Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Ipaam resgata filhote de socó-boi e jiboia em bairros da zona leste de Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Ipaam resgata filhote de socó-boi e jiboia em bairros da zona leste de Manaus
Governo do Amazonas

Ipaam resgata filhote de socó-boi e jiboia em bairros da zona leste de Manaus

12 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Filhote é o segundo encontrado na mesma casa em menos de uma semana, e a jiboia foi resgatada em loja de material de construção

FOTOS: Moisés Henrique/Ipaam

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), por meio da Gerência de Fauna (GFAU), resgatou, na segunda-feira (14/04), outro filhote de pássaro socó-boi (Tigrisoma lineatum), na mesma residência onde o primeiro filhote foi encontrado no dia 9 de abril, na Cidade de Deus, zona leste de Manaus. No mesmo dia, uma jiboia (Boa constrictor) foi resgatada no Jorge Teixeira, também na zona leste da capital.

No primeiro caso, o resgate envolveu um segundo filhote de socó-boi, encontrado pela mesma moradora, Maria Roseane Souza, que já havia acionado a equipe do Ipaam, anteriormente, para o salvamento do primeiro filhote da espécie. A dona de casa relatou novamente a presença de um filhote no quintal de sua casa, solicitando apoio da Gerência de Fauna.

O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destacou que o filhote foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), no Distrito Industrial 1, na zona sul de Manaus.

“O animal apresenta boas condições físicas, com plumagem mais desenvolvida, penas firmes e asas fortes. Por estar mais velho que o primeiro filhote resgatado, mostrou-se mais ativo e resistente”, afirmou Picanço.

De acordo com o biólogo da GFAU, Gilson Tavernard, essas aves vivem próximas a igarapés. “A região do resgate é próxima a um igarapé de primeira ordem, caracterizado por um curso d’água de pequeno porte. Apesar das características naturais, a área é completamente urbanizada, com casas e pontes ao redor, o que aumenta o risco de interação entre a fauna silvestre e animais domésticos”, explicou o biólogo.

Os moradores acreditam que os dois filhotes sejam irmãos e aparentemente perderam seus pais. Maria Roseane agradeceu por ter sido prontamente atendida ao pedir ajuda para o resgate do segundo socó-boi, que foi encontrado entre plantas, em situação semelhante à do primeiro, sendo acuado por um gato.

“A gente já sabia mais ou menos como cuidar, porque este foi o segundo resgatado. Foi mais fácil, mais tranquilo. Só que ele já está mais desenvolvido, mais bravo. Levei umas bicadas, mas tudo bem. O importante é que foi salvo e vai voltar para a natureza”, destacou a dona de casa.

Serpente não peçonhenta

FOTO: Moisés Henrique/Ipaam

No segundo resgate do dia, após a ocorrência envolvendo o filhote de socó-boi no bairro Cidade de Deus, a equipe da GFAU do Ipaam foi acionada para capturar uma jiboia (Boa constrictor) no Jorge Teixeira.

“Ao chegarmos ao local, percebemos que as pessoas achavam que se tratava de uma jararaca. Inclusive, os trabalhadores pararam as atividades na parte superior do imóvel, com medo da cobra. No entanto, ao avaliarmos a situação, confirmamos que se tratava, de fato, de uma jiboia. Quando realizamos o resgate, todos ficaram aliviados e as atividades puderam voltar ao normal”, disse o biólogo.

O animal foi localizado por um funcionário do depósito de uma loja de material de construção, enquanto ele buscava uma mercadoria. Ao se deparar com a serpente, que tentou avançar contra ele, o trabalhador imediatamente comunicou a equipe responsável pelo estabelecimento, que acionou o resgate.

Após o resgate bem-sucedido, a jiboia foi cuidadosamente transportada para uma área de floresta próxima. Lá, o animal foi liberado em segurança, contribuindo para a preservação da espécie e o equilíbrio do ecossistema local.

Para resgates ou denúncias relacionadas a animais silvestres, a GFAU está à disposição por meio do WhatsApp: (92) 98438-7964.

O post Ipaam resgata filhote de socó-boi e jiboia em bairros da zona leste de Manaus apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior SSP-AM orienta sobre inclusão de documentos pessoais na nova Carteira de Identidade Nacional
Próximo artigo Amazonas inicia participação na WTM Latin America 2025, em São Paulo

Mais notícias desta categoria

Governador interino Roberto Cidade forma 60 oficiais da PMAM no Curso Superior de Polícia e reforça investimentos na segurança pública

1 hora atrás

Sema divulga lista de classificados nas provas objetivas do concurso público

2 horas atrás

Comitiva da SES-AM e CNJ acompanha atendimentos feitos pelo Barco Hospital São João XXIII em Anamã

5 horas atrás

Após 134 anos de atuação, Jucea dá passo decisivo para construção de sede própria

5 horas atrás

Plano ABC+ promove discussão sobre baixa emissão de carbono a seis municípios do Amazonas

5 horas atrás

Polícia Civil divulga imagem de jovem que desapareceu na zona norte de Manaus

7 horas atrás

Presidente Figueiredo: 83 produtores rurais recebem R$ 970 mil por preservar a floresta

7 horas atrás

Cafeicultura no Amazonas cresce mais de 340% com a introdução da variedade Robustas Amazônico

7 horas atrás

Saúde reforça orientações a gestores municipais para o enfrentamento da cheia dos rios no Amazonas

8 horas atrás

Fapeam está com inscrições abertas para o Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação

8 horas atrás

Serviço aéreo da SSP-AM resgata idosa com insuficiência respiratória em comunidade rural

8 horas atrás

Corpo de Bombeiros envia 210 militares para reforçar atuação nos municípios do interior e capital do estado

8 horas atrás
SES-AM integra programação da Semana Nacional da Saúde no Amazonas com atendimento à população ribeirinha
FVS-RCP reforça vacinação contra vírus respiratórios no período de chuvas intensas
Polícia Civil divulga imagens de duas pessoas desaparecidas em locais distintos em Manaus
Amazonas vai sediar encontro de Defesas Agropecuárias para discutir Plano Brasil de Peste Suína Clássica
FCecon divulga resultado preliminar do programa de iniciação científica
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?