Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Ipaam, Ministério do Meio Ambiente e PNUD levam Mutirão do Cadastro Ambiental Rural para Maués de 26 a 30 de maio
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Ipaam, Ministério do Meio Ambiente e PNUD levam Mutirão do Cadastro Ambiental Rural para Maués de 26 a 30 de maio
Governo do Amazonas

Ipaam, Ministério do Meio Ambiente e PNUD levam Mutirão do Cadastro Ambiental Rural para Maués de 26 a 30 de maio

10 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Atendimentos ocorrerão no museu do Homem, no Centro, das 8h às 17h

FOTOS: Moisés Henrique/Arquivo Ipaam

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), realiza, entre os dias 26 e 30 de maio, um mutirão para regularização do cadastro ambiental rural (CAR) no município de Maués (a 267 quilômetros de Manaus). A ação acontece no museu do Homem, na Rua Floriano Peixoto, 153, Centro, das 8h às 17h.

A iniciativa faz parte do Projeto Floresta+ Amazônia e tem como objetivo auxiliar agricultores familiares e proprietários de pequenos imóveis rurais na atualização ou inscrição do CAR, instrumento essencial para a regularização ambiental e para o acesso a benefícios como o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que oferece incentivos financeiros a quem conserva áreas com vegetação nativa.

Em Maués, cerca de 1.800 agricultores familiares, que já tiveram o CAR analisado, aguardam atendimento às notificações emitidas pelo Ipaam. O mutirão busca justamente atender esse público, oferecendo suporte técnico para a regularização das pendências e para a inscrição em políticas públicas de incentivo à conservação.

De acordo com o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, a presença da equipe técnica no município contribui para ampliar o alcance das políticas públicas ambientais. “Estamos falando de uma política que abre portas para o acesso ao crédito rural, à regularização da terra e ao recebimento de incentivos do projeto Floresta+. Nossa missão é apoiar esses produtores, que têm um papel fundamental na conservação da floresta”, afirmou.

Durante o mutirão, também será possível se inscrever na modalidade Conservação do Projeto Floresta+ Amazônia, que oferece PSA a produtores que preservam áreas de vegetação nativa.

FOTOS: Moisés Henrique/Arquivo Ipaam

Documentações

Para receber atendimento, é necessário apresentar documento pessoal com foto (RG, CPF ou CNH), documentação que comprove a posse ou propriedade do imóvel, além de telefone e/ou e-mail de contato. Caso o atendimento seja para inscrição no CAR, o proprietário deverá levar as coordenadas geográficas da área e documentos como título de propriedade, memorial descritivo, planta georreferenciada, mapa de localização ou comprovante no Sistema de Gestão Fundiária (Sigef).

Nos casos de atendimento realizado por terceiros ou troca de titularidade, devem ser apresentados procuração com plenos poderes, documento de transferência do imóvel, certidão de casamento ou certidão de óbito, quando for o caso. Para a inscrição no edital de PSA, é necessário ter conta no portal Gov.br e apresentar dados bancários.

A ação conta ainda com o apoio do Instituto Nacional de Colonização e reforma Agrária (INCRA), do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e da Prefeitura de Maués, por meio de suas secretarias municipais. Também participam a Cooperação Alemã, a Associação Amazonense de Municípios (AAM) e a organização alemã GIZ.

Serviço

O que é?

Mutirão Ambiental para Regularização do cadastro ambiental rural (CAR) e inscrição no Edital de Pagamentos por Serviços Ambientais – agricultura familiar, por meio da modalidade Conservação do Projeto Floresta+ Amazônia

Quando?

De 26 a 30 de maio, das 8h às 17h

Onde?

museu do Homem, Rua Floriano Peixoto, 153, Centro

Quanto?

atendimento gratuito

Documentos necessários para inscrição no Edital de Pagamentos por Serviços Ambientais – agricultura familiar:

Conta de acesso ao Portal Gov.br

Informações de conta bancária

Documentos necessários para atendimento de cadastro ambiental rural (CAR):

     Documento pessoal com foto (RG, CPF ou CNH)

Documentação fundiária da propriedade ou posse do imóvel rural

Contato telefônico e/ou e-mail pessoal, familiar ou de vizinho

No caso de inscrição no CAR, somente será possível se houver:

Coordenadas geográficas dos limites do terreno
Documento fundiário, como Título de Propriedade, Memorial Descritivo, Mapa de Localização, Planta Georreferenciada ou Sistema de Gestão Fundiária (Sigef), entre outros
No caso de atendimento para terceiros ou troca de titularidade:

Procuração com plenos poderes
Documento de transferência de imóvel rural (quando aplicável)
certidão de casamento (quando aplicável)
certidão de óbito (quando aplicável)

O post Ipaam, Ministério do Meio Ambiente e PNUD levam Mutirão do Cadastro Ambiental Rural para Maués de 26 a 30 de maio apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Caminhão trafegando com pneu furado é removido durante operação do Detran Amazonas
Próximo artigo Com incentivos do Idam, produção de açaí cresce 150% no Amazonas

Mais notícias desta categoria

Em Santo Antônio do Içá, Idam viabiliza quase R$ 1 milhão em crédito rural

57 minutos atrás

Governo do Amazonas avança com obra de revitalização do aeródromo de Lábrea

4 horas atrás

Bases fluviais apreendem 218 quilos de drogas em embarcações no Rio Solimões, durante final de semana

5 horas atrás

Turismo cresce no Amazonas em 2025 e amplia impacto econômico

5 horas atrás

Amazonas dobra apreensões de drogas no primeiro bimestre de 2026

5 horas atrás

Alunos da rede pública retornam ao Amazonas com medalhas de competição de matemática na Tailândia

6 horas atrás

Arena da Amazônia celebra 12 anos como palco de grandes eventos do esporte mundial

6 horas atrás

Campanha Nota Fiscal Amazonense promove novos sorteios no dia 11 de março

6 horas atrás

Em Lábrea, governador Wilson Lima entrega de cartões do Auxílio Estadual e fomenta setor primário

1 dia atrás

Sine Amazonas divulga 345 vagas de emprego para esta segunda-feira

1 dia atrás

Em concurso público inédito, mais de 20 mil candidatos realizam provas por vagas na Secretaria de Estado de Meio Ambiente

1 dia atrás

Nos 140 anos de Lábrea, governador Wilson Lima entrega documento que viabiliza regularização fundiária no município

1 dia atrás
Dia Internacional da Mulher: A força da policial militar que protege e inspira gerações
Dia Internacional da Mulher: A força da policial militar que protege e inspira gerações
Esporte é inclusão: Sejusc realiza 1º Torneio da Diversidade LGBTQIA+ em Manaus
Esporte é inclusão: Sejusc realiza 1º Torneio da Diversidade LGBTQIA+ em Manaus
Mais de 900 bombeiros mirins de 18 cidades do Amazonas iniciam o ano letivo de 2026
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?