais do interior
Governo do Estado

Ipaam reúne secretários de sete municípios para tratar questões ambientais do interior

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos


Há 23 segundos
Por Agência Amazonas

Na reunião foram expostas as demandas mais urgentes de cada município

FOTO: José Narbaes/IpaamNesta sexta-feira (1º/04), o presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente, reuniu-se com secretários de sete municípios e teve como pauta as questões ambientais que acontecem no interior do Estado. O encontro ocorreu na sede do Ipaam, localizada no bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul de Manaus.

Durante a reunião cada secretário falou sobre as demandas mais urgentes de seus municípios. Questões referentes à extração de madeira, garimpo ilegal, processos de licenciamento, manejo florestal e aterro sanitário. Participaram da reunião representantes de Juruá, Ipixuna, Careiro da Várzea, Ipixuna, Guajará-Mirim, Carauari e Anori.

As secretarias do Meio Ambiente nos municípios mais afastados relatam que, muitas vezes não têm competência para fazer com que as ações de combate ao desmatamento prossigam, por isso, a necessidade de haver uma maior aproximação das secretarias com o Ipaam, que é o órgão que licencia e fiscaliza esses tipos de atividades.

A assessora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Carauari, Ketly Menezes Lobo, relata que uma de suas principais demandas são os processos no setor moveleiro. Atualmente, o município de Carauari tem uma grande ação de extração de madeira, atividade que movimenta grande parte da economia do município.

O presidente do Ipaam pretende formalizar um ato, onde firmará um acordo de cooperação entre o órgão e os secretários de meio ambiente. Ele falou ainda do avanço nas operações de monitoramento de desmatamento e queimadas, e das novas formas que o instituto encontrou para fazer as autuações, e pretende usar esses recursos para auxiliar os municípios mais afastados.

“Estamos com o apoio das Forças de Segurança e seguimos ampliando o nosso poder de atuação. Hoje, o Ipaam tem a capacidade de monitorar os municípios em tempo real através do Centro de Monitoramento. A ideia é que o infrator receba na casa dele a informação de que atravessou o ‘sinal vermelho’, como o Detran faz”, adverte.

Valente explica que essa modalidade de autuação já está acontecendo, porém, ainda não tem alcançado o nível de eficácia necessária para combater efetivamente a ilegalidade, mas vem sendo uma saída administrativa do Ipaam.

Além das demandas dos secretários, o Ipaam recebeu o agradecimento da secretária do Meio Ambiente do Careiro da Várzea, Lúcia Costa, pelo trabalho realizado durante a “Pesca do Mapará”, evento que marca o final do período do defeso no município.

“Quero agradecer ao Ipaam, todo o trabalho desenvolvido na Pesca do Mapará 2022. Queremos agradecer todo o suporte que nos foi dado durante esse processo. Que possamos desenvolver um trabalho ano a ano, em prol das nossas questões ambientais, que merecem o nosso apoio para poder, assim, gerar uma forma de trabalho sustentável para todos os produtores e pescadores dos nossos municípios”, destacou a secretária.

Tags:AnoriCarauariCareiroCareiro da VárzeaGovernadorGoverno do Amazonasgoverno do estadoGuajaráIpixunaJuruáManausmeio ambienteWilson Lima
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Em março, PMAM apreendeu 186 armas de fogo
Próximo artigo Prefeitura de Manaus recebe doação de livros até este domingo no parque municipal do Mindu

Mais notícias desta categoria

Amazonas na Feira Internacional de Turismo de Madri

3 anos atrás

Três homens foram detidos por furto durante o fim de semana em Manaus

3 anos atrás

Em Manaus, PM prende dois homens e apreende dois adolescentes com entorpecentes

3 anos atrás

Policiais da Força Tática prendem dois homens e apreende adolescente na zona norte de Manaus

3 anos atrás

Rocam prende dois homens com armas e drogas em Manaus e na Região Metropolitana

3 anos atrás

Mais de 65 quilos de drogas são apreendidos durante operação Hórus em Tabatinga

3 anos atrás

Estudo avalia o desempenho produtivo da cafeicultura no Amazonas

3 anos atrás

Atendimento 190 recebe reforço de novos profissionais

3 anos atrás

Resíduos de sementes do guaraná podem servir como alternativa na produção do etanol

3 anos atrás

Batalhão Ambiental intensifica operação Pantera nas rodovias e na orla de Manaus

3 anos atrás

Boletim: Amazonas atualiza cenário da Covid-19 neste domingo (24/07)

3 anos atrás

JEA’s 2022: Estudante da rede estadual conquista medalha de ouro na modalidade de Natação Infantil

3 anos atrás

Agentes da SSP-AM apreendem sete quilos de drogas no Porto de Manaus

Paciente ganha festa de aniversário em novo projeto de humanização do Hemoam

UEA realiza Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia de 27 a 29 de julho

Procon-AM alerta que instalação de ‘medidores aéreos’ de energia está proibida no Amazonas

JEAs 2022: gêmeos de Boa Vista do Ramos vencem concorrentes e se classificam para vôlei de praia em jogos nacionais

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?