Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Ipaam leva ações de conscientização contra queimadas a escolas de Autazes
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Ipaam leva ações de conscientização contra queimadas a escolas de Autazes
Governo do Amazonas

Ipaam leva ações de conscientização contra queimadas a escolas de Autazes

6 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Atividades seguem até 1º de agosto e abrangem escolas da zona urbana e rural do município

FOTO: Divulgação/Ipaam

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) iniciou, nesta segunda-feira (28/07), uma campanha de educação ambiental no município de Autazes (a 113 km de Manaus). A ação segue até o dia 1º de agosto, com palestras voltadas a alunos, professores e moradores das zonas urbana e rural. A iniciativa conta com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas.

A campanha ocorre de forma estratégica, considerando os altos índices de focos de calor registrados no município. Em 2024, foram identificados 336 focos de calor, conforme dados do satélite Aqua-MT, monitorados pelo Centro de Monitoramento Ambiental de Áreas Protegidas (CMAAP/Ipaam). Em 2025, no mesmo período (1º de janeiro a 24 de julho), o número caiu de 37 para 9, mas o segundo semestre historicamente apresenta maior incidência de queimadas.

“As ações possuem foco na prevenção e combate às queimadas e ao desmatamento, por meio da sensibilização. O trabalho envolve alunos, professores e moradores das comunidades locais”, explicou o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço.

Segundo o técnico ambiental da Gerência de educação Ambiental (GEAM) do Ipaam, Arivelton Marical, a iniciativa faz parte do planejamento estadual de combate às queimadas ilegais.

“As ações educativas nas escolas cumprem um papel estratégico no enfrentamento aos crimes ambientais. Levar informação às novas gerações é garantir que o futuro da floresta esteja em mãos mais conscientes e preparadas”, afirmou Marical.

Programação

As palestras começaram nesta segunda-feira (28/07), nas escolas municipais Alvina Cavalcante (comunidades Tupinambá e Vila do Sampaio) e Abel de Sena Mendonça (Estrada AZ2).

Na terça-feira (29/07), as atividades seguem na escola Estadual Raymundo Sá, nos turnos da manhã, tarde e noite. Na quarta-feira (30/07), será a vez da escola Estadual Maria Emília (GM3). Na quinta-feira (31/07), as palestras ocorrem nas escolas estaduais Vidal Gomes de Melo e Pedro Santarém Penalber, ambas na sede do município.

Na sexta-feira (1º/08), a campanha encerra sua programação na escola Estadual Zima Lira Cabral, no Distrito do NOVO Céu, e na escola Municipal Rosalina de Almeida, localizada no Ramal do km 53, zona rural de Autazes.

As palestras abordam temas como impactos das queimadas na saúde e no clima, desmatamento ilegal e alternativas sustentáveis de uso do solo, incentivando práticas de preservação ambiental. “Temos observado que o contato direto com as comunidades escolares desperta o senso de responsabilidade coletiva sobre o meio ambiente, gerando um efeito multiplicador importante”, acrescentou Marical.

O Ipaam reforça que denúncias podem ser feitas à Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa) pelo WhatsApp (92) 98557-9454. As ações de fiscalização seguem sendo intensificadas para coibir práticas irregulares, proteger a fauna silvestre e conservar a biodiversidade amazônica.

O post Ipaam leva ações de conscientização contra queimadas a escolas de Autazes apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus estende prazo de matrículas para a Educação de Jovens e Adultos até dia 15 de agosto
Próximo artigo Governo do Amazonas lança oito editais para o segundo semestre de 2025

Mais notícias desta categoria

Central integrada de fiscalização inicia calendário de vistorias em bares da zona sul e centro-sul de Manaus

3 horas atrás

Sejusc disponibiliza microcrédito no Amazonas em 2025 para 589 beneficiados com mais de R$ 4,7 milhões

3 horas atrás

Iniciada construção do Habitacional Ipiranga com 96 apartamentos para famílias reassentadas no Betânia

21 horas atrás

Site de matrículas do Amazonas registra 41.743 reservas até 16/01 e segue aberto até 20/01

21 horas atrás

Governo do Amazonas reabre linhas de crédito da Afeam para apoiar pequenos negócios e produtores

21 horas atrás

Governador Wilson Lima entrega cadeiras de rodas e anuncia ações para o setor primário em Caapiranga

1 dia atrás

Telessaúde amplia atendimento no Amazonas e Caapiranga recebe duas telessalas do Saúde AM Digital e amplia acesso a consultas especializadas

1 dia atrás

Governo do Amazonas vistoria obras da estrada do Membeca e inaugura iluminação de LED em Caapiranga

1 dia atrás

Processo seletivo Pecit da Polícia Militar do Amazonas abre 44 vagas para creches em Manaus até 21 de janeiro

1 dia atrás

Ganhador do sorteio da Nota Fiscal Amazonense recebe R$ 50 mil e anuncia doação ao Gacc para apoiar crianças

1 dia atrás

Campeonato Amazonense terá jogos no Ismael Benigno e Carlos Zamith e Vila Olímpica oferece atividades comunitárias no fim de semana

1 dia atrás

Capacitação apresenta protocolo Não é Não para eventos de Carnaval no Amazonas

1 dia atrás
Doação de órgãos no Amazonas gera três transplantes e captação de córneas em 14/01/2026
Processo seletivo Ensino Médio Técnico 2026 amplia oferta com 322 vagas na Fundação Matias Machline em Manaus
Sema realiza 19ª reuniões dos conselhos na Resex Canutama para fortalecer gestão participativa e aprovar projetos para 2026
Programa Bombeiro Mirim abre 900 vagas para crianças e adolescentes de 8 a 14 anos no Amazonas
Hospital Dr. João Lúcio pede ajuda para localizar familiares de Fábio Pinheiro, 75 anos, internado após queda
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?