Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Ipaam, órgãos parceiros e comunitários se unem para soltura de mais de 300 quelônios no rio Mamuru, em Parintins
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Ipaam, órgãos parceiros e comunitários se unem para soltura de mais de 300 quelônios no rio Mamuru, em Parintins
Governo do Amazonas

Ipaam, órgãos parceiros e comunitários se unem para soltura de mais de 300 quelônios no rio Mamuru, em Parintins

10 meses atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Ação de comunitários do rio Mamuru integra o Projeto Pé-de-Pincha, da UFAM, voltado para a conservação de quelônios

FOTOS: Rafael Seixas/Ipaam

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) se uniu a comunitários e a órgãos municipais e estaduais na soltura de 307 quelônios, no sábado (12/04), na Comunidade São Pancrácio, no rio Mamuru, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). A ação foi organizada pela própria comunidade e integra o Projeto Pé-de-Pincha – Manejo e Conservação de Quelônios, desenvolvido pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Idealizado pelo professor Paulo Andrade, doutor em ciências Animal, o Projeto Pé-de-Pincha realizou sua 7ª soltura na comunidade, envolvendo a liberação de 143 tracajás, 105 pitiús e 59 tartarugas. Os animais são oriundos de ninhos protegidos e monitorados até a eclosão dos ovos e nascimento dos filhotes, que foram criados em ambiente controlado até atingirem tamanho e condições adequadas para o retorno à natureza.

Os quelônios soltos pertencem às espécies Podocnemis unifilis (Tracajá), Podocnemis erythrocephala (Tartaruga Irapuca) e Podocnemis expansa (Tartaruga-da-Amazônia), todas com importante papel ecológico nos rios amazônicos.

O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, parabenizou o trabalho desenvolvido no Projeto Pé-de-Pincha, que soma 25 anos de atuação em prol da conservação dos quelônios na Amazônia. “É um projeto que une ciência, educação ambiental e engajamento comunitário, com resultados concretos na preservação. Quero destacar o trabalho do professor Elton Almeida, que é morador da comunidade e coordena com excelência as ações locais e, também, o professor Paulo Henrique Oliveira, da UFAM, que lidera o projeto em Parintins e Barreirinha com grande dedicação”, afirmou.

Atualmente, o Projeto Pé-de-Pincha está presente em 126 comunidades, distribuídas em 18 municípios do Amazonas e dois do oeste do Pará. Ao longo de seus 25 anos de existência, conforme o seu idealizador, a iniciativa possibilitou a devolução de aproximadamente 11,5 milhões de filhotes à natureza, por meio do manejo participativo com as comunidades locais.

O coordenador-geral do projeto, Paulo Andrade, destacou ainda a importância da atuação comunitária. Segundo ele, as comunidades respondem hoje por 80% das áreas de proteção de quelônios no Amazonas.

“Essa proteção de ninhos, ovos e filhotes permite que as populações desses animais entrem novamente em equilíbrio e voltem a crescer. É um trabalho demorado e desafiador, que envolve desde a capacitação de comunitários voluntários até o apoio das agências e instituições parceiras, que tornam essa ação possível”, afirmou.

A coordenadora do Centro Multifuncional do Ipaam em Parintins, Fabiana Campelo, destacou que esta é a segunda vez que o Instituto participa da soltura de quelônios na comunidade São Pancrácio. E explica que o apoio do Instituto tem sido tanto na parte logística quanto na orientação aos comunitários sobre políticas públicas voltadas para conservação.

“A gente traz informações importantes, inclusive sobre a legislação que prevê incentivos para projetos de repovoamento de quelônios, como é o caso do Pé-de-Pincha. Com o tempo, esses projetos podem se consolidar e até permitir a comercialização controlada, trazendo renda às comunidades. Além disso, apresentamos os serviços oferecidos pelo Ipaam no estado e, em especial, as ações que desenvolvemos por meio do Centro Multifuncional de Parintins”, explicou a coordenadora.

FOTOS: Rafael Seixas/Ipaam

mudas para a comunidade

Antes da soltura dos quelônios, após palestra na comunidade, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema) de Parintins realizou a entrega de mudas de diversas espécies de plantas frutíferas e ornamentais para os comunitários. Entre espécies frutíferas como ingá cipó, acerola, manguinha, laranjeira e cacau. E das ornamentais, foram distribuídas mudas de ipê e espada de São Jorge. Todas foram cultivadas no viveiro de mudas da Sedema, instalado na unidade do Centro Multifuncional do Ipaam em Parintins.

Algumas dessas mudas foram plantadas na própria comunidade com o apoio dos servidores da Sedema, em uma atividade de educação ambiental que envolveu as crianças moradoras da localidade.

Mais parceiros

Além do Ipaam, da Sedema e da UFAM, o Projeto Pé-de-Pincha também conta com o apoio do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), da Secretaria Municipal de pecuária, agricultura e Abastecimento (Sempa), do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), entre outros parceiros. Durante o evento, o vereador Marcus Cursino declarou que vai destinar parte de suas emendas impositivas para fortalecer as atividades do projeto na região.

O post Ipaam, órgãos parceiros e comunitários se unem para soltura de mais de 300 quelônios no rio Mamuru, em Parintins apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Segunda parcela do IPTU 2025 vence nesta terça-feira, 15/4
Próximo artigo Caravana da Páscoa: Uma tarde de magia e diversão no Parque Rio Negro

Mais notícias desta categoria

SES-AM registra 55.367 atendimentos de urgência e emergência em Manaus durante o Carnaval

2 horas atrás

Mutirão de cirurgia de catarata realiza 430 procedimentos em três edições e segue em Parintins

4 horas atrás

Resultado preliminar do processo seletivo para o Hospital do Sangue Idenir de Araújo Rodrigues é divulgado

4 horas atrás

Carnaboi retorna ao Sambódromo de Manaus com shows nos dias 20 e 21 de fevereiro e programação completa

7 horas atrás

Cetam abre inscrições on-line para 10.736 vagas de qualificação profissional no interior do Amazonas

7 horas atrás

Fiscalização Detran-AM amplia atuação no Carnaval e reduz testes positivos de alcoolemia em Manaus

8 horas atrás

Pelci completa quatro anos no Amazonas e atinge 15 mil jovens com expansão de modalidades e indicação ao prêmio da ONU

10 horas atrás

Escola Estadual Maria de Luz Calderaro mantém tradição em STEAM e assegura convites para olimpíadas nacionais e internacionais

10 horas atrás

Prevenção combinada amplia acesso a insumos e orientações durante o Carnaval na Floresta 2026

10 horas atrás

Operaamazonas realiza mais de 300 cirurgias em hospitais Adriano Jorge e Delphina Aziz durante feriado prolongado

1 dia atrás

Fiscalização de eventos carnavalescos em Manaus encontra crianças em todos os blocos fiscalizados

1 dia atrás

Governo do Amazonas abre credenciamento da imprensa para Carnaboi 2026 com limite por veículo

1 dia atrás
Grande Família é campeã do Carnaval de Manaus com 269,4 pontos após 17 anos
Apreensão de drogas no Amazonas registra 5,4 toneladas em menos de cinco dias pelas forças de segurança
Grupos de Acesso do Carnaval na Floresta têm Dragões do Império e Primos da Ilha campeãs em Manaus
Kanban é adotado no HPS Platão Araújo e otimiza fluxo e decisões no atendimento hospitalar
Desmatamento no Amazonas cai 56,4% em janeiro de 2026, aponta Inpe
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?